Victoriano e Artêmio conversavam.
- O destino é mesmo "uma coisa", não é patrão?
- Se é, Artêmio. - disse Victoriano.
- Quem poderia imaginar que o Dr. Alejandro era filho da Inesita!
- Antes de contrata-lo, eu soube, Artêmio. - disse Victoriano. - E confesso que esse foi o motivo principal. Sabia que ele me levaria a ela de alguma forma.
- E como é que ela está, patrão? Continua bonita? - pergunta Artêmio com um sorriso.
Victoriano faz uma cara séria.
- Calma, patrão. Perguntei com todo o respeito, viu? - disse Artêmio.
O semblante de Victoriano muda, dando espaço a um leve sorriso.
- Estava linda, Artêmio! Mais linda do que eu me lembrava. - disse Victoriano.
- E do que conversaram? - pergunta Artêmio.
- Ora, homem! O que acha?! - disse Victoriano. - Eu fui cobrar explicações! Saber o motivo dela ter me deixado!
- E ela lhe disse? - pergunta Artêmio.
***
Casa de Inês.
- Você não contou, Inês?! Mas por quê?! - disse Isabel.
- Isabel, eu não consegui! - disse Inês. - Você tinha que ter visto. Victoriano está diferente, o olhar dele está diferente. Cheio de rancor e amargura...
- Simplesmente porque ele não sabe da verdade, Inês! - disse Isabel. - Você tinha que ter dito!
- Pra quê, Isabel?! Pra ele me odiar ainda mais quando souber que além de eu tê-lo abandonado ainda o privei de ver o filho crescer?!... - disse Inês. - E que diferença isso faz agora?!
- Como assim "que diferença faz"?!... Inês! - exclama Isabel.
- Victoriano tem a vida dele agora. Está casado com uma mulher jovem que pode dar a ele quantos filhos ele quiser, além disso, ele também tem uma afilhada. ... Ele virou a página da nossa história e continuou. E é o que eu devia fazer também. - disse Inês.
- Eu não discordo de você, hermanita. Mas você esqueceu que há mais três pessoas envolvidas nisso?... - disse Isabel. - E enquanto ao Alejandro e as meninas?... Olha Inês, se você não quer contar ao Victoriano o motivo de termos partido de Guadalupe, não conte. Mas a verdade sobre o Alejandro ele tem que saber!
- De que verdade é essa que estão falando? - disse Alejandro entrando em casa.
***
Fazenda Las Diana II
Victoriano e Artêmio ainda conversavam.
- Artêmio, você trabalha pra família Santos há muito tempo, não? - pergunta Victoriano.
- Sim, senhor. Eu fui testemunha do amor do patrão e da Inesita. - disse Artêmio.
- Foi por isso mesmo que eu o chamei aqui. - disse Victoriano. - Artêmio, você estava lá na fazenda, na antiga Las Dianas, que era do meu pai. Você ficou trabalhando lá por muito tempo.
- Até a morte de Don Evandro. - disse Artêmio.
- Então você deve saber de alguma coisa. - disse Victoriano. - Sobre o motivo de Inês ter ido embora. Você a conhecia, era tão amigo dela quanto meu. Ela não lhe disse nada? - pergunta Victoriano com um olhar quase de súplica para que Artêmio lhe dissesse alguma coisa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fuiste Mía
FanfictionInês e Victoriano se conheceram na juventude. Ele, era filho dos patrões; Inês era filha dos empregados da fazenda, mas isso nunca foi empecilho para que uma linda amizade surgisse entre os dois e também o amor. Porém, o destino conspira para que...