Ana era uma jovem bonita e inteligente que tinha um estranho hábito, quando chegava o período de provas ela ia estudar no cemitério que ficava próximo a sua casa, todos os seus amigos implicavam com esse hábito: -Então Ana já vai para o cemitério? E riam -O que é que tem de mais, lá é tranquilo e eu posso estudar em paz, dizia ela.
Um dia quando ela chegou no túmulo que costumava ficar, encontrou uma linda flor lilás: - Acho que vou ficar com ela. Após dizer isso guardou-a no meio do fichário e continuou a estudar, quando terminou guardou o material e após sair do cemitério não percebeu que a flor caiu do fichário direto para o bueiro na calçada. Chegando em casa ela foi para o quarto, olhou pela janela e viu uma moça lá embaixo olhando para ela como se quisesse algo de volta... Ana saiu de perto da janela e foi tomar um banho, como estava muito frio, ela ligou a água quente, no banheiro havia um pequeno espelho que foi embaçado pelo vapor. Após o banho ela sai e no espelho como passe de mágica foi aos poucos se formando a seguinte frase:- DEVOLVA MINHA FLOR!!!! Ana corre para o quarto se troca rapidamente e vai até a cozinha onde sua mãe preparava o jantar: -O que foi Ana? Por que essa carinha assustada? - Eu estava no banho e quando saí vi uma frase escrita no espelho... A mãe dela termina o jantar e vai até o banheiro chegando lá, só a Ana vê a frase: -Não vejo nada filha, não tem nada aqui, vem esqueça isso a sua mania de estudar no cemitério deve estar fazendo você imaginar coisas. -Você tem razão mãe é melhor eu parar com isso.
Após o jantar Ana vai dormir e no dia seguinte ela resolve estudar em casa, no meio dos estudos o telefone toca, como sua mãe tinha ido ao mercado ela desce para atender: -Alô? -DEVOLVA MINHA FLOR, QUERO ELA DE VOLTA... -Eu sei que é você Antônio pare de implicar comigo. E ela desliga o telefone e sobe para o quarto. O telefone toca novamente e a mesma pessoa pede a flor de volta.
No dia seguinte: Ana questiona seu colega.: -Antônio que brincadeira de mau gosto foi aquela de ontem? -Que brincadeira? Esta doida?! Então ela se lembra da flor que tinha pego no cemitério e após procurar na casa inteira descobre que tinha perdido, ela pega suas economias vai até a floricultura e compra um lindo buquê com flores brancas bem parecidas e deixa no túmulo e vai para casa, mas o telefone toca: -NÃO QUERO ESSAS FLORES QUERO A MINHA FLOR!!!!! -Mais eu já procurei acho que a perdi... -ENTÃO SOFRERÁ AS CONSEQUENCIAS... Após isso a outra pessoa desliga. Ana procurar a flor, mas não encontra e após muitas ligações no telefone de casa e no celular e mensagens no espelho, Ana acaba ficando louca!!! E na sala do manicômio ainda com o celular na mão Ana percebe que ele toca e ela grita por ajuda desesperadamente...
Até que um dos atendentes do manicômio entende o que aconteceu. A pessoa que falecera queria sua flor. E acreditando em Ana , foi até o cemitério juntamente com ela. Ana estava desesperada, queria devolver a flor, procurou e procurou juntamente com a pessoa que a estava ajudando, até que em um relance de olhar, percebe a flor quase em decomposição dentro do bueiro.
Uma voz se fez ouvir e Ana e o médico do manicômio escutaram: - Desculpe Ana por atormentá-la, mais essa foi a última flor que meu filho me trouxe e nunca mais veio visitar-me. Eu a mantinha viva.
- Desculpe-me, fiz uma coisa sem pensar. Devolvo-lhe a flor. Mas quero fazer-lhe uma pergunta. Quanto tempo seu filho não vem visita-la?
- Quarenta longos anos, essa era a única flor que eu tinha dele. Ele me esqueceu.
-Qual era o nome dele? – Julian Thomaz.
O médico no meio dessa conversa sobrenatural, começou a acreditar em tudo. Não somente em ciência.
Ana começou a andar entre os túmulos e achou um com o nome de Julian Thomaz. – Senhora, seu filho está aqui!!!
Nesse momento um belo jovem apareceu e disse: -Mamãe eu sempre estive perto, mas segui em frente. A senhora me esperou quando eu já havia falecido. Nunca iria abandoná-la.
Ambos se abraçaram e Julian conduziu sua mãe direto para uma luz misteriosa, mais muito bela.
-Me desculpe Ana, sempre escutei você estudando, você é uma boa menina...Perdoe-me e seguirei meu caminho.
-Está perdoada, que a senhora encontre sua paz.
Hoje em dia Ana ainda estuda no cemitério, leva flores para todos, pois sabe que eles a escutam e muitos procuram achar a luz. Ela até conta a estória da flor do cemitério para todos, assim todos podem seguir seu caminho não ficando no limbo esperando por seus familiares.