Oferendas

888 29 0
                                    

A oferenda é costume de muitas tribos africanas e indígena das quais a Umbanda deriva. Ela tem a finalidade de realizar uma troca de energia entre a cabeça do médium e os alimentos ofertados. Esses mesmos alimentos têm energia para manter uma pessoa viva. Uma vez utilizados como oferenda, são magnetizados pela energia Orixá/Entidade ao qual ela se destina, e então realiza uma transposição energética na cabeça/ corpo daquele que as oferta, desde que seja feita em ambiente adequado, de forma bem-orientada e por sacerdotes de bom fluidos espirituais.
A prática das oferendas varia de um Templo para o outro, mas isto não interfere de maneira nenhuma na força do Terreiro. A recomendação a ser feita é que uma oferenda não substitui a prática da atividade mediúnico: ela é principal responsável pela transmutação das forças que vibram no campo magnético do médium.
Outro cuidado a ser tomado é com o excesso. O desperdício não gerará mais força, mas sim a sinceridade e a consciência do que representa uma oferenda e a intenção do que se está pedindo.
Outro mecanismo acionado no momento da oferenda é o alcance da máxima concentração por aquele que faz, a oferenda. Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar para rezar, pedir, orar. Durante todo o tempo da oferenda, o indivíduo mantém seu pensamento por parte das Entidades que o protegem e os prepara para receber as respostas, positivas ou não, intuitivas ou através de outros sinais que a espiritualidade lhe dará sobre tal pedido.
Isto não quer dizer devemos fazer oferendas para rezar. Os médiuns mais treinados substituem a oferenda por uma oração ao seu Orixá, Entidade ou anjo da guarda, com mesma força que aqueles que acham que somente "aguardando com oferendas" serão ouvidos pelos Orixás e Entidades de Luz. Por isso os Templos de Umbanda que não utilizam oferendas mantém e sua força através da prática dos trabalhos espirituais e sociais que fazem, o que não significa que sejam menos fortes em hipótese alguma.
As oferendas também têm a função de ajudar aqueles que têm mais dificuldade de concentração para a prática da oração. Quando bem-orientadas, as oferendas têm a função de ser um instrumento de comunicação com os Orixás e Entidades, pois ajudam na concentração do ofertante e na consequente prece que ele faz nestes momentos.
Usemos um pouco de raciocínio: o que você pensaria de alguém que lhe presenteasse com uma peça do seu próprio guarda-roupa ? O mesmo se dá com as oferendas. Os Orixás são donos tudo que extraímos da natureza para ofertar. Portanto, eles não precisam das oferendas para serem acalmados ou atender a seus pedidos. Elas têm a função de purifica-lo e, por isso, deve ser devolvida à terra, após o período estabelecido para permanecer no Templo.
É muito importante que os Sacerdotes/ Dirigentes que têm a prática de oferendas se adequem à realidade moderna e se concientizem de que não é mais possível ofertá-lossem pensar no meio ambiente: é somente pensar.

Escritora: Flávia Pinto

Umbanda Onde histórias criam vida. Descubra agora