Associado à criação do planeta e da espécie humana. É calmo, sereno, pacificador, o criador e, portanto, respeitado por todos os Orixás e todas as nações.
Características
° Simbolismo: Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africanas e foi designado por Olorum e Olodumaré para acompanhar e decidir por sua evolução.
°Atuação: Detém o domínio da política, pois sua sabedoria é o alicerce de suas decisões. Acalma todas as cabeças.
°Cor: Branco
°Símbolo: Cajados, pilão, bandeiras brancas.
°Animal: Caramujos e pomba branca.
°Campo Da Natureza: Sol
°Dia Da Semana: Domingo
°Sincretismo: Jesus
°Saudade: Êpa Babá!
Características dos seus filhos
°Temperamento: Em geral são pessoas calmas, porém inquietas por dentro. Muito caladas e desconfiadas, têm muita dificuldade de fazer uma verdadeira amizade, Gostam muito de comer e dormir, perdem muito tempo com isso. Ficam mal-humorados quando não conseguem ser atendidos no que desejam; afinal, detestam ser contrariados. São bastante orgulhosos e teimosos, profundamente fiéis e solícitos para com os que precisam de amparo. Gostam muito de ajudar o semelhante e normalmente sentem e se responsabilizam por todos que consideram merecedores do seu carinho, como se fossem seu Pai ou sua Mãe, adotando os problemas das pessoas como se fossem seus. Quando amigos, vão até o fim ao lado de seus pares. Gostam de ficar bastante tempo parado, quietos e em silêncio. °Relacionamento: Quando amam, dedicam-se profundamente ao ser amado. Jogam tudo para o alto e pensem que esta é a sua última oportunidade de amar. Não admitem perder o ser amado em hipótese alguma. Isso os torna muito possessivos, ciumentos e inseguros, o que às vezes precipita o término da relação. São amantes vigorosos e extremamente atenciosos e carinhosos quando estão verdadeiramente apaixonados. Não gostam de trocar de relacionamento, preferindo às vezes morrer ao lado do companheiro (a) do que trocá-lo por um novo relacionamento instável. Detestam a solidão e a renovação, sendo este um dos seus maiores conflitos.
Escritora: Flávia Pinto
Imagem de capa: IG @orum_aye