Outro elemento importante utilizado durante todos os trabalhos de Umbanda são As cantigas entoadas pelos Ogãs, que são os sacerdotes responsáveis pelos cânticos tradicionais. A forma ancestral de se comunicar com Deus e com as forças da natureza é uma regra presente nas religiões brasileiras, também herança e aprendizado dos povos indígenas e africanos, e constitui-se em momento de muita força. Esses louvores contam a história da Entidades, parte das lendas dos Orixás, falam dos Campos de força da natureza aos quais Orixás e Entidades estão ligados.
A música é sempre motivo de alegria para aqueles que cantam. Realmente, o ditado popular confirma: quem canta seus males espanta.
Outra função dos louvores é auxiliar no trabalho de concentração das pessoas: no tempo em que permanecem cantando, elas se distraem menos, liberam as emoções mais densas e abrem seu campo extrassensorial para receber melhor as irradiações magnéticas que estão em vibração no ambiente que se forma nas giras.
A música e os Ogãs são muito importante para a boa realizações dos trabalhos de Umbanda. Nos Templos Umbandista onde não existem as figuras dos atabaques e dos Ogãs, os cânticos não deixam de estar presentes durante os trabalhos: eles são executados acompanhados de Palmas.
A tradição de rezar e invocar a Deus e às forças da natureza através dos louvores, das cantigas e do uso de instrumentos de couro é milenar e extremamente poderosa. O Ogã, quando bem- preparado, mantendo a humildade necessária e tendo o acúmulo de vivência preciso dentro de um terreiro, terá sua voz e suas mãos cada vez mais abençoado e fortalecidas para invocar as forças da natureza e fazer com que as energias -- Orixás e entidades -- que irão se manitestar respondam, instantaneamente, com suas peculiares vibrações em casa dobra feita no couro dos atabaques. E, seguindo estes três cuidados, sintonizarão mais rapidamente com as Entidades- chefes que vão lhes incluir os pontos certos para serem cantados, trazendo as energias específicas para adequação do trabalho que esta sendo feito.Escritora- Flávia Pinto