Os trabalhos no Templos

1K 27 0
                                    

Também são práticas Umbandistas os trabalhos de cura, os sacudimentos, amacis, descarregos, batizados e casamentos realizados em muitos Templos de Umbanda.
   Em alguns deles ocorrem atividades semanais, mas existem Terreiros que têm atividades diárias e outros que são quinzenais. O ideal é que a frequência não seja exaustiva, para não esgotar mentalmente  e espiritualmente os dirigentes e o corpo mediúnico. Contudo, deve-se observar a necessidade de não haver intervalos muito longos, pois tal fato causa acúmulo energético nos médiuns, gerando certo desconforto. Desta forma cabe a cada dirigente, homem ou mulher, definir qual a melhor frequência de suas atividades públicas e particulares.
  A ocorrência de atividades uma vez por semana, como correntes, giras, passes, mesa branca, descarrego e cura, é muito importante para os dirigentes, que conseguem manter um fluxo de trabalhos melhor com os médiuns. Isso é bom para estes, pois auxilia no desenvolvimento, que só é completo com o acúmulo de vivência durante os trabalhos de Umbanda.
   O que se percebe também é que o resultado é excelente para assistência que frequenta o Templo Umbandista de forma contínua. Tal atitude dá sequência, mesmo que as pessoas não saibam, a um tratamento espiritual higienizador e fortalecedor do seu campo magnético, feito todas as vezes em que permanecem no campo vibratório do Terreiro durante os trabalhos de Umbanda.
     Desejamos ressaltar que isso não é uma obrigatoriedade, pois deve-se observar e respeitar a disponibilidade de cada dirigente. Hoje em dia, uns trabalham, estudam, têm filhos pequenos, família, problemas de saúde e, diferentemente das outras religiões, não são remunerados pelo seu trabalho religioso. Logo, precisam trabalhar e conciliar o seu tempo de doação espiritual com a organização do seu tempo profissional. Aqueles que têm menos disponibilidade de horário serão sempre recompensados  energeticamente durante os trabalhos pelos seus guias-chefes, que entendem a necessidade de recursos espirituais para equilibrar o fluxo energético do ambiente. E não cabe ao iniciante o questionamento do calendário de atividade: ele é sempre agendado de acordo com a disponibilidade da direção da Casa em sintonia com seus mentores-chefes.

Escritora: Flávia Pinto

Umbanda Onde histórias criam vida. Descubra agora