III
O ambiente da sala principal encantou os participantes e contribuiu para aplacar o mal-estar inicial causado pela rispidez com que eles foram recebidos pelo professor Frank.
Yannes, o grego fascinado por figuras geométricas, estava hipnotizado. Percebeu a perfeita simetria do prédio enquanto o grupo caminhava em direção à sala principal. Ao entrar por uma porta de vaivém, continuou encantado com a simetria logo que viu, na outra extremidade da sala, outra porta do mesmo feitio. Havia dois extintores de incêndios em cada um dos lados do quadro-negro. As paredes da sala da palestra inaugural eram revestidas com isolamento acústico.
Vistas de cima, as dez carteiras formavam exatamente um triângulo equilátero cujo vértice era representado pela carteira localizada na parte mais alta da sala. Logo abaixo, o número de carteiras aumentava para dois e, assim, sucessivamente, até o piso da sala, onde quatro carteiras formavam a base do triângulo.
Cada participante escolheu seu lugar. A italiana Francesca, a húngara Krystyna, a russa Lubinka e a romena Lavynia sentaram-se em frente à mesa do professor. Jolie, a jovem francesa, escolheu o vértice do triângulo, no topo da sala. As carteiras abaixo de Jolie foram ocupadas pelo dinamarquês Laudrup e pelo búlgaro Penev. Os três lugares abaixo foram escolhidos pelo grego Yannes, pelo iugoslavo Joseph e pelo polonês Pawel.
Frank ainda mantinha o ar sisudo com o qual havia recepcionado os jovens. Pigarreou antes de começar falar no idioma francês:
― Boa tarde. Sou o professor Frank Van der Vart. Primeiramente, acho que devo uma explicação pela má impressão causada na recepção. Não sou um carrasco, como alguns dizem por aí, mas fiz questão de deixar bem claro minha intolerância quanto a algumas regras ― e seu olhar se dirigiu a Francesca e a Jolie ― a que deverão obedecer durante este fim de semana.
― O Equation Awards ― continuou o professor ―, como sabem, é um concurso de matemática que ocorre a cada cinco anos. Há duas décadas sou escolhido para conduzir este concurso. Creio que não sabem que o evento deste ano, aqui em Sofia, sofreu alterações em algumas regras a pedido dos organizadores. Durante este fim de semana em que vocês ficarão instalados em Bulgaville, não será permitido nenhum contato com o meio externo.
Um burburinho se espalhou pela sala. Frank pigarreou o suficiente para retomar novamente a palavra.
― Vocês terão a oportunidade de se manifestar em breve. ― e continuou a explanação. ― Cada um será instalado em quarto individual ao final da palestra inaugural. Quanto à alimentação, existe um refeitório com fogão, geladeira e uma despensa abastecida com alimentos suficientes para toda a estadia. Lá vocês poderão preparar pessoalmente suas refeições.
― Dio mio! Dio mio! ― deixou escapar Francesca.Frank a repreendeu com o olhar pela segunda vez. Continuou:
― O quarto individual não possui banheiros. No outro lado do prédio há um banheiro feminino e um masculino. Vocês poderão utilizá-los para se arrumarem após o término da palestra.
Alguns dos desconhecidos se entreolharam boquiabertos com a descoberta. Jolie cheirou uma das axilas. O professor observou a reação deles.― Outra regra que considero fundamental é a pontualidade. ― pronunciou a última palavra pausadamente. ― Não se atrasem para os compromissos. Além desta palestra inaugural, o calendário do Equation
Awards prevê o jantar de confraternização hoje, a partir das sete horas da noite. A aplicação da prova do concurso amanhã será às oito horas da manhã. Em seguida, vocês almoçarão e terão a tarde livre enquanto eu estiver corrigindo as provas nesta sala, cuja parede foi revestida com isolamento acústico. Na noite de sábado será
revelado o vencedor do concurso, se houver. Na manhã de domingo todos deixarão Bulgaville para retornar aos seus respectivos países de origem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A equação imperfeita (COMPLETA) #CPOW
Misterio / SuspensoResolva este enigma. #################### (...) Calma! Precisamos de calma. Isso aqui está virando um barril de pólvora. Não vamos chegar a lugar algum deste jeito. Daqui a pouco desenvolveremos teorias tão absurdas que, mesmo após o crime ser de...