Ao começarmos a ler Juízes, nos deparamos com os fracassos do povo de Israel. Abandonaram a Deus várias vezes adorando os deuses pagãos. O erro começou com a desobediência do povo de Israel ao não expulsar o povo inimigo das terras como descrito em Dt 6:10-25. E por outro lado, lembrando de todos os livros que lemos até aqui e que vimos que muitos personagens da Bíblia se apresentaram a Deus mesmo com suas capacidades e incapacidades. Moisés era príncipe, mas o seu cetro foi uma vara. Em breve veremos que Davi era um jovem guerreiro que se levantou com apenas uma pedra e uma funda para derrotar um gigante. E ainda podemos citar o profeta Eliseu, que os seus primeiros instrumentos foram um machado e panelas vazias. E agora lemos sobre Gideão que se intitulou como o menor dos menores, levando apenas 300 soldados para a guerra.
Pense bem: isso é uma loucura não é mesmo? Entrar numa batalha como esta exigiria usar toda a fé que possuímos, porque se olhássemos através dos nosso olhos humanos, quem é que iria dizer que ganharíamos essa guerra? Ninguém! Seria até motivo de piada!
Você lembra o que lemos em 1Co 1:27-28?
"Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor."
Gideão achava-se sem valor e fraco. Que ninguém sei importava com ele. Mesmo Deus sabendo de suas qualidade e defeitos, Deus o chamou para entrar para a história de Israel. Para ser um dos juízes de Israel e mais: o chamou para ser usado em um grandioso plano onde o poder de Deus seria revelado novamente!
Aqueles 300 homens eram capazes ou incapazes? Eram valentes no Senhor. Deus usou menos de 1% do exército de Israel para derrotar o inimigo. E sabe quais eram as armas destes homens? Cântaros vazios, tochas e trombetas! E a espada? Bom... não teve espadas!Deus tem maneiras surpreendentes para agir em nossa vida. Ele usa até processos que aos nossos olhos se mostram ridículos! Mas a nossa vitória não depende da nossa capacidade humana! Nossa vitória depende da suficiência do Senhor
ESTÁS LEYENDO
365 dias com Deus - PARTE 1 [ Em Revisão ]
EspiritualJá pensou em ler a Bíblia inteira em 1 ano? Esta é a minha meta de 2018 e convido a você a embarcar nessa comigo também. O livro "365 dias com a Bíblia" organiza quais capítulos você deve ler no dia e ainda tem um devocional para cada dia escritos p...