Leitura diária (136/365): Juízes 10-12

30 3 3
                                    


Boa tarde! Confesso que escrever o devocional de hoje foi muito difícil pois temos dois assuntos muito fortes para entender e aprender: o sacrifício da filha de Jefté e a guerra entre Gileade e Efraim. Neste devocional vou me concentrar apenas no sacrifício de Jefté e em outra ocasião comento com vocês sobre a guerra entre Efraim e Gileade.

Há muitas discussões sobre o sacrifício da filha de Jefté. Alguns acreditam que não houve sacrifício e sim separação total. Porém, eu discordo totalmente disso. Me ensinaram que sempre quando alguém falar da Palavra de Deus, nós devemos confirmar nas próprias Escrituras. Pois há muitos que tentam enrolar e distorcer a Palavra de Deus. Então para não cairmos nessa armadilha, confirme nas Escrituras. E com isso, também quero falar a você que está lendo: tudo que eu falar aqui, confirme nas Escrituras, ok? Dê prioridade a Bíblia!

Voltando ao nosso devocional, muitos tem um entendimento errado dessa passagem pois focam apenas na parte "... assim, ela jamais foi possuída por varão." (Jz 11:40). Volto a dizer: leiam o contexto onde o versículo se aplica. Por isso que estamos lendo todo o livro, capítulo por capítulo. Porque para entender a história precisamos ler do início ao fim.

Após você ler os três capítulos de hoje, concentre-se nos versículos Jz 11:29-40. Primeiro lemos que "O Espírito do Senhor veio sobre Jefté". A partir do momento que a Bíblia diz isso, ela quer dizer que a vitória já estava garantida.

Segundo: você lembra quem era Jefté? Resumidamente, Jefté era um dos filhos de Gileade, porém sua mãe era uma prostituta. Por isso, os seus irmãos de outra mãe expulsaram ele de casa alegando que ele não teria direito à herança de seu pai. Jefté teve más companhias, chamados pela Bíblia de "homens levianos", ou seja, pessoas imprudentes.

Após o Espírito Santo estar sobre Jefté, ele faz uma promessa impulsiva ao Senhor dizendo que o primeiro que sair da casa dele para o encontrar seria oferecido em holocausto à Deus, mostrando que ele não conhecia muito bem as Escrituras nem os costumes do povo de Israel.

O problema aqui não é se Deus aceitou ou não o seu sacrifício. O problema é que Jefté prometeu algo a Deus, algo que somente os pagãos faziam. E sua filha, erroneamente, aceita o sacrifício dizendo "Se o senhor fez uma promessa ao Senhor Deus, faça de mim o que prometeu."

Acha isso injusto? Você lembra da história de Abraão? Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria grandiosa. O seu filho seria gerador de uma grande nação. E o que lemos? Abraão tem um filho com Agar e outro com Sara, sendo que o de Sara que era o filho da promessa e de Agar seria a solução de Sara para ajudar a Deus. O Senhor poderia voltar atrás e mudar a sua promessa dizendo que só iria abençoar Isaque? Não, porque o nosso Deus é justo.

E aqui abrimos outra questão: Deus aceitou o seu sacrifício? O que eu concluo é que Deus não aceitou. Deus abomina este tipo de prática. Como eu disse, o problema nesta situação não era se Deus iria aceitar ou não mas se a promessa que Jefté seria cumprida!

Talvez Deus tenha permitido que Jafté continuasse com o sacrifício para ensiná-lo a tomar cuidado com as promessas que Ele fazia a Deus. Jafté tinha respeito por Deus mas vimos que muitas coisas ele precisava aprender.

E terceiro: você conseguiu identificar quem escolheu Jafté para ser governador de Israel? Vimos que os juízes anteriores quem escolheu foi Deus, mas e Jafté? Quem escolheu foi o povo, o mesmo que apoiou a expulsão da casa dele. E aqui aprendemos mais uma lição. Não tente tomar a frente de Deus e resolver as suas situações com base naquilo que você acha. Deus é o único que conhece o passado, presente e o futuro. Ele sabe de todas as coisas e sabe o que se passa em cada coração.

Nosso Deus não é um deus de brincadeira. Dele provém toda justiça! E Assim como O Senhor é justo conosco, Deus espera que nós sejamos justo com Ele. Fique na paz!

365 dias com Deus - PARTE 1 [ Em Revisão ]Donde viven las historias. Descúbrelo ahora