14/01/2031

33 6 0
                                    

Finalmente tive um tempo para escrever.

Queria ter escrito algo antes, mas temos muita coisa para fazer todos os dias, dentre cozinhar, lavar roupas, limpar a casa, ir buscar água no poço, cuidar dos bichos e da horta.
Laura e eu estamos nos empenhando ao máximo para ajudar a família do Thi.
Dona Lurdes e a vizinha dela Carol têm sido uns anjos na minha vida. Verdadeiros amores. Elas foram as pessoas que mais se solidarizaram e notaram o quanto a perda me deixou abalado, perceberam que tenho feito certas tarefas apenas para distrair a mente. Me pergunto várias vezes ao dia como está o meu apartamento. Eu deixei tudo o que tinha lá, coisas que ainda estou pagando. O meu carro também ficou. Aqui é o Brasil, não é como se as pessoas respeitassem as coisas dos outros por muito tempo quando tudo está em crise. Não tenho fé na humanidade nem em dias normais e isso não é de hoje, sei lá. Já não basta a decepção com políticos e um governo autoritário que reprime a nossa liberdade, as pessoas também são tudo nojentas e filhas da puta umas com as outras... Não dá pra ficar tranquilo, mesmo eu tentando ao máximo encarar isso como uma aventura.

Voltando ao que está acontecendo, porque um surto por dia é pouco e meus nervos precisam de alívio: os efeitos da desgraça chegaram até aqui de dois jeitos. O primeiro na forma de falta de energia, ficamos o dia inteiro sem, chega um pouco meio que entre as sete da noite e as duas da manhã, mas de manhã já acabou. Logicamente internet é um sonho distante, por enquanto. Não tem modem, 6G ou fibra que funcione. O segundo se chama racionamento de comida, que eu acho que é autoexplicativo, mas piora. Agora o governo decidiu que o Registro Único, aquela coisa inútil de 2023, vai finalmente ter uma utilidade: vai ser o único documento que validará sua identidade e por meio dele é que cada cidadão, sem nenhum custo, vai poder pegar uma cesta básica grande por mês. 

Aqui, no sítio do Thi pelo menos tem uma pequena horta, galinhas e uns pés de frutas e um poço artesanal. Estamos nos virando bem mesmo com a seca, só que o poço é ridiculamente longe, quase uma hora e meia de caminhada, seria bem menos se fôssemos de carro, mas gasolina é artigo de luxo e só pra ir à cidade próxima e voltar. Esse sítio é bem grande; pelo que fiquei sabendo era uma fazenda e já contou com várias cabeças de boi em certo tempo, mas o avô do Thiago, um tal de "Zé Maria", acabou perdendo eles num jogo de canastra. Coisa bem de velho burro do século passado mesmo. Na realidade, eu não sei o que é canastra. Normalmente pesquisaria no google, mas não dá. Depois vejo se alguém me explica o que é isso, talvez seja divertido aprender, mas sem apostar nada. E falando em diversão, ainda bem que os quartos são longes... Eu e o Thi estamos nos divertindo muito pelas madrugadas, ao menos. 

Será que é muito errado da minha parte sentir tanto ainda a falta do Michael? Não sei. Nem quero ficar pensando nisso. Na verdade, acho que tenho feito um ótimo progresso em mantê-lo fora do meu pensamento esses dias. Eu estou com receio de ir para a cidade. As notícias de lá são catastróficas, pelo que os vizinhos comentaram. 

Nos últimos dias, a Laura tem entrado numa depressão muito grande, tem sido muito difícil. Ela e a Clara estão casadas há quase 25 anos. Não é como se eu naturalmente me intrometesse na dor dos outros, mas... Recentemente eu descobri que é melhor compartilhar do que ficar guardando apenas para si mesmo. Tem me feito um bem incrível não somente compartilhar no papel. Sugeri que a Laura fizesse o mesmo e tenho conversado muito com ela. Na verdade, monologado. Ela não me responde, não me olha,  não quer falar com ninguém além de 'sim' ou 'não' e interações curtas quando extremamente forçada a isso. Quando ou se come é apenas poucas coisas e o restante do tempo, quando não está fazendo algum dos serviços no sítio, está na cama. Nós trabalhamos juntos há tantos anos, ela é mais uma amiga do que patroa, por isso estou preocupado com ela. Tenho receio que, se não se recuperar logo ou se houver mais alguma notícia ruim, Laura realmente cometa alguma bobagem, mesmo esse não sendo o perfil normal dela.

00:00

2033 [EM EDIÇÃO]Onde histórias criam vida. Descubra agora