Avaliação: ⚡⚡⚡⚡⚡
Primeiro lugar na categoria Fantasia do Concurso Jovens Talentos 2019, a resenha de hoje trás como indicação o livro Ubiratan, do autor LuiShawn. O livro ainda está em produção, só temos apenas três capítulos disponíveis para leitura no wattpad, a continuação está por vir...
Ambientada na Amazônia, a história nos fala sobre um massacre aos brancos organizado pelo temível povo indígena. A revolução tem como objetivo retomar o controle do país que um dia já pertenceu inteiramente a eles.
Com magia, discussão sobre racismo e religião, a proposta nos traz um enredo interessante. O Autor tem uma capacidade incrível de passar ao leitor o que está acontecendo nas cenas e a descrição das as paisagens nos leva para dentro da trama. Por exemplo, em um dos trechos, o autor nos fala um pouco sobre a aldeia de Ubiratan, as palavras conforme lidas são transformadas em imagens muito claras no imaginário do leitor. Em um outro parágrafo, ele descreve uma cena de amor entre o Líder e uma índia muito charmosa, a forma em que a posição dos detalhes acontece é contagiante.
Minha única observação para sugestão de correção é sobre o fato de o enredo já entregar de cara o propósito do autor, a problemática já se dá logo no início, ao meu ver o autor poderia explorar mais o retorno do grande Líder à aldeia, falar um pouco mais sobre as relações interpessoais do povo da tribo e etc. Acredito que ele poderia deixar para falar sobre o plano de Ubiratan, ao menos, para o capítulo seguinte, assim o leitor se prenderia mais e se buscaria as respostas nos próximos capítulos.
O livro é recheado de cultura indígena, seja nos nomes dos personagens, na representação das autarquias do povo ou na bela descrição de paisagens onde os índios estão presentes. A linguagem é bacana, a temática é inovadora, os detalhes muito bem descritos, por isso, fica a indicação da leitura. Meu receio é que o autor não consiga manter uma qualidade com o desenvolvimento da trama. Por estar no início e por ser um tema que não seja fácil imaginar como seria os possíveis desdobramentos, possa ser que acabe se tornando difícil continuar contando uma boa história. Porém, pelo que foi lido, as expectativas são enormes!
Até a próxima!
Resenha por: J.B.
Com carinho, cdb.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas
De TodoOlá! Aqui você encontrará resenhas das mais diversas histórias disponíveis tanto no Wattpad quanto em outros sites de publicação. Se quiser fazer parte da equipe de resenhistas ou pedir para que sua história seja resenhada, leia o livro "Resenhando"...