O conto que ocupou a vaga de Segundo Lugar em nosso I Concurso Literário Temático foi O Primeiro Natal, do autor Rafa Valentin, que conta uma linda história de natal a partir do ponto de vista mais inusitado.
Esse conto, inicialmente, parece uma bizarra história distópica, na qual um "velho", como ele mesmo se intitula, chamado Ted, fala sobre o seu nascimento. A nossa primeira impressão é de que esse universo distópico é cruel, produzindo crianças em grande escala, a partir de peças compradas em partes diferentes do mundo, as prendendo em caixas e distribuindo por aí. Entretanto, com o fluir da leitura, é possível perceber tudo o que está acontecendo e ficamos maravilhados com o resultado final. Não darei spoilers aqui, leiam o conto! hahaha
O que posso contar é que Ted nasceu, justamente, em época de natal e por muito tempo se sentiu sozinho e abandonado. Ele nos conta como se sentiu ao ser produzido em grande escala, vendo milhares como ele rolando entre as máquinas, como foi a sensação de ser costurado, colocado em uma caixa claustrofóbica e ser transportado de um lugar para outro até chegar ao destino final.
O autor descreve muito bem todo o processo de produção, nos fazendo sentir cada emoção de Ted. É possível imaginar cada cena, entender as suas lágrimas ao ser preso na caixa, perceber o desespero de estar em um lugar escuro sem saber o que está acontecendo, até a incrível sensação de finalmente entender o o seu propósito na terra. O Primeiro Natal é lindo e, ao final do conto, o autor resume muito bem sobre que se trata essa data. Quando o amigo de Ted, que ouve a sua história, pergunta "O que é esse tal de natal?", sua resposta aquece o coração: é o amor.
Resenha por: Karoline Dias
Com carinho, cdb.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas
De TodoOlá! Aqui você encontrará resenhas das mais diversas histórias disponíveis tanto no Wattpad quanto em outros sites de publicação. Se quiser fazer parte da equipe de resenhistas ou pedir para que sua história seja resenhada, leia o livro "Resenhando"...