— Por que você disse não? — a Sra. Nagael alterou a voz ao indagar o motivo da ação tão indelicada de Angelina.
— Eu não posso. — Angelina fechou os olhos e massageou as têmporas, mostrando como estava cansada daquilo.
— E o que lhe impede? Será que você está comprometida com alguém que eu não conheço? — questionou sua velha amiga.
— Não, como ousa pensar isso?
— É o que posso pensar, pois não encontro nenhum motivo relevante para justificar sua declinação a respeito do convite do Sr. Scott. — Olivia possuía um olhar de repreensão, o que fez Angelina começar a se arrepender de sua escolha.
— Sra. Nagael, por favor, seja compreensiva em relação as minhas condições — pediu a jovem, sentando-se no banco da cozinha. — Não me trate como se eu fosse uma manceba de 16 anos e com grandes recursos na mão.
— O que está dizendo? — Olívia se aproximou e colocou-se a frente de Angelina.
— O que eu poderia oferecer ao Sr. Scott? — Ergueu as mãos ao céu e franziu o cenho. — Quão insensata eu seria em expor meu coração a sonhos que em breve se desfaria. Sabes tão bem como somos inclinadas a interpretar erroneamente as atitudes das pessoas e, eu não sou imune de não alimentar sentimentos românticos. E isso me causaria profundas dores. Estaria eu mesma me defraudando.
— Querida Angelina — Olívia a tocou na mão, que repousava sobre a mesa. — Sei quanto isso seria perigoso, mas o nosso medo não deve nos aprisionar. Entendo suas atitudes vistas de forma benéfica para que não aja prejuízo em nenhum dos dois lados, mas precisamos sermos sensatas, senão como você poderá encontrar alguém?
Angelina bufou com aquela pergunta.
— Sra. Nagael, quantas vezes terei de dizer que não espero casamento? Nem tenho pretensões quanto isso.
— Disse centenas de vezes, contudo eu não acredito nas suas palavras.
— E por isso se frustra na expectativa de ver-me casando. Ou atormenta-me com suas ideias de encontrar-me um par — Angelina virou-se para o outro lado a fim de não lidar com a senhora.
— Minha filha, não seja tão dura consigo mesma. — Sra. Nagael balançou a cabeça ao ver a reação de Angelina com aquele assunto.
— Não é sobre ser dura, Sra. Nagael — a menina voltou-se novamente a ela. — E sim realista com as minhas condições. Não posso viver num mundo de conto de fadas, quando minha vida real é tão diferente. Isso seria penoso demais.
— Não estou falando para viver fora de sua realidade, Angelina — assegurou a senhora com veemência. — Mas tentando fazê-la a viver pelos olhos da fé, crendo que no Senhor as coisas podem acontecer mesmo quando nossa vida for tão diferente. Não pode ser tão cética em relação as coisas.
Angelina riu e levantou seu outro ponto de argumento.
— Tudo bem, senhora. — Aproveitou e fixou bem seu olhar em Olívia. — Porém, a convido a pensar comigo em algumas questões: Como um homem me desposará se não possuo dote? O que poderia entregar a ele de recursos? Sabemos bem como essa sociedade funciona. Nem condições teria para preparar um enxoval novo. — A Srta. Jones sentiu os olhos ficarem marejados e a voz embargou levemente. — Quem me receberia com uma mãe doente? Ou sem nenhum grau de estudos? Sabes muito bem, como os ingleses prezam pelo conhecimento e a instrução. Oh, senhora, eu, simplesmente, não posso fechar os olhos para tudo isso que me cerca. A vida é esta e o melhor que posso fazer é aceitar minha condição.
Um sonoro suspiro pela parte de Olivia fora dado e pôde se ouvir também uma risada irônica escapulir de seus lábios.
— Um dote, não? Todos os homens procuram por isso.
Angelina fez um gesto de assentimento.
— Mas você tem um dote, Angelina. — Olívia declarou com convicção. — E este foi preparado pelo próprio Deus. E tenho por certo que aquele a quem lhe desposar receberá mais do que todos.
— Como pôde afirmar isso, senhora? Que dote é esse?
— Ora, será que não vê? — A mulher balançou a cabeça. — O seu dote é o seu caráter, Angelina. Deus tem enriquecido sua aljava com as mais belas caraterística de uma mulher virtuosa, minha filha. — Ela se levantou, foi para o meio da sala e continuou: — Do que adianta um homem receber mil libras de dote e sua esposa não saber administrar os recursos do lar. Veja a sua casa — apontou para os móveis organizados e limpos —, sempre tão impecável; sua horta sempre com o plantio em dias; a comida preparada com amor e dedicação.
A jovem arregalou os olhos diante daquela exposição de fatos, levando seu coração palpitar.
— De que serviria um homem casar com uma mulher de vestidos caros, mas ela não saber oferecer carinho e respeito a ele quando chegasse em casa cansado? Contudo, você zela tão bem pela sua mãe e as pessoas que lhe pedem ajuda. — A senhora se aproximou e segurou nas mãos de Angelina, fazendo a se levantar. — De nada adianta ter uma mulher com dinheiro e de grande conhecimento, se dentro do lar ela não cuida dos seus. Não é hospitaleira, acolhedora, amiga e amável com sua família.
— Mas eu...
— Durante todos esses anos, o Senhor forjou em você as características de uma mulher bíblica. — Ela acariciou as bochechas avermelhadas da jovem. — A bíblia fala que a esposa prudente vem do Senhor. O homem que casar com você receberá o maior dote de todos, pois ganhará uma verdadeira esposa e isso só Deus pode dar. — As lágrimas de Angelina desceram ao ouvir tão consoladoras palavras. — Quer maior dote? A obra do Senhor em você é mais valiosa que todo ouro, e certamente poucos homens o recebem. Então não diga que não tem o que entregar, pois estaria dizendo que a operação do Espírito é pouco e de baixo valor.
Diante de tudo aquilo, Angelina, tomou à senhora num abraço apertado. Ela deixou suas lágrimas rolarem, extravasando todo o peso de seu coração cansado e abatido. Reconsiderou que talvez pudessem se permitir viver alguns momentos ao lado de Nathan, desfrutando de uma boa amizade. Certamente, o Senhor cuidaria de seus passos como sempre o fez.
— Obrigada, senhora Nagael! — Esmagou levemente a mulher dentro de seus braços. — Muito Obrigada!
Assim que separaram, correu ao local onde poderia encontrar o tenente Scott. Olívia caminhou com um largo sorriso até a porta e enquanto via Angelina indo em direção ao seu futuro, recitou: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." (Provérbios 31: 30).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Benigna
SpiritualAngelina Jones desejava poder conhecer o mundo e teve sua oportunidade quando junto com sua amiga recebeu a chance de estudar na Capital, numa escola de enfermagem, contudo, um grande imprevisto arruinou seus planos. Ela escolheu ficar e cuidar de s...