Hoje era o primeiro dia de trabalho e ela queria estar impecável. A mulher de pele negra veste um vestido num tom barro próximo ao corpo com um corte reto, mas que dava uma leve acenturada. Ela deixa seus fios alisados soltos e faz uma maquiagem leve com tons terrosos.
— Você esta maravilhosa — diz Mika ao ver a amiga calçando os saltos.
— Preciso demostrar que estou totalmente segura de mim e de minha capacidade.
Ela pega a pequena bolsa e segue até a saída do apartamento. Ela iria tomar um táxi até o trabalho. Apesar de por dentro sentir um pouco de insegurança, por fora Jada era uma rocha inabalável. Ela entra no táxi e começa a conferir seu email enquanto é levada até seu novo local de trabalho.
...
— Eu quero que você separe os últimos relatórios do vp de finanças e me traga um café sem açúcar, por favor.
— Sim senhora — a loira anotava tudo em seu ipad.
— Tem algum compromisso na minha agenda?
— Hoje a senhora vai ter uma reunião duas da tarde para ser apresentada formalmente como a nova VP de finanças.
— Perfeito — ela manda uma mensagem para Mika — eu vou ficar um pouco mais hoje para resolver algumas coisas, mas você pode ir embora antes.
...
Jada estava na sala de reuniões quando uma mulher loira se aproxima. Ela a olha com uma expressão nada boa, mas Jada se levanta e a cumprimenta.
— Sou Jada Williams, a nova VP de finanças.
— Sou Melinda, a namorada do Joshua e relações públicas da empresa.
— Muito prazer.
— O prazer foi todo meu — ela da um sorriso amarelo.
— Boa tarde — Joshua chega junto de August e uma mulher asiática que era a secretaria da presidência.
Todos se sentam em seus devidos lugares e a secretaria começa a distribuir a pauta. Jada tenta transparecer segurança mesmo com os olhares mortíferos que lhes eram desferidos. Alguns sócios se sentam também e eles já pareciam mais neutros, ou era o que parecia.
— Vocês já devem saber que temos uma nova Vice presidente de finanças. Jada Williams é extremamente capacitada, creio que acrescentará muito em nossa empresa.
— Grata pelas palavras, espero cumprir com as espectativas.
Jada sabia que estava entrando num campo de batalha. A luta dos negros não havia acabado, muitas pessoas continuavam retrocedendo com seus pensamentos racistas. Nessa empresa só se contratava brancos e quando negros eram contratados, era apenas para cargos menores como limpeza e manutenção. Agora era questão de honra se destacar no cargo e provar que a força não tem cor.
...
Jada estava terminando de revisar alguns relatórios. A empresa estava praticamente vazia e apenas ela estava naquela sala sozinha com suas responsabilidades. Foi quando August Manchester adentrou a sala abruptamente sem nem sequer bater na porta. A mulher de pela negra se levanta e para em frente a ele com os braços cruzados na altura dos seios.
— Você poderia respeitar o meu trabalho? Como tem coragem de chegar fedendo a Whisky e parecendo um louco.
— Uma mulher não pode tomar o meu cargo e ainda uma negra.
— Você saiu do cargo porque não fez bem seu trabalho. Os relatórios mostram irregularidades, e quanto a minha pele, a minha cor não define o meu valor.
— Você acha mesmo que eu Ligo? É a palavra de uma negra contra a minha.
— Meça as suas palavras — diz com um tom de voz mais elevado — Ou vou ter que reportar seu comportamento ao presidente da empresa.
— Você não teria coragem — ele se aproxima — até que é bonita e tem belas pernas.
— Bela vai ser minha mão na sua cara e o processo que você vai levar por injúria racial e assédio — ela vai até sua mesa e começa a arrumar sua bolsa — Passar bem.
— Volta aqui — ele segura o braço de Jada e leva um tapa como resposta — Você vai pagar por isso.
— Acho bom você inventar que teve um sexo mais feroz ou que se meteu numa briga, caso contrário quem vai se dar mal é você seu projeto de macho imbecil.
...
— Aquele idiota teve a coragem de te tratar desse jeito? Se fosse eu o denunciaria — diz Mika.
— Ou vou fazer a vida dele um inferno, August Manchester vai ter que me engolir. Eu vou provar que esse safado fez mau uso do dinheiro da empresa e ainda fez um péssimo trabalho como VP de finanças ou não me chamo Jada.
— Você as vezes me da medo, mas te admiro muito. Outra em seu lugar teria chorado e você não soltou uma lágrima e nem se abalou.
— Eu já fui fraca, hoje eu respondo a altura racistas machistas e bandidos como esse cara.
— Não queria está no lugar dele, mas espero que você consiga provar o que ele fez.
— E eu vou — ela bebe o último gole de seu vinho e deixa a taça na mesa de centro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jada - A força não tem cor ( Concluído )
Chick-Lit+14 O livro conta a história de Jada, uma executiva de sucesso. Aqui conheceremos todas suas dificuldades, o preconceito que sofreu e como ela conseguiu dar a volta por cima. Jada muitas vezes pensou em desistir e abandonar tudo, mas sua determinaçã...