Agiota

23 3 0
                                    

Cena 1
Na mesa, Aída, Marcelo e Yuri estão tomando o café da manhã, esse ultimo, por sua vez, cabisbaixo.
Hondina está em pé de um lado a espreita de alguma ordem dos seus patrões.
AÍDA(questiona Yuri)- Tá tudo bem filho? Você nem tocou na comida.
YURI(retruca tenso)- Eu tô sem fome.
MARCELO(interfere sério)- Também não faz nada, né?. Moleque dessa idade nunca trabalhou. Vivi socado dentro de um quarto o dia todo. Nem sair pra arrumar uma namorada sai. Duvido até que seja macho de verdade.
AÍDA(retruca séria)- Isso é jeito de falar com o menino?
MARCELO- Estou sendo apenas realista. Você me envergonha Yuri. Não tem vocação pra nada. Eu na sua idade já estava trabalhando na empresa com o papai...
Yuri se levanta da mesa e sobe correndo para o seu quarto.
AÍDA(furiosa)- Olha o que você fez! Satisfeito agora?
MARCELO- Eu não tenho culpa se o seu filho é uma decepção!
HONDINA(interfere séria)- Basta! Será que não veem que agindo assim vocês estão atentando contra a saúde psíquica do menino? Parem! Vocês perdem tanto tempo brigando entre si, e não se tocam do mal que fazem a esse pobre garoto, que só é assim por causa de vocês.
Hondina sobe para o quarto de Yuri nervosa.
AÍDA- Você é uma vergonha como pai, como marido e como ser humano.
Aída se levanta e sobe para o quarto.
MARCELO(resmunga furioso)- Família de merda!
Cena 2
Trancado em seu quarto, Yuri chora. Logo, Hondina bate na porta e o chama.
HONDINA- Yuri, abre a porta filho. Sou eu, a Hondina.
Yuri fica em silêncio. Nesse momento, Aída vem se aproximando nervosa.
AÍDA(chama-o)- Yuri.
HONDINA(retruca séria)- Ele está trancado.
Revoltada, Hondina se retira e Aída fica na porta tristonha.
Cena 3
Construtora Golveia.
Em sua sala, Jorge está acabando de fechar mais um negócio.
JORGE- Excelente! O senhor não irá se arrepender de trabalhar com a gente. Um bom dia!
Nesse momento, ele levanta-se e vai até Sheila, secretária de Marcelo.
JORGE- Bom dia dona Sheila!
SHEILA- Bom dia seu Jorge!
JORGE- O Marcelo já chegou?
SHEILA- Não senhor.
JORGE- Quando ele chegar, avise-me.
SHEILA- Pode deixar.
Jorge regride a sua sala.
Cena 4
Cai a tarde.
Na sala de espera, Silene está ao lado da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rogando pela sua amiga, quando então Zeca vem chegando confiante.
ZECA- Alguma notícia dona Silene?
SILENE- Zeca, aonde você se meteu até essa hora menino?
ZECA- Eu consegui o dinheiro. Eu consegui o dinheiro pra operar a minha mãe.
SILENE- Como assim?
ZECA- Eu peguei emprestado com um agiota?
SILENE(retruca nervosa)- Você tá ficando maluco de se envolver com essa gente?
ZECA- Eu preciso salvar a vida da minha mãe Silene!
Cena 5
Após trabalhar por algumas horas, Marcelo está deixando a sua sala e então fala para Sheila:
MARCELO- Já vou indo embora dona, Sheila. Se perguntarem por mim, diga que fui resolver um problema pessoal.
SHEILA- Sim senhor.
Marcelo se retira e Sheila resmunga em seguida:
SHEILA- Sei muito bem que problema é esse!
Nesse momento, Jorge vem se aproximando e questiona-lhe:
JORGE- O Marcelo já foi embora?
SHEILA- Falou que ia resolver um problema pessoal.
Cena 6
(A música "Fogo e Gasolina" de Roberta Sá e Lenine começa tocar ao fundo)
Alguns minutos depois, Marcelo está chegando no apartamento de Islene. De imediato, ele toca a campainha e Islene abre a porta já em trajes íntimos.
ISLENE- Pensei que não viria mais.
Logo, Marcelo a agarra e ela pula nos seus braços ao beijos, e assim fecham a porta, vão para cama e protagonizam minutos intensos de amor.
Cena 7
Anoitece.
Dulce está sendo levada de ambulância para a Clínica São Lourenço, onde fará a sua cirurgia. Muito preocupado, Zeca a acompanha.
SILENE(para Zeca)- Eu só vou passar em casa, tomar um banho, trocar de roupa e sigo pra lá, Zeca.
ZECA- Obrigado dona Silene!
O enfermeiro fecha a porta da ambulância, que em seguida se retira em alta velocidade.
Cena 8
Em seu quarto, Aída liga para Sheila, a secretária de Marcelo.
AÍDA- Sheila, boa noite! Desculpa ligar assim, mas eu queria saber se o meu marido ainda está na empresa? (pausa) Ah, ele saiu mais cedo. Você sabe pra onde ele foi? (pausa) Resolver um problema pessoal. Ok, querida. Desculpa o incômodo. Boa noite!
Aída desliga e não consegue conter as lágrimas.
AÍDA(resmunga)- Eu não acredito que você esteja me traindo, Marcelo.
Cena 9
Clínica São Lourenço.
Já na sala de cirurgia, Dulce está sendo operada. Na sala de espera, Zeca está muito nervoso andando de um lado para o outro, quando então, Silene vem chegando.
SILENE- Zeca.
ZECA(retruca nervoso)- Ela já está sendo operada.
Silene o abraça.
SILENE- Vai dar tudo certo, meu filho.
Cena 10
Amanhece o dia.
Mesmo depois de longas horas de espera, Zeca e Silene permanecem na sala de espera a espreita de notícias de Dulce.
ZECA(questiona impaciente)- Eu não tô aguentado mais esperar! Cadê o médico que não vem nos dar nenhuma notícia?
SILENE- Ela ainda deve está sendo operada.
Nesse momento, o doutor adentra na sala de espera tenso e cansado.
ZECA(se aproxima nervoso)- Graças a Deus doutor. E aí, como foi a cirurgia? E a minha mãe?
DOUTOR- A gente fez o que estava ao nosso alcance, Zeca. A cirurgia foi realizada, e agora só nos resta esperar como ela vai reagir nas próximas horas.
ZECA- Mas ela corre risco de morrer?
DOUTOR- O problema da sua mãe já estava bem avançado. Como eu disse, devemos aguardar as próximas horas para vermos como ela há de reagir.
Cena 11
Em um quiosque próximo ao calçadão, Aída está tomando uma água de coco com Islene, após alguns minutos de corrida.
AÍDA(tristonha)- O Marcelo chegou tarde de novo ontem. Eu estou péssima, Islene. Você acha que ele está me traindo?
ISLENE- É bem óbvio isso, Aída. É claro que o Marcelo está te traindo. Só você que não quer enxergar isso. Você não merece passar por isso minha prima. O casamento de vocês é uma farsa. O Marcelo nunca foi um bom marido, e mesmo assim você insiste em ficar com ele.
AÍDA- Apesar de tudo, eu ainda a amo Islene.
ISLENE- Você primeiro precisa se amar. Ficar sofrendo pelos cantos por  um homem que não presta. Você é jovem, linda... Pode muito bem encontrar um outro homem que te ame de verdade.
AÍDA- Dói tanto Islene. Eu não queria desconstruir a minha família.
ISLENE- Que família Aída? Essa família só existe no seu imaginário. Cai na real minha linda! O Marcelo te traí e você está pagando de otária por ainda está com ele.
Cena 12
De volta a Clínica, um último respiro sinaliza a morte de Dulce, que infelizmente não resistiu a cirurgia.

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora