Um sentimento

1 1 0
                                    

Cena 1
Marcelo e Simone continuam se encarando, és que então Sheila insiste:
SHEILA- Pode entrar doutor Marcelo! Fique a vontade. Ah, essa aqui é a minha amiga Simone que chegou recentemente de Goiás.
ZECA(retruca tenso)- Simone!
Imediatamente ele relembra da sua amada Simone do passado, sem se tocar que está de frente para a mesma.
SIMONE(levanta-se e retruca tensa)- Se vocês me dão licença, eu vou indo para o meu quarto.
Simone segue para o quarto, deixando Zeca muito pensativo.
SHEILA(retruca sem entender nada)- O que será que deu nela gente?
ZECA- Essa sua amiga é de Goiás mesmo?
SHEILA- É não senhor. Ela é carioca, mas se mudou com a família pra Goiás...
Nesse momento, Zeca começa comparar as histórias e muito abalado emocionalmente,se retira em silêncio.
SHEILA(chama-o)- Seu Marcelo, o senhor já vai? Ainda está chovendo. Seu Marcelo! Será que eu falei alguma coisa errada?
Cena 2
Teatro Municipal.
Teatro lotado. No palco, André apresenta a peça Romeu e Julieta. Yuri, por sua vez, chega timidamente e se senta na terceira fileira.
Romeu:Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo
Julieta aparece na janela
Mais silêncio!Que luz ecoa agora da janela?Será Julieta, o sol daquele oriente?Surge formoso sol,e mata a Lua cheia de inveja,que se mostra pálida, e doente de tristeza,por ter visto que,como serva,és mais formosa que ela.Deixa,pois, de serví-la.
Ela é invejosa.
Somente os tolos usam sua túnica de vestal, verde e doente;joga-a fora.És minha dama.Oh,sim!É meu amor!Se ela soubesse disso!Ela fala;contudo não diz nada.Que importa?Com o olhar está falando.Vou responder-lhe.
Não,sou muito ousado,não se dirige a mim.As duas estrelas do céu, as mais formosas,tendo tido qualquer ocupação,aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas até que elas voltassem.
Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela,e em sua cabeça dois luzeiros?Suas faces nitentes(resplandecentes,brilhantes)deixariam corridas às estrelas, como o dia faz com a luz das candeias, e seus olhos tamanha luz no céu espalhariam, que os pássaros, despertos, cantariam.Vede como apóia o rosto à mão.
Ah!Se eu fosse uma luva dessa mão para poder tocar naquela face!
Julieta:Ai de mim!
Cena 3
(A música "Sinônimos" de Chitãozinho e Xororó e Zé Ramalho começa tocar ao fundo)
A caminho de casa, Zeca não consegue parar de pensar no que Sheila o falara.
ZECA(resmunga)- Não pode ser a Simone, a minha Simone. (pausa) Seria muita coincidência. Eu preciso tirar essa dúvida que está me matando. Eu preciso saber de fato quem é essa mulher.
Cena 4
Sheila segue para o quarto de Simone, que se encontra muito nervosa.
SHEILA- Por que você saiu da sala quando eu cheguei com o doutor Marcelo?
SIMONE(retruca nervosa)- Esse homem não vale nada Sheila. Esse homem é um demônio.
SHEILA- Que isso? Vocês já se conhecem?
SIMONE- Foi ele Sheila. Foi esse infeliz que matou o meu marido.
SHEILA- O doutor Marcelo? Não, impossível...
SIMONE- Foi ele que o Herculano veio procurar. Esse homem é um assassino.
Cena 5
Zeca está chegando na mansão ainda muito pensativo. Sem perder tempo, ele sobe direto para o quarto, onde encontra Aída com algumas roupas suas sobre a cama.
AÍDA- Até que fim você chegou!
ZECA(ignora ao vê as roupas na cama)- E essas roupas?
AÍDA- São as suas roupas. A partir de hoje você não divide o mesmo quarto que eu. Pode pegar suas tralhas e vá para o quarto de Hóspedes.
ZECA(retruca conformado)- Tá bem.
Zeca pega algumas roupas e se retira.
Cena 6
(A música "De toda cor" de Renato Luciano começa tocar ao fundo)
De volta ao teatro, acaba a apresentação da peça e todos aplaudem. Os atores regressam ao camarim e posteriormente as pessoas começam a sair até só ficar Yuri na plateia. Não demora muito, André regressa do camarim até Yuri.
ANDRÉ- Você veio!
YURI(sem jeito)- Parabéns pela apresentação! Você interpretou muito bem.
ANDRÉ- Você gostou?
YURI- Muito.
ANDRÉ(senta-se ao seu lado)- Obrigado por ter vindo. (Os dois trocam olhares por alguns instantes) Você é igualzinho as fotos que vi na internet.
YURI- Você também!
ANDRÉ- Vamos comer alguma coisa? Tem uma lanchonete aqui do lado...
YURI- Não. Eu vou indo. Fica pra uma próxima.
ANDRÉ- Vai me fazer essa desfeita?
YURI- Outro dia a gente se vê de novo e comemos alguma coisa. Eu vou indo.
Yuri se retira.
Cena 7
Amanhece o dia.
(A música "Quem sabe isso quer dizer amor" de Milton Nascimento começa tocar ao fundo)
Aída e Islene estão correndo pelo calçadão. Após alguns minutos de corrida, elas param em um quiosque e sentam-se em uma mesa.
ISLENE- Hoje quem cansou bastante fui eu.
AÍDA- Hoje eu estou disposta!
ISLENE- Eu tô percebendo, e tô vendo também um brilho nesses olhos que há tempo não via. O que está acontecendo dona Aída?
AÍDA- Eu tô começando dar um rumo na minha vida, Islene.
ISLENE- Vai se separar do Marcelo?
AÍDA- Vou. Eu reencontrei o Dario...
ISLENE- Aquele seu ex-noivo?
AÍDA- Esse mesmo! Revê-lo me fez acordar um sentimento que vivia adormecido aqui no meu peito.
ISLENE- Será que isso quer dizer amor?
AÍDA- Eu vou deixar fluir, Islene. Eu não vou voltar a interromper essa história de novo. Eu vou deixar o destino decidir por nós.
(A música para de tocar)
ISLENE(séria)- Aída, eu sempre fui a favor que você se separasse do Marcelo, mas hoje pensando melhor, eu acho que você não deve se separar.
AÍDA- Como assim Islene? Agora eu não estou te entendendo!
ISLENE- Você construiu uma história com o Marcelo. Vocês tem um filho juntos. Abrir mão de tudo isso...
AÍDA- Nossa Islene, agora você está me surpreendendo.
ISLENE- Eu não quero que você abra mão de uma história tão bonita por causa de um sentimento bobo. O Dario foi passado. O que você sentiu por ele ficou no passado. Hoje você é casada com o Marcelo, e tem um filho com ele. (pausa) O Marcelo pode não valer nada, mas foi com ele que você casou e construiu a sua família.
Cena 8
Sozinha em casa, Simone está sentada no sofá limpando o seu revólver, quando então ouve a campainha tocar.  Imediatamente, ela guarda-o em sua bolsa, leva-a para o guarda-roupa, regressa a sala e abre a porta, quando então se depara com Zeca.
SIMONE(questiona-lhe séria)- O que você está fazendo aqui?
ZECA- Eu só preciso tirar uma dúvida!
(A música "Sinônimos" de Chitãozinho e Xororó e Zé Ramalho começa tocar ao fundo)
Zeca se aproxima e lhe beija na boca.

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora