Confronto

3 1 0
                                    

Cena 1
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Contrariado, Marcelo retruca para Elvirinha:
MARCELO- A senhora não tem mais idade e tampouco condições psíquicas pra cuidar de uma empresa, mamãe. A senhora está gaga!
Furiosa, Elvirinha lhe dar uma bofetada, e retruca:
ELVIRINHA- Você me respeite! Eu posso está velha, mas tenha certeza que eu sou bem mais esperta do que você. Não queira bater de frente comigo, Marcelo.
Sem conseguir esconder a sua fúria, Simone sobe para o quarto com Zequinha. Eugênia lhe acompanha.
MARCELO(retruca sério)- A senhora nunca mais se atreva encostar um dedo em mim...
ELVIRINHA- O que você vai fazer, hem?
Elvirinha dá-lhe outra bofetada.
MARCELO(levanta a mão para ela) Sua...
Nesse momento, Zeca se aproxima sério.
ZECA- Se atreva encostar um dedo num fio de cabelo da minha mãe, que eu te mato de verdade.
MARCELO(baixa a mão e retruca)- O filho bastardo agora vai defender a mamãezinha...
Nesse momento, Yuri se aproxima furioso.
YURI- Não só ele, como eu também. Encoste um dedo na vovó, que eu esqueço que você é meu pai e lhe mato.
MARCELO- Falou a vergonha da família!
ZECA- Você não fica mais um segundo aqui dentro dessa casa, Marcelo.
MARCELO- E quem é que vai me tirar daqui? Você?
Zeca agarra em seu braço, porém Marcelo lhe revida com um soco.
SHEILA(assusta-se)- Meu Deus!
MARCELO- Você não encosta um dedo em mim, seu bastardo de merda.
ZECA- Você que pediu, Marcelo.
Zeca lhe derruba com um soco.
MARCELO- Ah!
Posteriormente, Zeca parte pra cima dele, lhe dar outro murro e o joga em cima do bolo.
HONDINA(nervosa)- Eles vão se matar! Alguém separa eles.
ELVIRINHA(ordena)- Ninguém faz nada!
HONDINA- Mas...
ELVIRINHA(interrompe-a)- Ninguém faz nada, Hondina.
ZECA(agarra-o pela gola da camisa e levanta-o)- Esse bastardo aqui sabe lutar bem mais que você. Agora você vai sair daqui com o rabo entre as pernas.
Zeca lhe arrasta até o portão de saída e os demais lhe acompanham curiosos.
ZECA(joga-o no meio da rua)- Aí que é o teu lugar! Na rua.
MARCELO(retruca)- Tem volta!
Zeca fecha o portão e regressa para a sala. Todos lhe acompanham de volta.
Cena 2
(O toque de suspense continua tocando)
No quarto, Simone está andando de um lado para o outro muito nervosa. Eugênia, por sua vez, está de um lado com Zequinha no colo.
SIMONE- Aquele desgraçado está vivo. Eu não posso acreditar numa coisa dessas...
EUGÊNIA- A senhora ainda está pensando na morte do seu ex-marido?
SIMONE(retruca)- Eu nunca esqueci, Eugênia. O Herculano foi morto covardemente por esse desgraçado, e vê-lo ali vivo diante de mim só aumentou ainda mais a minha cede de vingança.
Cena 3
De volta a sala, Zeca se desculpa.
ZECA- Desculpa aí pessoal, mas eu acabei perdendo o controle.
AÍDA- Você arrebatou, Zeca! Eu me senti vingada. Tivesse batido muito mais na cara daquele desgraçado.
ELVIRINHA- Eu vou deixar aquele desgraçado na miséria. Ele ainda vai vim me pedir perdão de joelhos.
Cena 4
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Muito furioso e se sentindo derrotado, Marcelo se levanta e segue caminhando aos tombos cuspindo sangue.
MARCELO(resmunga)- Tem volta família de merda! Eu vou tomar todo o dinheiro de vocês. Vou deixá-los na miséria.
Marcelo acena para um táxi que vem se aproximando. Posteriormente, o táxi para e ele entra.
Cena 5
Depois de todo o estresse, Zeca está chegando em seu apartamento acompanhado de Simone e da babá Eugênia, que vem com Zequinha no carrinho.
SIMONE(nervosa)- Aquele desgraçado acabou com a festa de aniversário do meu filho.
ZECA- Depois a gente faz outra amor.
SIMONE- Outra mais não, Zeca. Eu não tenho mais cabeça pra organizar nada. (Para Eugênia) Por favor Eugênia, leve o Zequinha para o quarto e lhe dê um banho.
EUGÊNIA(retruca)- Sim senhora!
Eugênia segue para o quarto.
SIMONE- Vê aquele desgraçado me deixou sedenta por vingança.
ZECA- Que vingança, Simone! Tire isso da cabeça. O Marcelo vai pagar por tudo que fez sem necessidade alguma de vingança.
SIMONE- Eu não acredito na justiça, Zeca. A polícia prende hoje, mas amanhã tá solto de novo voltando a praticar todos os crimes cometidos antes e muitos outros.
ZECA(se aproxima e pega no seu rosto com as duas mãos)- Eu quero que você me prometa que vai esquecer essa história de vingança!
Simone fica a lhe encarar em silêncio, mas ele insiste:
ZECA- Simone, eu estou falando com você.
SIMONE(retruca após alguns segundos)- Tá.
Cena 6
(Um instrumental melancólico começa tocar ao fundo)
Em um simples apartamento próximo a periferia, Marcelo se hospeda a contragosto.
MARCELO(apalpando o colchão)- Que droga de colchão é esse? Que apartamento mais vagabundo. Mas será por pouco tempo. Daqui a pouco, essa fase ruim vai passar e eu vou poder voltar para a minha casa.
Cena 7
Na mansão, Hondina está limpando toda a sujeira. Aída, por sua vez, está subindo para o quarto e Yuri que ainda está na sala lhe acompanha, e chama-a:
YURI- Mãe.
Já no topo da escada, Aída para, volta  seu olhar para ele, e retruca:
AÍDA- Não me dirija a palavra!
YURI- Até quando a senhora vai continuar me tratando assim?
AÍDA- Eu vou te tratar assim até você virá homem de verdade e deixar toda essa loucura de lado. Enquanto isso não acontecer, esqueça que eu sou a sua mãe.
Aída segue para o seu quarto e Yuri regressa para trás. Hondina, que vira tudo aquilo, retruca:
HONDINA- Fica triste não, Yuri! Ela fala assim, mas ela te ama. Ela só não quer aceitar a sua orientação sexual. Mas com o tempo, ela vai se acostumando.
(A música "De toda cor" de Renato Luciano começa tocar ao fundo)
YURI- Dói muito ser renegado por uma mãe, Hondina. (Emociona-se) O meu coração está sangrando. Cada vez que ela me ignora ou me trata mal, eu sinto como se alguém estivesse me dando uma facada no peito. (Enxuga as lágrimas) Eu não queria que fosse assim! Eu não tô prejudicando ninguém. Eu só quero amar e ser feliz. 
Hondina se aproxima e o abraça.
HONDINA(retruca)- Eu tenho certeza que um dia ela há de entender.

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora