Cena 1
Na empresa, Zeca está analisando alguns documentos sob o auxílio de Dario.
DARIO(contente)- Estamos conseguindo sair do vermelho. Conseguimos fechar muitos contratos esse mês...
ZECA- Contratos estes, que nos renderão bastante dinheiro.
Nesse momento, Sheila bate na porta e entra com uma pequena caixa de presente.
SHEILA- Com licença! Doutor Zeca, a Simone pediu para lhe entregar isso aqui.
ZECA(retruca)- Já falei pra me chamar só de Zeca. Doutor é muito estranho.
Zeca pega a caixa, e quando abre-a acaba se deparando com um par de sapatinhos de criança de cor azul anil.
ZECA(surpreso)- Um par de sapatinhos!
Zeca volta seu olhar para Sheila, que não consegue camuflar o seu sorriso.
SHEILA- Eu vou ser titia!
ZECA- Eu vou ser pai?
DARIO- Parabéns Zeca!
ZECA(emocionado)- Eu vou ser pai...
Nesse momento, Simone adentra na sala, e diz:
SIMONE- Será o pai do nosso Zequinha!
ZECA(levanta-se e se aproxima)- Meu amor!
SIMONE- Vamos ser papais!
Zeca a beija.
Cena 2
(A música "De toda cor" de Renato Luciano começa tocar ao fundo)
Deitada a beira da piscina, Elvirinha está pegando um bronze. Logo, Yuri se aproxima timidamente.
YURI(chama-a)- Vó.
ELVIRINHA(retruca)- Oi lindo!
YURI- Eu queria conversar com a senhora.
ELVIRINHA(senta-se com os pés para dentro da piscina)- Senta aqui!
Yuri senta-se ao seu lado com os pés também para dentro da piscina.
YURI(sem jeito)- Eu quero contar uma coisa pra senhora. (Pausa) Uma coisa que eu nunca tive coragem de falar pra ninguém. (Pausa) Talvez eu seja errado. Mas ninguém consegue mudar o que sente. Eu juro pra senhora que eu tentei. Eu tentei várias vezes, mas não seria eu. Não seria eu se eu mudasse, ou fingissi uma mudança que não existe. Eu seria infeliz pro resto da vida. (Pausa. Corre a vista ao seu redor buscando coragem) Eu sou gay. Eu sou gay, vó.
ELVIRINHA(retruca)- E qual o problema nisso?
YURI- A senhora não vai me criticar?
ELVIRINHA- Ser gay não vai mudar nada em relação ao que sinto por você não, Yuri. Isso não é nenhum defeito. Não altera em nada o teu caráter, a pessoa que você é. (Pausa) Eu não sou como esses retrógrados que se dizem modernos, mas são incapazes de aceitar que cada pessoa é diferente uma da outra. Eu não me enquadro nesse mundo doente, onde cada um se diz ser perfeito. Mas o que é ser perfeito? O perfeito meu, é diferente do seu. São visões distintas. Ninguém é perfeito! Em um mundo tão diverso como esse, falta mais respeito. Falta mais amor. Falta mais empatia, palavra tão fadada, mas que poucos sabem o seu verdadeiro significado. (Pausa. Olha nos seus olhos) Gay ou não, você vai continuar sendo o meu Yuri, e eu vou te amar do mesmo jeito. O que realmente importa pra mim é a sua felicidade. (Pausa) Não existe idade, não existe mente aberta pra aceitar o diferente: precisa-se apenas de respeito.
Muito emocionado, Yuri abraça-a.
Cena 3
Anoitece.
No teatro, André está acabando de ensaiar uma peça de teatro que irá apresentar no próximo final de semana, quando então Yuri adentra no teatro timidamente. Logo, André o vê e se aproxima.
ANDRÉ- Oi.
YURI- Não vai ensaiar mais?
ANDRÉ- Não, o ensaio já acabou.
Os dois trocam olhares.
ANDRÉ(questiona-lhe olhando nos seus olhos)- Tá feliz?
YURI- Tô. Tô muito feliz. (Pausa) Eu contei pra minha vó que sou gay.
ANDRÉ- E ela?
YURI- Me surpreendeu como sempre com uma bela lição de moral.
ANDRÉ(sorrir)- Eu te amo, sabia?
(A música "Quem sabe isso quer dizer amor" de Milton Nascimento começa tocar ao fundo)
YURI(pega a sua mão timidamente e retruca)- Também te amo.
Movido por um forte sentimento, André o beija.
Cena 4
Amanhece o dia.
Em seu quarto, Yuri está limpando a sua estante onde guarda os seus livros, quando então Aída bate na porta e entra.
AÍDA(tensa)- Yuri.
YURI- Mãe.
AÍDA- Eu quero falar com você, meu filho.
YURI- Aconteceu alguma coisa?
AÍDA- Eu não tô gostando nenhum um pouco dessa sua amizade com aquele rapaz.
YURI- Por que?
AÍDA- Não sei, mas eu não gosto dele. Eu sinto que esse menino é uma péssima influência pra você.
YURI- Se a senhora veio até aqui me pedir para que eu me afaste dele, está perdendo o seu tempo.
AÍDA(nervosa)- Eu não quero você com esse rapaz, Yuri.
YURI- Do que a senhora tem medo?
AÍDA(retruca nervosa)- Eu tenho medo de...
Aída não termina a frase e Yuri questiona-lhe:
YURI- Tem medo de quê mãe? Fala! Tem medo ter um filho gay, é isso?
AÍDA- Eu não tenho preconceito! Eu apenas não quero um gay na minha família...
YURI- Eu sou gay mãe!
AÍDA(retruca nervosa)- Que conversa é essa?
YURI- Eu sou gay mãe. Eu vivi esse tempo todo tentando me esconder por medo de você, da minha família... Mas agora eu cansei! Eu cansei de viver infeliz pra agradar você e todos que me rodeiam.
AÍDA- Você tá maluco! Você é homem...
YURI- Eu sou homem, mas gosto de outro homem.
AÍDA(nervosa)- Não. Você vai casar com uma mulher e vai me dar netos...
YURI- Não mãe. Eu posso até lhe dar netos, mas com outro homem. A gente adota uma criança...
AÍDA- Eu não vou permitir essa safadeza aqui dentro da minha casa.
YURI- Eu não vou deixar de ser feliz por causa do que a senhora acha ou deixa de achar.
AÍDA(grita nervosa)- Aqui dentro da minha casa eu não vou aceitar um gay!
YURI- A senhora tá mandando eu ir embora?
AÍDA- Eu não tô mandando você embora! Eu tô falando apenas que eu não quero um gay dentro da minha casa. (Pausa) Eu vou levar você num psicólogo, meu filho. Você vai vê como uma boa terapia vai te fazer bem. Isso é uma doença...
YURI- A única pessoa que precisa de um psicólogo aqui é a senhora. Hoje mesmo eu vou embora dessa casa.
AÍDA- É aquele rapaz, num é? É aquele rapaz que está te levando pro mal caminho, num é? É aquele demônio...
YURI- O André só me abriu os olhos, mãe. Ele me fez enxergar quanto tempo eu estava perdendo por medo do que os outros iam pensar.
AÍDA(agarra em seu braço)- Olha pra mim , Yuri. Eu sou sua mãe. Eu só quero o seu bem.
YURI- Não é o que tá parecendo.
(Um instrumental melancólico começa tocar ao fundo)
Yuri se afasta, pega uma mochila que está dentro do closet e coloca algumas roupas.
YURI(retruca já com a mochila nas costas)- Quando a senhora estiver disposta a aceitar um filho gay, a senhora me procura.
Yuri se retira deixando Aída a chorar.