Penúltimo Capítulo

3 1 0
                                    

Cena 1
Cai a tarde.
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Sem notícias de Eugênia e do seu filho desde cedo, Simone está na sala de Zeca tentando ligar para ela, porém só da caixa de mensagem.
SIMONE(nervosa)- Caixa de mensagem! Só pode ter acontecido alguma coisa, Zeca. Eu vou voltar pro apartamento agora.
Simone pega a sua bolsa que está sobre a mesa e se retira.
ZECA(levanta-se)- Simone, eu vou com você, espera!
Zeca lhe acompanha.
Cena 2
(O toque de suspense continua tocando)
Já no apartamento, Simone procura por Eugênia e Zequinha por todos os cômodos.
SIMONE(chama-a)- Eugênia!
Nesse momento, Zeca adentra no apartamento entretido com o celular tentando falar com Eugênia. Simone regressa a sala muito nervosa.
SIMONE- Eles não estão aqui!
ZECA- O porteiro! Vamos vê com o porteiro se ele sabe de alguma coisa.
Simone e Zeca descem até a portaria, onde encontram o porteiro.
SIMONE- Boa tarde! O senhor viu a Eugênia com o meu filho hoje?
PORTEIRO- A dona Eugênia saiu logo cedo com o menino e até agora não voltou.
SIMONE(retruca aflita)- Meu filho! Só pode ter acontecido alguma coisa, Zeca.
Cena 3
Na mansão, Hondina já está abrindo a porta para Simone e Zeca, que adentram aflitos.
SIMONE- A Eugênia sumiu com o meu filho, Hondina.
HONDINA(retruca após fechar a porta)- Como assim?
ZECA(retruca nervoso)- Ela sumiu, Hondina. Não atende celular... Simplesmente desapareceu.
Hondina se aproxima, e diz:
HONDINA- Liguem pra polícia!
Nesse momento, o celular de Simone toca e ela pega-o na bolsa, e diz ao vê o nome na tela:
SIMONE- É a Eugênia!
ZECA- Atende!
SIMONE- Eugênia, aonde você se meteu com o meu filho?
Em um galpão abandonado, Marcelo responde-a:
MARCELO- Oi querida! O menino está comigo.
SIMONE- Quem é você?
MARCELO(solta uma risada e retruca)- Marcelo Golveia!
SIMONE(desesperada)- Seu desgraçado! Me devolva o meu filho. Me devolva o meu filho, seu desgraçado.
MARCELO- Eu vou devolver, mas só depois que tiver três milhões de dólares na minha mão.
ZECA(questiona-lhe ansiando uma resposta)- Quem é?
SIMONE(retruca aflita)- O desgraçado do Marcelo está com o nosso filho!
ZECA- Quê? Deixa eu falar com ele.
Zeca toma o celular das mãos de Simone, e diz:
ZECA- Devolva o meu filho, seu desgraçado! Eu vou acabar com você...
MARCELO- Só depois que eu tiver três milhões de dólares na minha mão.
ZECA- Eu não vou te dar um centavo...
MARCELO- Então, eu sinto muito, mas o seu filhinho vai morrer.
ZECA- Seja homem, seu covarde! O seu negócio não tem nada haver com o meu filho...
MARCELO- Eu quero três milhões de dólares até amanhã à tarde na minha mão, ou então eu mato esse moleque. Ah, e não tente bancar o esperto. Se você envolver a polícia no meio, eu dou cabo desse moleque sem pensar duas vezes.
ZECA- Desgraçado!
Marcelo retruca para Eugênia, que está ao fundo brincando com Zequinha.
MARCELO- Trás ele aqui, Eugênia.
De imediato, Eugênia se aproxima.
MARCELO(continua)- Belisca o moleque para o papaizinho ouvi-lo.
EUGÊNIA(retruca tensa)- Beliscar?
MARCELO- Assim criatura!
Marcelo belisca Zequinha, que imediatamente começa a chorar.
ZECA- Covarde! Como se atreve fazer isso com uma criança? Seu desgraçado!
MARCELO- Ouve o chorinho do seu filho, que pode ser a última vez que você está ouvindo.
ZECA- Você não vai fazer nada com o meu filho...
MARCELO- Três milhões de dólares é o meu preço!
Muito nervosa, Simone toma o celular das mãos de Zeca, e diz:
SIMONE- Se você encostar um dedo no meu filho, eu te mato! Eu juro que eu te mato.
Marcelo solta uma risada e desliga.
SIMONE- Eu mato você, seu desgraçado! Eu mato você, você tá me ouvindo? Alô! (Ao perceber que ele desligou) O desgraçado desligou. Eu vou ligar pra polícia...
ZECA- Não. Você não pode fazer isso. Se envolvermos a polícia, aquele maluco mata o nosso filho.
Cena 4
De volta ao galpão, Marcelo está gargalhando. Eugênia, por sua vez, está com Zequinha muito nervosa.
MARCELO- Estão todos comendo na palma da minha mão...
EUGÊNIA- Mas o senhor não seria capaz de fazer nada com o menino, né?
MARCELO(retira o revólver da cintura e retruca)- Quem disse isso? Eu vou pegar o dinheiro, e em seguida mato esse capetinha aí.
Eugênia volta seu olhar imediatamente para o seu revólver.
Cena 5
Anoitece.
De volta a mansão, todos estão reunidos muito nervosos ansiando uma nova ligação de Marcelo. Elvirinha, por sua vez, interfere:
ELVIRINHA- Vocês tem que comunicar a polícia! O Marcelo é um louco. Ele pode fazer algum mal pro menino.
ZECA- Não mãe. Eu vou resgatar o meu filho sem envolver a polícia no meio. O Marcelo foi bem claro quando falou que se eu envolvessemos a polícia, ele mataria o Zequinha. Eu não vou colocar a vida do meu filho em risco.
SIMONE- Se aquele desgraçado fizer algum mau para o meu filho, eu o mato.
Cena 6
Amanhece o dia.
As horas se passam, e finalmente Marcelo entra em contato com Zeca por telefone.
Estão em cena Simone, Aída, Hondina, Dario, Elvirinha e Desio.
MARCELO- Oi, irmãozinho gêmeo!
ZECA- Cadê o meu filho?
MARCELO- Eu espero que você tenha conseguido o meu dinheiro. O prazo que te dei está se esgotando.
ZECA- Eu já consegui o dinheiro! Eu vou te dar o que você está pedindo. Eu não comuniquei a polícia. Eu estou jogando limpo com você e espero que você cumpra a sua palavra. Eu te dou o dinheiro e você me entrega o meu filho.
MARCELO(solta uma risada e retruca)- Daqui a meia hora na estação ferroviária abandonada na saída da cidade. Ah! E não tente nenhuma gracinha. Você não sabe do que eu sou capaz. Qualquer deslize, eu mato o moleque.
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Marcelo desliga.
SIMONE(questiona nervosa)- E então, como está o meu filho? O que ele disse?
ZECA- Eu vou me encontrar com o Marcelo!
SIMONE- Aonde?
ZECA- Na estação ferroviária abandonada na saída da cidade.
SIMONE(se aproxima)- Eu vou com você!
ZECA- Não Simone! Eu vou sozinho.
ELVIRINHA- É muito perigoso meu filho! O Marcelo é completamente maluco.
ZECA- Eu vou sozinho mãe. Eu não vou colocar a vida do meu filho em risco.
Cena 7
No galpão abandonado, Marcelo põe em prática o seu plano com o apoio de Eugênia, essa por sua vez, está com Zequinha no colo muito nervosa.
MARCELO- Eu vou me encontrar com o Zeca, e pegar o meu dinheiro. Você vai ficar aqui com o moleque. Quando eu tiver com o dinheiro na mão e seguro, eu entro em contato com você. Daí você vai ao meu encontro pra pegar a sua parte e eu dá cabo da vida desse capetinha.
EUGÊNIA- Mas como vão te dar o dinheiro sem vê o menino?
Marcelo vai até uma mala que está ao seu lado, e retira um boneco idêntico a Zequinha.
MARCELO- Eu sou esperto, Eugênia.
Marcelo o cobre com um edredom, retira o seu revólver da cintura, beija-o e se retira convicto do sucesso do seu plano. Enquanto isso, Eugênia fica com Zequinha nos braços, e um sentimento materno acaba aflorando em seu peito.
EUGÊNIA- Ele não vai fazer nada com você Zequinha, porque eu não vou deixar. (Pausa) Meu filho.
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Marcelo se retira de carro, e sem pensar duas vezes, Eugênia deixa o galpão as pressas com Zequinha.

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora