Chegando em casa

10 2 0
                                    

Cena 1
Já em casa, Silene está cuidando dos ferimentos de Zeca.
ZECA(se estremece)- Aí!
SILENE- Calma Zeca!
ZECA- Tá ardendo muito dona Silene!
SILENE- Eu tô terminando. O negócio foi feio, Zeca. Aqueles bandidos quase te mataram.
ZECA(se levanta)- Chega dona Silene! Tá doendo muito.
SILENE- Você precisa cuidar disso...
ZECA- Eu preciso fazer uma ligação.
Zeca pega o seu celular que está sobre a estante e liga para Islene, que não demora a atender.
ZECA(assim que ela atende)- Eu preciso falar com você! (pausa) Ok.
Zeca desliga.
SILENE- Com quem você estava falando?
ZECA(se aproxima tenso)- Eu não tive escolha, dona Silene. Eu vou fazer isso pela minha própria sobrevivência.
SILENE- Do que você tá falando Zeca?
ZECA- Um dia a senhora vai entender. Eu vou sair agora...
SILENE- Você vai sair assim todo ferido?
ZECA- Eu preciso resolver umas coisas.
Zeca se retira e Silene questiona:
SILENE- Zeca, aonde você vai menino? Mas...
Cena 2
Na sala de Marcelo, Aída assume obrigada o seu lugar e fica a frente dos negócios da família, mesmo sem experiência alguma. Ao seu lado, Sheila lhe auxilia com alguns documentos.
AÍDA(nervosa)- Eu estou completamente perdida Sheila! Eu nunca mexi com nada disso.
SHEILA- Eu conheço um amigo que pode ajudar a senhora. Ele acabou de chegar da Europa e é formado em administração.
AÍDA- Então, chame-o imediatamente. Eu pago muito bem.
SHEILA- Eu vou ligar pra ele agora mesmo.
Cena 3
Em seu apartamento, Islene recebe Zeca.
ISLENE- Eu sabia que você vinha.
Zeca entra e Islene fecha a porta.
ZECA- Eu sei que eu vou me arrepender muito por isso, mas eu não tenho escolha. Eu estou num beco sem saída.
ISLENE(se aproxima)- Você não vai se arrepender de nada. Você vai se tornar um homem de posses. (pausa) Eu vou te transformar no verdadeiro Marcelo Golveia.
Cena 4
(O instrumental de Bajofondo " pa' Bailar" começa tocar ao fundo)
Ainda em seu apartamento, Islene começa cortar os cabelos de Zeca, fazer a sua barba e transformá-lo no verdadeiro Marcelo Golveia.
ISLENE- O Marcelo era um homem sofisticado, com uma pronúncia corretíssima... (pausa.  Ensinando-lhe postura) Coloca a barriga pra dentro e se solta. Ainda está andando muito duro... Leveza! Leveza!
Apesar das dificuldades, com o decorrer dos dias Zeca acaba aprendendo a se portar como Marcelo.
Cena 5
Uma semana depois...
Em seu apartamento, Islene está sentada no sofá a conversar com Zeca, esse por sua vez, andando de um lado pro outro muito nervoso.
ISLENE- É hoje! Chegou o grande dia da volta de Marcelo Golveia para o seio da sua família.
ZECA- Isso não vai dar certo, Islene. Eles vão perceber a diferença entre a gente. Eu posso ser preso...
ISLENE(levanta-se e começa andar a sua volta)- Ninguém vai perceber nada. Você é idêntico ao Marcelo Golveia. Agora só precisa fazer tudo como combinamos. Você vai dizer que conseguiu pular do carro e um caminhoneiro te ajudou. Você ficou muito ferido, mas a mãe do tal era curandeira e através dos seus conhecimentos salvou a sua vida. Está tudo perfeito! Hoje mesmo você bota a mão em todo o dinheiro dos Golveia.
Cena 6
Na Construtora, Aída está na sala de Marcelo vendo alguns documentos, quando então Sheila bate na porta e entra acompanhada de Dario.
SHEILA- Com licença dona Aída! Esse é aquele amigo que lhe falei.
Aída volta o seu olhar imediatamente para ele, e não consegue disfarçar o quão a sua presença mexeu consigo.
AÍDA(surpresa)- Dario!
DARIO(retruca sorridente)- Aída!
SHEILA- Vocês já se conhecem?
DARIO(retruca olhando para Aída)- É uma longa história!
Assim, os dois ficam a se olhar por alguns instantes com as memórias de um passado que não morreu.
SHEILA- Já que se conhecem, eu vou deixá-los a sós. Com licença!
Sheila se retira.
AÍDA(levanta-se e desfaz o impasse)- Que surpresa! Eu não esperava que fosse você.
DARIO(se aproxima)- Surpresa minha também. Quanto tempo num é Aída?
AÍDA- É.
DARIO- E por pouco não somos marido e mulher.
AÍDA(sem jeito)- A vida é cheia de altos e baixos.
DARIO(solta uma risada)- Se não fosse o Marcelo, eu tinha casado com você. Mas ele veio e te carregou de mim.
AÍDA(sem jeito)- Eu tô sem saber o que dizer...
DARIO- Não fala nada então. (após uma troca de olhares) A Sheila falou que você estava precisando de ajuda.
AÍDA- É. Eu nunca lhe dei com nada disso e agora tô sem sem saber o que fazer.
DARIO(se aproxima da sua cadeira)- Posso?
AÍDA- Claro.
Dario senta-se em sua cadeira e começa folhear os documentos.
DARIO- Eu vou te ensinar tudo...
Cena 7
Em seu quarto, Yuri chora recolhido a cama se culpando pela morte do seu pai, quando então chega uma notificação no seu notebook. De imediato, ele pega-o e abre a mensagem do seu amigo virtual André, que diz: Oi, tudo bem? Não falou mais comigo. Aconteceu alguma coisa?
Yuri sorrir e digita: Oi, tudo indo. O meu pai morreu recentemente. Estou péssimo!
Cena 8
Cai a tarde.
(A música "Flor do Ipê" de Marisa Monte começa tocar ao fundo)
Após ajudá-lhe com os documentos, Dario está saindo do escritório com Aída.
AÍDA- Você já faz parte da nossa equipe Dario. Está contratado pela Construtora Golveia.
DARIO(brincando)- Era o mínimo que você podia fazer por mim depois de um dia inteiro analisando documentos.
Dario solta uma risada, o que chama a atenção de Sheila, que já está arrumando as suas coisas para ir embora pra casa.
SHEILA(questiona)- Pelo visto a senhora conseguiu desenrolar os documentos dona Aída?
AÍDA(retruca)- Graças ao Dario que me ajudou. Bem, agora eu vou indo que hoje eu não vim de carro. Vou ter que pegar um UBER...
DARIO- Imagina. Eu tô de carro! Eu deixo você em casa.
AÍDA- Imagina! Não precisa se incomodar.
DARIO- Eu faço questão. Vamos!
Dario segue na frente e Aída retruca acompanhando-lhe:
AÍDA- Você pelo visto continua o mesmo cabeça dura de sempre.
Sheila solta uma risada e resmunga:
SHEILA- Aí tem viu! Ah, se tem!
Cena 9
Anoitece.
De volta ao apartamento de Islene, Zeca se prepara para ir pra casa dos Golveia.
ISLENE- Chegou a hora Zeca, ou melhor dizendo, Marcelo Golveia. Eu vou indo pra mansão. Faça tudo como combinamos.
ZECA- Eu estou muito nervoso!
Islene solta uma gargalhada.
Cena 10
Já em casa, Sheila prepara a sua janta, quando então ouve o soar da campainha. De imediato, ela segue abrir a porta e para a sua surpresa acaba dando de cara com Simone.
SHEILA(surpresa)- Simone!
SIMONE- Cheguei Sheila. Cheguei pra ficar.
Cena 11
Dario está deixando Aída em casa.
DARIO(abre a porta do carro pra ela descer)- Tá entregue!
AÍDA(desce)- Obrigada Dario! Muito obrigada mesmo. Agora você entra comigo pra gente jantar...
DARIO- Eu queria muito Aída, mas hoje não vai dar. Eu tenho um compromisso agora. Fica pra uma próxima.
AÍDA- O convite foi feito.
Os dois trocam olhares por alguns instantes.
AÍDA(sem jeito)- Eu vou entrar. Boa noite Dario, e mais uma vez obrigada.
Aída segue pra mansão e Dario fica a lhe observar em silêncio.
Cena 12
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
Chegado o grande momento, Zeca desce do apartamento de Islene, pega um UBER e segue pra mansão.
Cena 13
Já na mansão, Aída, Islene e Yuri estão jantando.
AÍDA- Eu nunca pensei que fosse tão difícil orquestrar uma empresa, mas felizmente a Sheila me indicou um conhecido que me ajudou muito.
ISLENE- Você vai conseguir querida!
AÍDA(para Yuri)- Yuri, um calor desse e você de blusa de frio. Tira essa blusa meu filho. Você vai cozinhar!
Nesse momento, ouve-se o soar da campainha.
YURI(retruca pra sua mãe)- Eu tô bem mãe.
(Um toque de suspense começa tocar ao fundo)
De imediato, Hondina que está na cozinha segue abrir a porta, que por sua vez toma um grande susto.
HONDINA(ao abrir a porta)- Meu Deus! Seu Marcelo! O senhor tá vivo?
Logo, Zeca, ou melhor dizendo, Marcelo entra e segue pra cozinha muito nervoso para surpresa de Aída e Yuri, que não acreditam no que veem.
AÍDA(ao vê-lo)- Marcelo!
YURI- Pai!
Islene simula surpresa e todos ficam se encarando.

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora