Explicação

7 1 0
                                    

Cena 1
Ainda pasmos com a presença de Marcelo (Zeca), Aída questiona:
AÍDA(levanta-se)- Você tá vivo Marcelo? Mas como pode?
Hondina regressa até a cozinha ainda pasma.
YURI(sorrir aliviado)- Graças a Deus que você está vivo pai.
AÍDA(aproxima-se)- Como você conseguiu sobreviver aquele acidente?
ZECA- Foi difícil, mas eu consegui. A vida me deu uma segunda chance.
ISLENE(retruca)- Você não imagina o quanto sofremos pensando que você estivesse morrido, Marcelo. É uma alegria imensurável vê-lo com vida.
ZECA- Eu tô vivo. Eu fui resgatado por um caminhoneiro, que me levou para casa e lá fiquei sob os cuidados da mãe dele, uma curandeira. Ela me devolveu a vida.
AÍDA(abraça-o)- Que história! Eu sofri muito pensando que você tivesse morrido.
Muito tenso, Marcelo (Zeca) corresponde friamente o abraço de Aída.
HONDINA(pasma)- Eu não sei o que dizer.
Zeca e Islene trocam olhares.
Cena 2
De volta ao apartamento, Sheila e Simone conversam enquanto tomam uma xícara de café com pão, queijo e presunto.
SHEILA- Você não me avisou que chegaria hoje Simone. Eu não tava te esperando, por isso não preparei nada.
SIMONE- Não se preocupa Sheila. Eu não quero te dar trabalho, por isso cheguei sem te avisar.
SHEILA- Você não ia e nem vai me dá trabalho coisa alguma. Vai ser é bom ter você aqui comigo...
SIMONE- Quem sabe eu não consigo colocar juízo nessa sua cabeça de vento, né?
SHEILA(solta uma risada)- Quem sabe. (pausa) Mas vem cá amiga, que crueldade que fizeram com o Herculano, né? O cara tão jovem, com a vida inteira pela frente...
SIMONE(séria)- Covardia Sheila. Quem fez isso com ele agiu na maior falsidade, e eu sei que foi o tal amigo dele.
SHEILA- Será amiga?
SIMONE- Foi sim, Sheila. Mas eu vou vingar a morte dele. Quem matou o Herculano vai pagar muito caro. Escreve o que eu tô te dizendo.
Cena 3
Completamente perdido no casarão, Zeca está no quarto de Marcelo encantado com o tamanho e os detalhes do mesmo. Logo, ele abre o closet e se depara com uma infinidade de roupas e calçados.
ZECA- Meu Deus! Pra quê tudo isso? É roupa e calçado que não acabam mais.
Nesse momento, Aída adentra no quarto. Zeca se assusta.
AÍDA- Você não imagina como foi difícil orquestrar aquela empresa todos esses dias. Hoje eu entendo como isso é cansativo pra você.
ZECA(tenso)- É.
AÍDA- Foi por isso que eu contratei o Dario pra me ajudar. Na verdade ele começou hoje. Agora que graças a Deus você voltou, talvez não precise mais do trabalho dele, mas se eu fosse você ficaria com ele na empresa, tendo em vista o falecimento do Jorge. Ele é competente e iria te ajudar muito.
ZECA(retruca)- Tá bem.
AÍDA- Tá tudo bem? Você me parece tão diferente. Parece até outra pessoa. Tá tão tenso...
ZECA- Eu tô ótimo! Eu vou dormir.
Zeca vai saindo do quarto, porém Aída retruca:
AÍDA- Aonde você vai?
ZECA(confuso)- Eu...
AÍDA- Não vai dormir aqui comigo?
ZECA- É, vou.
AÍDA- Então vem!
Muito tenso, Zeca se deita na cama e se cobre com o lençol. Todavia, Aída fica muito intrigada com o seu comportamento.
Cena 4
(A música "Fogo e gasolina" de Roberta Sá e Lenine começa tocar ao fundo)
Em sua cama, Islene está gargalhando da cara de espanto da sua prima Aída e de toda família ao vê Zeca.
ISLENE- Cambada de otários! E o Zeca, completamente perdido.
Cena 5
Amanhece o dia.
Já de pé, Zeca desce até a sala ainda muito perdido e fica correndo a vista por cada canto.
ZECA(resmunga)- Aonde que eu vim parar!
Sem rumo, ele abre a porta e segue pro jardim, onde se senta ao lado da piscina e fica observando o sol e a vista a sua volta. Não demora muito, Chico que também acabara de chegar na mansão se aproxima.
CHICO(chama-o)- Seu Marcelo.
ZECA(retruca rapidamente assustado)- Oi.
CHICO- Eu fiquei muito feliz que o senhor sobreviveu.
ZECA- Obrigado.
CHICO- Deus deu pro senhor uma segunda chance. Aproveite pra fazer tudo diferente agora. São poucas pessoas que têm o direito de uma segunda chance na vida, por isso valorize-a. É um conselho de um pai. Não fique zangado comigo. Eu só quero o bem do senhor. Um bom dia pro senhor. Eu vou cuidar do meu jardim.
Chico se retira.
ZECA(resmunga)- Se a vida me desse uma segunda chance...
Cena 6
Na cozinha, Hondina está preparando o café da manhã, quando então Chico vem chegando.
CHICO- Bom dia Hondina!
HONDINA- Bom dia seu Chico!
CHICO- O seu Marcelo tá lá na piscina...
HONDINA(retruca imediatamente)- Na piscina? Valha, o que deu nele? Não está se arrumando pra ir pra empresa?
CHICO- Sabe Hondina, eu achei o seu Marcelo tão diferente...
HONDINA- Diferente como Chico?
CHICO- O olhar Hondina. Ele parece perdido.
HONDINA- Esse acidente deve ter mexido muito com ele. Ele viu a morte passar na sua frente. Tomara que isso tenha lhe servido de lição Chico. Tomara que ele aproveite essa segunda chance que a vida lhe deu para se tornar uma pessoa melhor. Ele já fez tanto mal a essa família, principalmente ao Yuri.
Cena 7
Sheila está saindo para o trabalho, enquanto Simone está sentada a mesa terminando o seu café da manhã.
SHEILA- Beijos amiga! Vou indo pra empresa que eu já estou atrasadissíma.
SIMONE- Vai lá gata! Bom trabalho.
Sheila se retira, e imediatamente Simone se levanta, vai até o seu notebook que está no sofá, abre-o e pesquisa por Marcelo Golveia. Na primeira página, ela depara-se com a notícia que ele está vivo.
SIMONE(comemora)- Deus é justo! Esse maldito não podia morrer antes da minha vingança.
Cena 8
Zeca regressa a mansão, onde já encontra Aída de pé descendo as escadas pronta pra malhar.
AÍDA- Ainda de pijama Marcelo? Não vai pra empresa hoje?
ZECA(retruca)- Empresa?
AÍDA- Sim. Você não vai trabalhar?
ZECA- É, eu vou.
AÍDA- Então vai se arrumar.
Aída segue para a academia e Zeca sobe pro quarto perdido.
(O instrumental "Bajofondo" começa tocar ao fundo)
ZECA- E agora, o que eu faço?
Sem perder tempo, Zeca tira a roupa, vai pro banheiro e toma um banho. Em seguida, ele se enxuga, se enrola na toalha e segue para o closet, onde fica completamente perdido.
ZECA- Agora escolher uma roupa!
Cena 9
(O instrumental continua tocando)
Após alguns minutos, ele vem descendo as escadas já pronto e segue direto para a rua, onde pega um UBER que já está a sua espera.
ZECA(para o UBER)- Bom dia!
Cena 10
(O instrumental continua tocando)
Minutos depois, Zeca chega na Construtora e não consegue disfarçar o encanto para com tal lugar.
ZECA(resmunga olhando cada canto)- Que lugar é esse!
Admirando cada canto, ele segue caminhando, até que então chega em frente a sala de Marcelo, que agora lhe pertence. Sheila, que por sua vez, já se encontra em seu posto diz ao vê-lo:
SHEILA- Seja bem-vindo de volta doutor Marcelo!
ZECA(retruca olhando cada canto)- Obrigado. (aponta para a porta da sala) A minha sala?
SHEILA(retruca ignorando a sua pergunta)- Sim.
De imediato, ele entra na sala correndo a vista por cada lugar e encosta a porta. Em seguida, coloca a pasta sobre a mesa e senta-se na cadeira que outrora era ocupada pelo verdadeiro Marcelo Golveia.
ZECA(resmunga)- Bem-vindo a sua sala José Ribamar dos Santos!

em seu lugar Onde histórias criam vida. Descubra agora