Ana Caetano
Assim que chego em casa tiro meus sapatos e sento no sofá. Toco no meu bolso e não sinto meu celular. Por um momento fico apavorada mas segundos depois bufo ao lembrar que ele ficou na casa de Clarissa.
Fecho meus olhos e relaxo - por um instante -, até escutar batidas na porta. Ugh, quem será? Me levanto e vou até a entrada, vejo pelo olho mágico Julia do outro lado, reviro os olhos e abro a porta.
— Não sabia que você vinha... — falo.
— Também, você não atende o telefone! — ela entra, empurrando meu ombro levemente quando passa.
— Tô sem meu celular.
— Hmm... — a mulher se senta no sofá.
— E então, por que a visita?
— Te fazer companhia!?
— Não preciso disso hoje, obrigada. — continuo com a porta aberta, na esperança de que ela vá embora logo, mas Julia continua no mesmo lugar.
Ela fala de como foi o seu dia, ignorando o fato de eu ainda estar em pé ao lado da porta aberta. Me seguro para não revirar os olhos em sua frente e me sento ao seu lado, fingindo prestar atenção no que ela falava. Depois de minutos sem falar nada — por falta de oportunidade —, abro a boca pela primeira vez.
— Quer ir pro quarto? — ela apenas se levanta e anda em minha frente em direção ao cômodo.
[...]
Me desperto ao sentir Julia saindo da cama, mas finjo que ainda estou dormindo. A escuto abrindo a porta e... não, não pode ser. Será?
— É que ela esqueceu o celular quando foi pra São Paulo e eu vim devolver.
— E você é...? — Julia pergunta.
— Vitória. Uma... amiga bem próxima dela. — ela dá ênfase no "bem", rio levemente e volto a prestar atenção na conversa.
— Ah tá... E então? Cadê?
— Cadê o quê?
— O celular?!
— Bom, se você me deixar entrar e falar diretamente com a Ni... Ana, eu devolvo para ela. — Vitória dá ênfase novamente na última frase.
— Ela tá no quarto. — escuto seus saltos se aproximando do cômodo em que estou. Não seria um problema eu estar nua, se Julia não estivesse vestindo apenas um moletom meu.
Me levanto rapidamente e visto o primeiro vestido que encontro. Assim que me sento na cama, a vejo chegar na porta. Me viro em sua direção.
— Oi Ni... Ana. — ela sorri de canto, entrando no quarto.
— Oi, Vi. Não sabia que você ia vir aqui. — o apelido sai sem querer, enquanto Vitória se senta ao meu lado.
— Também né, sem o celular, como eu ia te avisar?! — ela tira o aparelho de dentro da sua bolsa preta.
Ela está vestindo uma calça jeans com um cropped branco, e de maquiagem, apenas batom vinho nos lábios. Vitória me entrega o aparelho e eu a agradeço.
— E então... quem é... aquela? — ela pergunta, meio sem jeito.
— É só uma amiga.
— Que dorme na sua casa, ambas acordam nuas e que usa suas roupas? — engulo a seco, e desvio o meu olhar.
— E o que você tem a ver com isso? — olho no fundo dos seus olhos, e vejo que mesmo tentando não demonstrar, ela se chateou.
— Verdade. O que eu tenho a ver com isso, não é mesmo? — fico em silêncio ao perceber que sua voz se alterou. — Você simplesmente me deu as costas e foi embora. Sem me dizer nada!
— Bem, não foi fácil pra mim escutar tudo aquilo vindo da sua mãe. Primeiro, eu ganho pouco; segundo, eu não posso ser o amor da sua vida pelo simples fato de seu uma mulher. Você queria que eu permanecesse do seu lado como se nada tivesse acontecido?!
— Uau. — Julia entra no cômodo. — Que amiga vocês são... Desculpa se eu atrapalhei alguma coisa.
— Não. Não atrapalhou nada. Eu já estava de saída, só vim devolver o celular dela mesmo. — Vitória se vira e vai embora, em olhar para trás e nem se despedir. Meu coração aperta ao me lembrar da última vez que isso aconteceu.
Permaneço em silêncio, ainda absorvendo o que aconteceu nos últimos minutos. Julia me abraça por trás, e eu desabo em lágrimas.
— Shhh... Vai ficar tudo bem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor de verão
Roman d'amourAna Clara Caetano, mora em Araguaína, é filha da dona de um pequeno hotel e um pai que trabalha na sua própria cafeteria. Vitória Falcão, mora em São Paulo, filha de uma estilista conhecida por todo o mundo e de um empresário. Vitória foi com os p...