12 - Le Mabidel

64 10 11
                                    

O mês de janeiro se aproxima e, com ele, o início das aulas de gastronomia na Le Cordon Bleu. Bianca está em êxtase, mas ao mesmo tempo, a sensação de que está vivendo um sonho quase irreal a acompanha. Ela mal pode acreditar que o seu grande objetivo está prestes a se concretizar, e a empolgação com essa nova fase em sua vida a faz se esquecer de Julien pelo menos um pouco.

Os dias se passam rapidamente, e Bianca se prepara com dedicação e entusiasmo para ingressar na renomada escola de culinária. As emoções estão à flor da pele, e ela compartilha essa felicidade com sua amiga Delphine, que a apoia e incentiva em cada passo.


Cada aluno da escola recebe uma maleta ao se matricular, contendo utensílios básicos da gastronomia - como facas e espátulas de silicone -, junto com seus uniformes brancos e calça preta, que ostentam o logotipo da Le Cordon Bleu no dólmã.

Bianca chega até a sala de aula - que se parece a uma sala comum, exceto pela cozinha ao invés de uma lousa - e vê todos os seus colegas vestidos como ela. Durante a apresentação dos alunos, revelam-se pessoas de diferentes origens: Itália, Portugal, Estados Unidos e até outra brasileira como Bia, com quem ela planeja imediatamente fazer amizade.

O professor, Chef Ludovic - um homem com uma silhueta consideravelmente avantajada - é animado e muito simpático, além de inegavelmente nascido na França, como seu sotaque carregado denuncia de cara. Ele deseja um bom dia a todos e começa a explicar como será o curso:

- Bienvenue!* Fico muito feliz em tê-los aqui. Para que possam se situar, saibam que primeiramente estudaremos muito conteúdo teórico e não adianta torcerem o nariz pra mim. - Ele sorri abertamente. - Essa parte será fundamental para que vocês saibam o porquê de cada receita ser feita da forma que é, além de ser importante para desenvolverem habilidades e noções básicas de culinária.

Bia fica desapontada, pois é do tipo que gosta de aprender fazendo.

- Mas, Chef, je suis un excellent cuisinier!* - Ludovic imita uma voz, como se fosse um aluno, dramaticamente levando uma mão ao peito. - Mas é claro que vocês são, senão não estariam aqui! Porém, até hoje vocês trabalharam por instinto e instinto é importante em uma cozinha, mas sozinho não basta. Eu ensinarei a vocês todos os processos físicos e químicos envolvidos em cozinhar e vocês aprenderão a manipular esses processos para obter resultados perfeitos em seus pratos. Depois da teoria, começaremos as aulas práticas.

Sentada na primeira carteira, Bia sente um imenso prazer por estar ali. Por outro lado, seu coração dói em saber que nunca poderá compartilhar sua felicidade com sua mãe, que sempre a incentivou a nunca desistir de seus sonhos.

Uma mistura de sentimentos faz doer seu peito, e para complementar seu mal estar, sente um nó dominar sua garganta e vontade de chorar, mas segura ao máximo, pois ninguém pode lhe ver chorando logo no primeiro dia de aula.

A aula termina ao meio-dia e ela encontra sua amiga Del no pátio interno, que fica aos fundos do prédio. Muito feliz em ver Bia ali, a francesa é capaz de animá-la novamente com sua empolgação e vão embora juntas.

Não devo ficar triste, hoje é um dia especial, pensa, enquanto caminha com o braço enganchado com a amiga.

Enquanto isso, Julien aproveita um dia de folga e toma uma decisão importante: ir até a casa de Désiré com o objetivo de iniciar a difícil conversa sobre o divórcio. Ele sabe que precisa encerrar de uma vez por todas esse relacionamento conturbado para seguir em frente com sua vida.

Ao chegar ao prédio, Julien aperta o interfone e espera ansiosamente por uma resposta. A voz que responde é de Aveline, a fiel amiga e confidente de Désiré.

A jornada de uma estrangeira Onde histórias criam vida. Descubra agora