Grécia antiga: o berço da ciência e da democracia

187 6 1
                                    

As civilizações grega e romana são conhecidas também como civilizações clássicas, pois deram a base para uma série de princípios que seriam herdados pelo mundo ocidental.

Basta lembrarmos do Renascimento Artístico e Cultural dos séculos XIV o XVI, a qual propôs a retomada dos valores antigos em oposição ao “período das trevas” medievais. A civilização grega tem o mérito de desenvolver a Filosofia, na qual os homens adquirem uma consciência de sua capacidade de transformação da natureza e do mundo à sua volta. O pensamento filosófico grego inaugura o racionalismo ocidental. Lembremos, por exemplo, os nomes de Aristóteles e Platão. Ademais, o teatro grego também teria uma influência inegável na dramaturgia ocidental.

Politicamente, os gregos inauguraram o regime político representativo, ou seja, as bases daquele sistema que chamaríamos hoje de democrático. É necessário, entretanto, lembrar que na Antiguidade clássica a escravidão era uma instituição aceita socialmente. O sistema representativo grego era extremamente limitado e o esplendor filosófico e artístico grego somente foi possível graças ao trabalho escravo que garantia a ociosidade de uma elite governante.

A Grécia Antiga ia muito além do atual território do Estado grego, e chegou a ser incorporada ao Império de Alexandre e ao Império Romano. O seu território se localizava na Península Balcânica, onde a região apresentava um relevo montanhoso e o seu litoral era bastante recortado, com isso, facilitando o comércio marítimo, mas, também, o isolamento político entre as regiões.

PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (Século VIII – VI a.C.)

Período recebeu uma forte migração indo-europeia (Aqueus em 2000 a.C.; Eólios em 1700 a.C.; Jônios em 1500 a.C.). Com isso, formou-se a famosa sociedade creto-micênica e, sendo assim, iniciou a formação da língua e da religião grega. As principais cidades que surgiram foram Micenas, Cnossos e Tróia. No aspecto político, constituiu-se uma talassocracia. O período acabou quando os dórios (outro povo indo-europeu) invadiu a Grécia e destruiu a sociedade creto-micênico. Consequentemente, causando a 1ª Diáspora grega (séc. XII – X a.C.) e levou a dispersão da população creto-micênica pelo interior e litoral da península.

PERÍODO HOMÉRICO (Século XII – VIII a.C.)

Formação das comunidades gentílicas ou genos, que eram comunidades familiares, ou seja, propriedade coletiva das terras, onde os líderes eram os paters (patriarcas). Até o Século IX a.C. houve um forte crescimento populacional, com isso, provocando graves consequências como escassez de terras, expansão do comércio e do artesanato e declínio da agricultura coletiva; formação da Propriedade privada da terra;  Paters/Eupátridas (bem nascidos) = donos de terra; expansão da escravidão por dívidas; Expansão para novas terras no sul da Itália (Sicília).

A concentração fundiária provocou o início da colonização grega e produziu a 2ª Diáspora Grega, que significou uma política expansionista (imperialista) e o fim do Período Homérico.

PERÍODO ARCAICO (Século VIII – VI a.C.)

Neste período ocorreu a formação da polis (cidade-estado), que tinha como características a autonomia política, econômica e militar. O surgimento de cidades-estados se deu pelo isolamento geográfico, mas que não impediu que tivessem a mesma cultura (língua/religião), pois se originou dos creto-micênicos. Cada polis tinha como organização espacial a seguinte ordem: Espaços públicos: ágora (praça) / acrópole (templos); espaços privados: propriedades. As maiores cidades-estados eram Atenas e Esparta.

ATENAS

Fundada pelos Jônios na região da Península de Ática e sua evolução populacional levou a uma grande transformação social. A sociedade ateniense era organizada em Eupátridas (proprietários das melhores terras, bem nascidos), Demiurgos (comerciantes), Georgóis (proprietários das piores terras), Thetas (sem terras, maioria da população) e Escravos (oriundos das dívidas).

TEMAS HISTÓRICOS - (Para ENEM e Vestibulares)Onde histórias criam vida. Descubra agora