Uma breve introdução

109 4 40
                                    

Disclaimer

Os personagens de Gintama não me pertencem, mas ao seu criador, Sorachi Hideaki, mas os personagens originais inseridos na história, assim como o enredo, pertencem a mim. Plágio não será tolerado, será devidamente denunciado, para assim ter a punição merecida.

Um pouco sobre Gintama

Gintama é um mangá que tem como autor Sorachi Hideaki. Foi publicado na revista Shounen Jump entre 2003 e 2018, finalizando na revista Jump Giga. O anime atualmente tem 367 episódios no período entre 2006 e 2018, além de dois longas animados e dois longas e alguns episódios em live action. A parte final do mangá foi adaptada em 2021.

A história é ambientada no período onde, originalmente, segundo a história japonesa, ocorre uma guerra que dá fim ao shogunato e inicia o período Meiji, quando o Japão passa a ser governado por um imperador e a classe dos samurais entra em declínio. Em Gintama, essa guerra é contra seres alienígenas que invadem o país – chamados de Amantos – e acabam vencendo, com um acordo no qual o shogunato é mantido, mas é fantoche nas mãos dos alienígenas. Isso muda os costumes e incorpora a tecnologia e várias referências pop ao cotidiano dos cidadãos principalmente de Edo, a capital (que originalmente mudaria para Tóquio, como no mundo real).

Nesse ambiente, temos situações extremamente cômicas, além de momentos mais sérios e dramáticos. Situações absurdas são bem comuns, assim como referências a coisas do mundo pop e do cotidiano japonês em geral, além de muitas paródias.

Afinal, o que é Gintama? Qual é a história?

"A Terra dos Samurais. Já faz um tempo que nosso país era chamado assim. Vinte anos atrás, uma raça chamada 'Amanto' tomou o poder e proibiu o uso de qualquer espada. Os samurais agora andam ao lado da lei. Nessa era, ainda há um homem que possui a alma dos samurais. Seu nome é Sakata Gintoki."

Sakata Gintoki (ou Gintoki Sakata, no ocidente) é o protagonista da história, dono da Yorozuya Gin-chan, na qual presta todo tipo de serviço, desde procurar por pets desaparecidos, fazer manutenções ou qualquer outro trabalho pelo qual possa receber algum pagamento. Em outras palavras, ele é um faz-tudo que topa quase qualquer serviço.

Dez anos atrás, Gintoki lutou na guerra contra os Amantos (como são chamados os invasores alienígenas) e, por estar vestido de branco, ficou conhecido como o lendário Shiroyasha ("shiro" = branco, "yasha" = demônio). Ao fim da guerra, chegou a ser preso e viveu por algum tempo nas ruas até se encontrar com Otose, uma dona de um bar que visitava o túmulo de seu marido. Prometeu protegê-la após comer os manjus que seriam uma oferenda ao marido morto dela. Passou a morar no andar de cima do prédio onde ela possui um bar. Tornou-se seu inquilino, frequentemente atrasando os aluguéis e eventualmente fugindo das cobranças, e passou a ser o faz-tudo que é atualmente.

 Tornou-se seu inquilino, frequentemente atrasando os aluguéis e eventualmente fugindo das cobranças, e passou a ser o faz-tudo que é atualmente

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Isto não é mais um romance água-com-açúcarOnde histórias criam vida. Descubra agora