NOTA DE ESCLARECIMENTO
Uma das etapas mais demoradas — e uma das que mais gosto — do processo de escrita é a pesquisa que faço antes de começar a escrever minhas histórias. E quem me conhece mais de perto sabe o quanto eu prezo pela clareza daquilo que escrevo.
Como profissional da área de Letras, sei a importância que possui um contexto na vida prática das pessoas, por isso faço questão de contextualizar o melhor possível os enredos que crio para os meus livros. Dessa forma, os acontecimentos narrados e as atitudes dos personagens se tornam críveis e coerentes, mesmo se tratando de uma história ficcional.
Existe também, ainda no processo de escrita, um empasse a ser encarado e resolvido: a classificação do gênero literário da história que estou criando. Tal classificação é importante para que certos aspectos e características sejam seguidos, para não perder o rumo do enredo e evitar que a narrativa seja uma bagunça.
O presente livro está classificado como romance de época — bem distinto das produções mais atuais, é fato — e não como romance histórico. Há uma grande linha de estudo em relação a este último, pois nele são retratados períodos, personagens e acontecimentos verídicos, enquanto o primeiro possui apenas as localizações temporal e espacial reais, bem como retratação de costumes, mas sem fatos ou personagens verdadeiros.
Eu me inspirei em determinado período histórico da humanidade para o pano de fundo do meu romance. Quando se fala sobre os tempos medievais, naturalmente já se tem um imenso imaginário que faz parte do repertório cultural das pessoas: cavaleiros, nobreza, reinados, conflitos... Era disso que eu precisava para embasar meu enredo, de modo que convencesse os leitores.
Entretanto, mesmo ciente de que a Idade Média de fato existiu e, através de pesquisas, saber como era a realidade daquela época, este livro continua sendo uma ficção. Significa dizer que muitas das características espaciais e pessoais (dos personagens) sofreram modificações para acomodar melhor o que me propus a escrever.
Dito isto, deixo claro meu respaldo caso salte aos olhos de alguém alguma "inconsistência" em relação ao passado real.
A Literatura me permite criar, por isso eu dou asas a minha imaginação e a permito voar tão longe como queria. Você, leitor, deve se permitir esta viagem também.
Atenciosamente,
a autora
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Desabrochar da Flor
Historical Fiction⭐ STATUS: Em Publicação ⭐ POSTAGENS: Semanais - SINOPSE - Um título que de nada lhe servia, um pai que não a reconhecia e um futuro casamento político. Assim era a vida de Amber antes de decidir fugir. Não conseguiu chegar muito longe, mas a pessoa...