Anorexia e Bulimia

411 58 28
                                    

Hugo: Seu pai ás vezes exagera demais, já disse para ele pegar leve, mas você conhece a peça — Diz me vendo brincar com o cachorrinho.

Eu: O todo poderoso é bastante complicado, ele dar mais amor para a sua namoradinha do que para mim — Paro de brincar com o cachorrinho e me levanto parando ao lado do Hugo.

Hugo: Ah Carla, isso não é verdade!.

Eu: É sim, você sabe que é, você viu a diferença do tratamento lá na sua sala — Forço um sorriso triste — Mas está tudo bem, ignore isso, não quero falar sobre o meu pai. Vamos, Mel?, já alugamos o moço demais!.

Melissa: Vamos. Tchau cachorrinho — Ela abraça o cachorro novamente e dá tchau para o dono.

Pego na mãozinha da Melissa e caminhamos de volta para o nosso lugar, acabamos encontrando a Sophia ajeitando a comida que trouxemos para almoçar, a cara dela era de poucos amigos.

Sophia: Onde vocês estavam?, mais que demora, me largaram aqui sozinha, caramba — Esbraveja.

Eu: Sem ataques, prima, estávamos brincando — Me sento — Me passa a água aí, quero lavar a minha mão — Ela me passa e eu lavo as mãos aproveitando para lavar as mãos da Melissa também.

Melissa: Estou com fome, papai, podemos comer?.

Hugo: Claro que podemos, sente-se aí que eu vou colocar pra você — E assim ela faz, ele arruma a comida dela em pouca quantidade e depois entrega para ela — Carla, quer que eu coloque para você?.

Eu: Não obrigado, não vou almoçar, não tem nada do que eu como aqui — Faço careta vendo a comida.

Sophia: Coloca para mim então, amor?, deixa essa nojenta com fome — Reviro os olhos para ela — Não coloca muita, por favor — Ele assente e coloca o tanto que ela pediu — Tem certeza que você não quer?, está tão gostoso!.

Eu: Já disse que não quero — Ela direciona o olhar em minha direção e ergue a sobrancelha — O que foi?.

Sophia: É sério que você se acha gostosa com esse corpo?, não é possível, priminha. Você precisa urgentemente de um tratamento psicológico, desde a morte do seu irmão você ficou esquisita, antes da tragédia você era uma criança que comia por um batalhão — Minhas mãos estavam fechadas e a cada palavra que saía da boca dela, eu sentia minhas unhas machucarem a palma da minha mão — Agora você nem come, está sempre em jejum. Isso não é saudável!.

Hugo: Sophia?.

Sophia: É sério, amor. Olha para ela, isso é doentio. Carla, você tem distúrbio alimentar e você precisa se tratar. Eu hein, parece que depois da morte do Marco você ficou depressiva. Eu sei que a culpa da morte dele foi por causa da sua irresponsabilidade, mas já passou, ele está morto e essas suas dietas não vão mudar isso — Escuto o Hugo calar ela e colocar o prato dele de lado alegando que perdeu a fome.

Eu É...será que eu posso ir para casa, Mendonça?, eu quero ensaiar algumas manobras — Meu tom de voz estava baixo.

Hugo: Eu vou levar você, pode esperar a Mel terminar de comer? — Digo que sim — Filha?, eu vou te deixar com a sua mamãe, tá bem? — Ela assente.

Nesse momento eu estava tão atingida por dentro, que não não tive nem forças para debater com a Sophia. Eu sei que o que ela falou é verdade, mas a forma como ela falou me feriu de um jeito muito grande. Depois da morte do meu irmão, eu nunca mais fui a mesma e isso é óbvio, eu não tenho o carinho do meu pai e não tive acompanhamento de psicólogos, para mim é normal descontar as minhas frustrações na minha alimentação e isso nunca me incomodou, sabe?. Ouvir ela falar do meu corpo me doeu porquê eu não vejo ele assim, até quando vão me incomodar com isso?.

•••

O caminho de volta para casa foi em completo silêncio, deixamos a Melissa na casa da mãe dela e depois fomos para a minha, Sophia foi embora sozinha porquê o Hugo se recusou a levar ela. Quando chegamos, fui direto para o meu quarto e já entro retirando toda a minha roupa. Assim que me olho no espelho, o choro que estava entalado na minha garganta se desfez fazendo eu me acabar em lágrimas.

Eu: Eu estou horrível — Digo olhando para o meu reflexo.

Obesa, sem bunda, sem curvas, sem um traço bonito, é assim que eu me vejo. Respondendo a pergunta da Sophia, não, eu não me acho gostosa. Eu vivo de aparências, para os outros eu me mostro ser uma pessoa super de boa com tudo, mostro ter uma vida perfeita e bem resolvida, falo que sou a pessoa mais linda do mundo, mas só basta eu parar em frente ao espelho para a minha verdadeira face aparecer. Eu sou muito insegura com o meu corpo, você pode me dizer mil motivos para me convencer do contrário, mas nada vai mudar a maneira como eu me vejo.

Como eu disse, eu mudei depois da morte do meu irmão, não, eu não me culpo mais pelo acidente, mas foi inevitável não mudar. O tratamento que a minha mãe tem comigo não chega nem perto do tratamento que recebo do meu pai, porém, no fundo eu sinto que ela nunca mais foi a mesma depois que o Marco se foi, ela me trata bem e me protege, mas ela não faz a mínima questão de estar perto de mim. Essa é a minha vida.

•••
Desde a hora que cheguei, eu não sai do meu quarto, não recebi nenhuma ligação dos meus pais perguntando se estou bem, apenas da Luísa. Nesse momento estou deitada na minha cama vestindo apenas calcinha e sutiã assistindo um filme na minha tv, acabo escutando batidas na minha porta e como imaginei ser a Silvia, acabo mandando entrar.

Xx: Pode vestir uma roupa, por favor? — Olho para a pessoa e vejo que era o Hugo segurando uma bandeja.

Eu: Estou no meu quarto, não vou vestir nada — Volto a minha atenção para a tv — Pode voltar com essa bandeja, não vou comer nada!.

Hugo: Será que podemos conversar um pouco, Carla? — Dou de ombros — Senta aí, por favor — Reviro os olhos, me sento e vejo ele colocar a bandeja na minha cama para logo em seguida se sentar — Eu andei lendo algumas coisas sobre anorexia e bulimia porquê quero estar por dentro do assunto e quero tentar entender você. A anorexia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão completamente oposta da verdadeira forma do corpo dela, transformando isso em uma obsessão pelo o seu peso e pelas coisas que come. É uma preocupação exagerada que pode causar problemas psiquiátricos muito graves. A pessoa faz jejum, exagera nas atividades físicas, vomita, toma laxante e diuréticos. Já a bulimia ou bulimia nervosa é um transtorno alimentar. É caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios como, por exemplo, a provocação de vômito. Pessoas com bulimia, em geral, possuem uma visão bastante distorcida da sua aparência física. Preocupam-se excessivamente com o peso corporal, o que pode afetar diretamente a autoestima de acordo com a forma como se auto avaliam. Tirado diretamente do google!.

Eu: Tá, mas qual a relação disso tudo comigo? — Escuto ele suspirar.

Hugo: Você entendeu?, a anorexia existe a privação de alimentos, bulimia existe o desejo em comer, porém, provoca o vômito por medo de engordar, por culpa e remorso que sente!.

Eu: Vou perguntar de novo, qual a relação disso tudo comigo?.

Hugo: Quero que você entenda o que são para não ficar se diagnosticando sozinha e muito menos deixar terceiros dizer o que você tem ou o quê você não tem. Me responde com sinceridade, você quando come força o vômito? — Ele pergunta olhando diretamente nos meus olhos.

Eu: Não — Minto.

Hugo: Está mentindo olhando nos meus olhos? — Digo que não novamente — O que você ver quando se olha naquele espelho?.

Eu: O reflexo de uma gostosa que você tanto corre — Vejo ele assentir — Hugo, fala sério, eu não como porcarias porque não quero, a minha alimentação vai de acordo com o quê eu acho que é bom para mim, não tenho anorexia e muito menos bulimia, eu sou saudável!.

Hugo: Então come essa comida, por favor?, não tem nada gorduroso aqui, é tudo saudável — Faço careta olhando para a bandeja.

Eu: Pode ser só a salada? — Ele nega — Vou comer só um pouco — Ele assente — Você para um namorado imaginário tá me dando muito trabalho — Vejo o Hugo sorrir.

O Fruto ProibidoOnde histórias criam vida. Descubra agora