Capítulo por LENNON.
📍 RIO DE JANEIRO — RJ.— Entrar com o pedido é fácil, isso é moleza. O problema são os trâmites para conseguir. — o advogado fala assim que a gente explica toda a situação.
Explicamos desde o dia que conhecemos o Arthur, até o dia de hoje. Conversei com meu pai pedindo o número do advogado, mas sem falar o que tinha em plano. De início surgiu a preocupação, mas eu consegui despistar.
— A gente já tinha pensado nisso, mas estamos dispostos a fazer o que tiver que ser feito. — a Laví responde entrelaçando nossas mãos.
— É nítido que condições financeiras para criar uma criança, vocês tem. Mas a justiça requer muito mais que isso. São diversos pontos pautados para uma adoção.
— Eu pesquisei um pouco sobre, mas eu prefiro ouvir de você. — minha mulher fala receosa, e o advogado só assente.
— Primeiro passo de todos; nós vamos em um fórum para dar entrada no pedido. Segundo passo; é a análise das documentações de vocês.
— Eu li que o casal não pode, apenas morar juntos né?
— É, vocês tem ser casados ou tem que está mantenham uma relação de união estável, comprovada a estabilidade familiar.
— Enquanto isso, tá suave. — falo e a Laví assente. — Nosso casamento já tá marcado, a gente só tava resolvendo as paradas da igreja e tal, ma...
— Mas nós vamos agilizar isso, o mais rápido possível. — a Laví nem me deixa falar e já conclui.
— Ótimo. — o advogado anota algo e volta a atenção pra gente. — Terceiro passo; é a avaliação da equipe interprofissional,
é uma das fases mais importantes, na qual vocês serão avaliados por uma equipe técnica multidisciplinar do Poder Judiciário. Eles tem como objetivo conhecer as motivações e expectativas de vocês à adoção, por exemplo, analisar a realidade sociofamiliar, avaliar por meio de uma criteriosa análise, se vocês podem vir a receber criança na condição de filho, e também identificar qual lugar a criança ocupará na dinâmica familiar, e também vão orientar vocês no processo adotivo.— Entendi.
— Quarto passo; eles propõem para vocês participarem de um programa de preparação para a adoção. São algumas palestras, nada demais. Quinto passo; Depois de toda a participação desse programa, entramos no processo da análise do requerimento pela autoridade judiciária. Depois que vocês ganham a certificação de participação em programa de preparação para adoção e do parecer do Ministério Público, o juiz proferirá sua decisão, deferindo ou não o pedido de habilitação à adoção.
— E se ele negar? — a Laví pergunta se ajeitando na cadeira.
— Caso não seja aprovado, nós buscaremos saber os motivos, que talvez possa ser o estilo de vida incompatível com criação de uma criança, e então vocês podem se adequar e começar o processo novamente.
— Pode continuar. — falo com ele. — Amor, calma. — falo tentando tranquilizar a Laví que tava com a mão gelada.
— A habilitação de vocês à adoção é válida por três anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. É muito importante que o pretendente mantenha sua habilitação válida, para evitar inativação do cadastro no sistema. Assim, quando faltarem 120 dias para a expiração o prazo de validade, é recomendável que o habilitado procure a Vara de Infância e Juventude responsável pelo seu processo e solicite a renovação. Tendo essa habilitação, vocês vão entrar com o pedido legal da guarda definitiva.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Em suas mãos | L7NNON.
Hayran Kurguonde um trauma priva Lavínia de viver, sentir, demostrar e expressar tudo o que sente.