Dependência emocional: o que é, como identificar, causas e tratamentoRevisão médica por: Psicólogo e Clínico Geral
Atualizado em março 2023
A dependência emocional é um transtorno onde a pessoa tem a necessidade de estar em um relacionamento para se sentir bem e que, na ausência do parceiro ou parceira, pode apresentar sintomas como insônia, ansiedade e aumento da frequência cardíaca.
Além disso, a pessoa com dependência emocional, que faz parte do (DSM-V), também pode apresentar ciúme excessivo, tristeza, raiva, medo constante da solidão ou de rejeição.
Ao apresentar sinais que possam indicar dependência emocional, é importante consultar um psiquiatra ou psicólogo, que vai avaliar os sinais e sintomas apresentados e indicar o tratamento adequado, que pode incluir psicoterapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
Como identificar a dependência emocional
As principais características da pessoa com dependência emocional são:
Ciúme excessivo ou possessividade;Acreditar que a vida não tem sentido sem parceiro ou parceira;Medo constante da solidão;Cuidado e atenção excessivos com o parceiro ou a parceira;Dificuldade para tomar decisões importantes no relacionamento;Crença de que a felicidade só pode ser alcançada em um relacionamento;Baixa tolerância à frustração;Impulsividade;Alterações de humor;Dificuldade em discordar das pessoas, por medo de desaprovação ou perda de apoio;
Além disso, a pessoa com dependência emocional também pode apresentar sinais de abstinência quando fica algum tempo sozinha, como sensação de vazio, ansiedade, tristeza, insônia, aumento da frequência cardíaca e tensão muscular.
Possíveis causas
Os principais fatores que podem causar a dependência emocional são:
Baixa autoestima;Abandono do pai ou da mãe durante a infância;Insegurança;Falta ou excesso de cuidado na infância.
Embora seja muito mais comum em mulheres, os homens também podem apresentar dependência emocional.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico da dependência o psiquiatra ou psicólogo, avalia os sinais e sintomas apresentados e o histórico de saúde da pessoa.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!
Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Ceará e Distrito Federal
Para confirmar o diagnóstico, o médico também aplicará o Questionário de Dependência Emocional (CDE), para identificar os sintomas da dependência emocional.
Como é o tratamento
O tratamento indicado para a dependência emocional é a psicoterapia, que é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas, como terapia cognitivo comportamental ou psicodinâmica, feitas por um psicólogo ou psiquiatra, que ajudam a pessoa a lidar com as emoções e os sentimentos. Conheça.
Além disso, o psiquiatra também pode indicar o uso de alguns medicamentos, como fluoxetina, sertralina, paroxetina e escitalopram, que podem ajudar a tratar outras condições que podem estar presentes na dependência emocional, como ansiedade ou depressão.
-------------------------------------------------------------------------------------
EXPLICAÇÕES,
O motivo desse tema é para que vocês entendam eu não estou colocando o Cassio como o Vilão e muito menos a Joice, acontece que vocês não entenderam bem o rumo da história, mas eu vou explicar.
Joice se encantou pelo Cassio o salvou cuidou, e simplesmente entrou na vida dele sem perguntar se era isso que ele queria.
A obsessão não é algo que sempre deve ser visto como algo romântico.
Cassio, não teve opção de escolha e quando teve, Joice deixou claro que se ele fosse não o deixaria em paz isso está nos primeiros capítulos, ele ficou e aceitou tudo que ela tinha para o oferecer.
Recebeu dela tudo que um dia nem chegou a cogitar em ter.
Se perguntarem ao Cassio o que ele sente pela Joice ele irá responder sou grato a ela por tudo que fez por mim.
Se perguntarem ao Cassio o que ele sentiu pela Nina, ela vai responder que amou ela.
Gratidão não é amor.
Joice errou em apenas escutar a sua vontade e seu desejo de o ter por perto, deu a ele tudo sem medir esforço algum apenas a liberdade era escarça.
Cassio aproveitou, virou mimado egoísta e egocêntrico, ele sabia que tudo que ele a pedisse daria usou e abusou disso.
Quem vive no tráfico sabe muito bem que é um caminho sem volta, e apenas dois caminhos Caixão ou a Cadeia.
Joice fez mais uma vontade dele, e as consequências vai ser dura, ele vai ser imprudente e mais uma vez egoísta.
Joice não vai perdoar, pois por conta da imaturidade ela vai perder o seu bem mais precioso.
Cassio não teve tempo de se dar ao trabalho de amadurecer, apenas viveu o que lhe foi proposto.
Dois errados, dois ingratos e dois amargurados.
Nem todos os finais são felizes, eu sempre quero retratar o que acontece na realidade, mesmo desejando os finais felizes.
Desejo sempre o amor recíproco, mas o amor grato esse é infundado e dolorido de mais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bala Perdida
RomanceNem tudo sai como planejado, os planos podem dar errados e em meio a um confronto tudo pode acontecer, inclusive inocentes sendo atingidos, nesse momento a consciência toma as rédeas da situação e em um ato não pensado tudo pode mudar. Mais uma obra...