Na aurora seguinte, demolimos os cavaletes que sustentavam a pesada corrente de ferro sobre o rio. A longa corrente afundou instantaneamente, enquanto nossa frota remava rio acima. O tempo estava sereno, e a chuva da noite havia dado uma trégua. Apesar disso, estávamos encharcados e irritados. Nastya estava assentada na amurada do navio, envolta por uma espessa pele de urso, um presente de um dos meus homens que nutria segundas intenções com a mestiça. Ela cuidara dos feridos na batalha do forte do rio, e até mesmo aqueles que pareciam destinados à morte começavam a se recuperar. Pouco a pouco, os homens se afeiçoavam aos cuidados oferecidos pela mestiça, e já havia muitos pedidos de casamento, alguns feitos seriamente, outros em tom de brincadeira. Suas canções nos inundavam de alegria, aquecendo-nos para enfrentar a constante chuva. Tive que ordenar que amarrassem um homem ao mastro e que Knut usasse o açoite por tentar beijá-la à força. Ela pediu para eu não castigá-lo, mas a disciplina a bordo de um navio deve ser mantida. Então ordenei vinte chicotadas.
— Karl! — gritei.
Ele atravessou o navio e dirigiu-se ao leme.
— Senhora? — respondeu.
— Prefere recrutar ou vender os prisioneiros? — inquiri.
Ele ponderou por alguns segundos.
— Vendê-los, senhora! — respondeu.
— Knut! — gritei — Quero os prisioneiros alinhados à minha frente.
Em pouco tempo, os homens estavam ajoelhados diante do leme.
— Os prisioneiros, minha senhora! — anunciou Knut.
Nastya os havia alimentado e fornecido bebida. Eram homens comuns, de cabelos negros e pele mais morena que a nossa, embora não tão escura quanto a dos Indras. Os Rurguêses usavam cabelos curtos e aparados, e poucos ostentavam barba. Diferentemente dos homens de Ultramar, que haviam se acostumado à vida nos navios e tomavam poucos banhos. Para quem sempre viveu em um navio, onde a água era suficiente apenas para beber, o hábito de banhar-se não era facilmente adquirido.
— Quem fala por vocês? — perguntou Karl.
Eles permaneceram em silêncio, e um homem mais velho se arrastou para a frente.
— Eu sou Sor Bel Santin, sou o único Cavaleiro aqui e eu falo por esses homens. — declarou ele.
O homem tinha o rosto largo, cabelos brancos e uma testa alta, quase careca. Seus olhos eram castanhos e sérios, e ele exibia uma ferida recente e tratada na testa.
— Você é um nobre? — inquiri.
— Não sou um nobre, mas sou cavaleiro de família abastada... Sou o capitão da Torre da Guarda de Rutemburgo, ungido por mossa majestade o rei Fideltorix, e minha família, a Casa Santin de Relo Verde, pagará resgate por mim — disse ele.
— Você é o chefe da sua Casa? — perguntei
— Sim! — respondeu ele.
— Relo Verde, é um castelo? — Perguntei e ele respondeu que sim
— Então... Se é o chefe, quem está no comando do castelo da família agora que é um prisioneiro? — perguntei.
— Meu irmão mais novo... — disse ele — Ficou encarregado do meu castelo, até que eu retorne... — e deixou as palavras morrerem.
— Ele vai pagar pelo seu resgate, e de todos esses homens? — perguntei.
O homem engoliu em seco.
— A casa Santin não é uma casa tão rica assim... — disse relutantemente — Tivemos anos difíceis, pagarei pelo resgate de três desses homens, e cada um tem a própria família para pagar seu resgate.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Canções de Ultramar, Livro 1
خيال (فانتازيا)A nove anos, uma frota de navios Drakkar foi vista chegando pelo Mar Ocidental, em direção à Mar-Krag. Pouco se sabia daquele povo, mas logo soube-se que haviam chegado para ficar. Anos se passaram, e as guerras entre os Ultras e os Continentais, ch...