O dilema emocional
Na exposição de feira de Ciências na escola, há um conjunto vibrante de mesas dentro das salas dos terceiros e quartos anos, cada uma exibindo projetos únicos e criativos.
Leana chega na escola e se entusiasma com o ambiente carregado de energia, com estudantes orgulhosos apresentando suas descobertas e inovações.
Alguns projetos incluem modelos de sistemas solares em miniatura, experimentos químicos coloridos, demonstrações de eletricidade estática e até mesmo apresentações sobre preservação ambiental.
Enquanto os visitantes interagem com os jovens cientistas, fazem perguntas e aprendem sobre as diferentes áreas da ciência. O ar está impregnado com a mistura de cheiros de materiais de laboratório e os sons de discussões animadas, criando um ambiente dinâmico e inspirador.
Ela abre a porta da turma do 3°B e se depara com a sala rodeada de trabalhos, pais e alunos debatendo entre si. Olhando mais atentamente, ela encontra Alexandre apoiando a filha, enquanto ela explica seu projeto para a mãe de uma amiga. Ao ve-la, ele sorri e faz um sinal com a mão pedindo para ela se aproximar.
- Que bom que veio! - ele a recepciona com carinho, depositando um beijo suave e discreto nos lábios dela. - A Alissa se empenhou bastante nesse projeto, e sozinha. Não coloquei um dedo nele.
- Que legal, você deve estar muito orgulhoso.
Ele responde com um aceno, concordando com as palavras dela. Nesse instante, a mulher que estava ouvindo a menina se despede e se afasta, deixando o ambiente. Leana sente-se desconfortável ao perceber o olhar reprovador de Alissa direcionado a ela.
- Oi, Alissa, tudo bem? - ela a cumprimenta, um pouco sem graça.
- Tudo. - a menina olha brevemente seu pai, depois desvia o olhar para algum canto, lembrando da conversa que teve em casa, a qual fora ordenada a não tratar Leana com qualquer tipo de rispidez.
- Pode explicar para mim também? Eu estou muito interessada. - Leana pede com uma curiosidade genuína e aponta para dois vidros - Para que serve essa água, e a água desse vidro?
- Bom... coletei água do rio de Valenciana e descobri que ele está contaminada com uma alta concentração de microplásticos.
Com um semblante surpreso, quase boquiaberta, Leana observa a àgua do recipiente que é levantada pela estudante para facilitar a visualização, demonstrando que ela realmente esta um pouco suja.
— E como você descobriu isso? - A ruiva pergunta, ainda chocada.
— Por meio de uma análise laboratorial, óbvio! — Ela olha para o pai um tanto temerosa pelo tom que saiu sua voz, e limpa a garganta tentando disfarçar, ao perceber que ele não gostou, somente pelo seu olhar — Bom, identifiquei que os resíduos de plástico estão presentes em um baixo nivel, mas não deixa de ser sério. Eles vieram de uma fábrica da cidade vizinha, e...
Leana apenas balança a cabeça, concordando, quando ela faz uma pausa.
— É um problema para o ecossistema e para a saúde humana. Meu projeto inclui pesquisas sobre os impactos dos microplásticos na vida aquática e propostas de conscientização sobre a redução do uso de plásticos.
— E o que mais vocês fizeram?
— Ah! Eu e minha turma fomos até o rio e o limpamos! Foi muito legal, recolhemos todos os lixos que encontramos. — finalmente, um sorriso é estampado no rosto da menina, mas por pouco tempo, ele se desmancha quando Leana a retribui.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meu Coração é Laranja
RomansaQuando Leana se vê grávida e abandonada por seu namorado Kael, o mundo desmorona ao seu redor. Anos se passam, e Kael retorna, consumido pelo arrependimento e determinado a reconquistar o amor dela. No entanto, Leana luta entre o amor não superado...