Capítulo 15

896 135 14
                                    


Sentindo-me abalada, mas também corajosa porque Heng está em casa – e é de dia – decido dar um passeio até a água para investigar.

Bainbridge Island fica a apenas 35 minutos de balsa de Seattle, mas parece que está em um planeta diferente. Grande parte é coberta por grandes bosques de cedro ou a reservas naturais, mas há uma pitoresca área no centro da cidade com cafés aconchegantes, butiques e restaurantes. Quilômetros de trilhas que seguem a costa íngreme e o interior montanhoso fazem dela um paraíso para os caminhantes. Com oito quilômetros de largura e quinze quilômetros de comprimento, com uma população de apenas vinte e cinco mil habitantes, a ilha é pequena, mas também é um local perfeito para quem trabalha na cidade, mas não quer morar lá.

Jane e eu nos mudamos quando ela aceitou o cargo de chefe do programa de doutorado da Universidade de Washington.

Isso parece uma vida atrás.

Eu era uma mulher diferente naquela época. Uma mulher mais jovem e mais feliz que ainda não tinha provado nenhuma das amargas traições da vida.

Como somos ingênuos quando somos jovens. Com que facilidade confiamos que o sol continuará nascendo e se pondo, aquecendo nossos dias. E que golpe terrível é descobrir que não é o sol que faz as coisas brilharem, mas as pessoas que nos amam, por isso, quando se vão, tudo fica mergulhado na escuridão.

A propriedade abrange mais de dois hectares. É arborizada com árvores resistentes e antigas, é separada da beira da água por um longo trecho de gramado e uma praia estreita e rochosa. Embrulhada em um pesado casaco de inverno com um gorro de tricô sobre as orelhas, atravesso a varanda dos fundos e desço os degraus até o gramado, depois sigo o caminho até a água.

Evito chegar perto do cais ou olhar na direção do barco amarrado a ele.

Jane a batizou de Eurídice. Eu sempre odiei esse nome. Eu disse a ela que dava azar nomear um barco com o nome de uma ninfa da mitologia grega que ficou presa no submundo, mas Jane disse que gostou. Ela achou romântico que o marido de Eurídice, Orfeu, a amasse tanto que a seguiu até o inferno para implorar a Hades por sua libertação.

Quando mencionei que a história termina em tragédia, Jane apenas riu de mim. — É apenas uma história. — disse e me deu um abraço.

Acontece que eu estava certa. Mito grego ou não, condenado é condenado.

A lembrança é uma verdadeira cadela às vezes.

Quando chego à árvore onde vi a mulher parada, olho bem para o chão. Se eu encontrar pegadas, poderei descobrir para onde ela fugiu. O chão está enlameado ao redor do tronco e sem grama, então devo conseguir detectar alguma coisa.

Mas não há nada lá.

Sem pegadas. Nenhuma terra mexida. Nenhum sinal da pessoa que parou e olhou para mim.

Meu cabelo balança na brisa fria, viro e olho para trás em direção a casa. A partir daqui, posso ver diretamente no meu escritório. A casa fica um pouco mais alta que a costa, mas as janelas do meu escritório são grandes e é bem iluminado. Minha mesa de desenho fica de frente para a porta, então, quando me sento, a luz e a janela estão às minhas costas.

O que significa que alguém poderia ficar aqui olhando por um algum tempo enquanto trabalho e eu não saberia.

Olho para os dois lados da costa. Está vazio. Minha única companhia são as gaivotas sobrevoando o céu e as ondas escuras batendo inquietas na costa.

Quem quer que ela fosse, se foi há muito tempo.

Um brilho no chão perto dos meus sapatos chama minha atenção. Inclino e pego uma moeda na lama. Eu a limpo com o polegar, e minha respiração fica presa.

Reencontro de almasOnde histórias criam vida. Descubra agora