Preciso deixar claro que Divertidamente é uma das melhores animações para mim, perdendo apenas para Wall-e (catastrofista, lembra?). E, por isso, impossível não tentar me imaginar no lugar da Riley algumas vezes.
- O relógio marca 4h, só falta uma hora para a Alice acordar, vamos repassar o dia antes disso!
- Ansiedade, por que você sempre faz isso? Sabe que assim ela já vai acordar cansada.
- Tristeza, ela já está acostumada a dormir pouco. Vamos lá! Medo, hoje é seu dia de controlar tudo.
- Mas... mas... eu...
- Nada disso! Todo primeiro dia de aula é seu há mais de 20 anos!
- Eu sei, mas não posso evitar, eu...
- Sim, eu te ajudo!
- Nojinho, fica atenta para o café da manhã!
- Ela sempre come as mesmas coisas!
- Sim, mas hoje precisamos causar um enjoo.
- Você faz isso, Ansiedade, não eu! Pelo menos não no café da manhã, deixa o almoço comigo! E talvez o jantar...
- Ok, ok. Vergonha, quando ela entrar na sala de aula é a sua vez, gaguejar está liberado e não esquece de ligar as lâmpadas vermelhas da bochecha, acelerar o coração e a respiração. Ah! Liga o suor também!
- É tanta coisa...
- Tudo bem, eu te ajudo! Cadê o Tédio?
- Falou que só vem no final do dia, vai ficar na cama até a hora do banho da Alice.
- Tristeza, você ajuda o Medo a encerrar as aulas, então.
- A Alegria queria fazer isso.
- Ela é pequena demais para algo tão importante.
- Eu posso só supervisionar?
- Tristeza, Tristeza... tudo bem, mas se a Alegria extrapolar, eu vou jogar uma catástrofe para o projetor de memórias, ok?
- Ah! Tudo bem, eu acho.
- Raiva, você pode assumir caso o Tédio desista?
- Claro! Eu pretendo ficar aqui ao lado do controle o dia todo e ajudar sempre que alguém precisar.
- Sendo o primeiro dia de aula, acho que terá bastante trabalho!
- É sempre assim!
- Tristeza, pode verificar se a Nostalgia está bem?
- A Inveja a viu ontem, mas ela se recusa a sair antes de acabarem as aulas. Talvez ajude a organizar as memórias mais tarde...
- O que é isso com que está brincando, Alegria?
- É o horário de aula. A Alice viu tantas vezes que ficou guardado aqui.
- Joga isso fora!
- Mas, Ansiedade, ela viu tantas vezes, vamos jogar todas as lembranças fora?
- Depende. Teve alteração?
- Sim, várias! Mas este último ela viu diversas vezes ontem, enquanto arrumava o material.
- Então joga fora o excedente e deixa todos os horários com a mesma quantidade de lembranças. Quando a Alice precisar, lançaremos dois ou mais no projetor. Vergonha, prepare-se para fazê-la andar até o horário oficial várias vezes hoje.
- ...
- Raiva, a tarefa é toda sua, então!
- Deixa comigo! Ela vai dar os 5 mil passos antes das 11 hoje!
- Todos prontos?
- Sim, capitã!
- Então vamos acordá-la!
- Mas ainda faltam 20 minutos para o relógio, ela vai ficar tão cansada...
- Deixa disso, Tristeza! Ela já sabe o dia que a espera!
- Você diz isso todos os dias.
- Mentira, quando o Tédio assume eu nem a acordo. Ela passa o dia na cama com vocês dois.
- Ei! E eu também!
- Claro, Raiva, vocês fazem um excelente trabalho em equipe em dia de shutdown.
- É dia de meltdown! Shutdown é com o Medo e a Vergonha.
- É sempre o Tédio quem controla isso. Já tenho coisas demais para organizar!
- Talvez pudesse delegar algumas tarefas, assim não ficaria sobrecarregada...
- Está maluca, Alegria? Leia comigo a plaquinha ali: cérebro autista, a Alice só pode funcionar se eu estiver no controle! Falando nisso, Medo, por que você não abriu os olhos dela ainda? Envia a sensação de acordar atrasada! Hoje o dia será perfeito!
YOU ARE READING
O cativante universo de Alice
Non-FictionAos 39 anos descobrir que é autista não é algo muito feliz, principalmente quando passou todo esse tempo tentando se encaixar e tendo plena consciência de ser diferente, mas sem saber o motivo.