Brinquedo?

17 3 0
                                    

Alice, como boa autista, faz terapia. Aliás, terapias. Além de suas consultas semanais com a psicóloga e a neuropsicóloga e das regulares com o psiquiatra, a moça dedica uma hora do dia a uma terapia. Na realidade, a duas formas de terapia que a auxiliam na organização mental e na manutenção do estresse.
Uma delas é a literatura, seu hiperfoco principal, a partir do qual tira inspirações para suas aulas. Seja lendo ou escrevendo, Alice sempre fica ensimesmada quando cercada das palavras. Ela vai para seu universo paralelo e fica lá isolada, não se lembra sequer de comer ou ir ao banheiro.
Contudo, o que mais a tem auxiliado a sair de órbita organizando seus pensamentos são blocos de montar. Sim, um brinquedo de criança que Alice transformou em sua terapia ocupacional. E o quanto isso a acalma e anima é impressionante!
Há pessoas que menosprezam o poder de bons momentos em silêncio, buscando as peças minúsculas, encaixando, testando e criando novas formas. Acham que é simples brincadeira. Murilo, no entanto, apoia a esposa na ocupação manual de criação.
- Amor, sua coleção de bichinhos legonérico está ficando linda.
- Alice, você já pensou em criar um bichinho ou alguma outra coisa com as peças sobressalentes?
- Quando chegarão os outros bichinhos? São só bichinhos?
- Precisamos ir atrás de mais caixinhas para colocar os próximos.
- Será que já chegaram formas diferentes no shopping?
- Tira uma foto do manual para poder aumentar e facilitar para ver os detalhes.
Ele percebe o quanto a esposa fica feliz e relaxada quando está envolvida com os pequenos blocos de montar. Para ele não são simples brinquedos, mas também um caminho para uma calmaria até a exaustão mental de Alice, da qual ela precisa para uma tranquila noite de sono.
Seria um novo hiperfoco sendo configurado? Ou somente seria uma maneira encontrada por Alice para entender como suas peças se encaixam? Talvez os dois?
Murilo até mesmo comparou as caixinhas enfileiradas na estante com o cérebro da esposa:
- Olha só: as caixinhas com os animaizinhos montados representam o que você já entende sobre si e estas com os desmontados são o caos dos seus pensamentos.
Certamente, Murilo a entende e  compreende verdadeiramente todas as necessidades da moça. Às vezes até as antecipa e surpreende Alice, mesmo quase trinta anos depois daquele encontro na quadra da escola. E ainda bem que isso aconte!

Afinal, como dizem por aí: eles têm encaixe perfeito!

O cativante universo de AliceWhere stories live. Discover now