Não sei por quanto tempo repeti em pensamento a palavra "coragem", tentando fazer dela um mantra para minha vida, mas sei que demorei muito pra pegar no sono e entre pensamentos perdidos e sonhos frustrados acabei adormecendo. Acordei com o celular me chamando.
- Alô? - com voz de sono, atendi sem nem olhar de quem era o número.
- Gabi! Acorda, mulher! Tua mamy ligou avisando que você iria pra loja hoje e que finalmente sairia da toca! Quero saber se está disponível para passear após o almoço e conversar. Vamos! Vai ser legal! Tô precisando te ver, amiga!
- Oi Betina! Que legal te ouvir, flor! Então, nem sei que horas são mas acho que já estou atrasada. Não queria ir trabalhar hoje, sabe? Mas... Tem que ir, né? - falo com sorriso forçado - almoçarei na loja e podemos marcar pra depois das 17 horas. Passa por lá!
- Combinadíssimo, amada! Até mais tarde!
Betina é uma das minhas melhores amigas. Nos conhecemos ainda na infância e ela sempre foi super alto astral e sincera também. Sem papas na língua, é o tipo de gente que diz exatamente aquilo que pensa mas com muita dignidade e elegância nas palavras. Eu sempre achei que era seria psicóloga mas ela preferiu arquitetura.
Levantei, vi que já passava das 8 da manhã. Tomei um banho rápido e saí direto pra loja. Mamãe já estava lá e abriu um sorriso enorme quando me viu. Passei a manhã inteira e parte da tarde conversando com ela sobre as vendas e colocando o trabalho em dia. Comentei sobre a ligação de Betina e ela confessou que havia entrado em contato com minha amiga logo cedo contando que eu iria voltar ao trabalho e pediu pra que ela me ligasse.
- Gabi! - Betina entrou na loja com sorriso largo no rosto e abraços verdadeiros de amigos que realmente se preocupam - Que bom te ver trabalhando! Amiga, existe vida após a separação, sabia?
- Jura? Que bom saber porque eu não sei como é seguir sozinha. A impressão que tenho é que morri. - falei desanimada.
Peguei minha bolsa, avisei mamãe que estava indo e que possivelmente jantaria com minha amiga.
Saímos andando e enquanto ela me deixava à par dos últimos acontecimentos da turma da gente. Falou dos novos projetos no escritório de arquitetura, de uma viagem que estava planejando fazer pra Europa, do ex namorado que ela faz questão de dizer que ela dispensou pois ele era muito indeciso e era tanta novidade que, por um bom tempo eu esqueci do meu problema. Sentamos no banco de uma pracinha tranquila e foi aí que perguntou:
- Qual o seu maior medo, Gabi? Ficar sozinha? Não encontrar mais alguém especial?
- Sinceramente? Não sei qual o medo maior. Sozinha eu já estou. Não pretendo "encontrar" ninguém por longo tempo - respondi - Mas o que me deixa péssima é saber que ele está com outra pessoa! Quer dizer... Até um tempo eu achava que éramos felizes e aí, ele vem com essa bomba e estoura essas verdades todas na minha cabeça. Onde foi que EU errei? Já repassei cada maldito dia desde o tempo de namoro até hoje...
- E?
- André nunca foi romântico, isso é fato. Mas planejamos uma vida juntos. Eu acreditava que mesmo com todos os problemas rotineiros, cansaço, dificuldades e tudo mais, nós tínhamos uma vida boa, um casamento estável. Eu nunca fui dessas esposas que pega no pé... Puta que Pariu! - falei irritada - Eu nunca olhei celular, bisbilhotei carteira, nem senha de e-mail eu sabia e nunca procurei saber. Sempre o incentivei no trabalho, segurava as pontas em casa quando ele viajava, nunca torrei meu dinheiro ou estourei limite de cartão de crédito! Dividia despesas da casa e nunca pedi pra ele lavar um prato! Eu trabalhava e ainda dava conta do serviço doméstico porque até isso depois de um tempo ele deixou de fazer. Você sabe que eu não sou do tipo ciumenta e nunca reclamei do futebol ou da cerveja com os amigos...
- Você nunca olhou o celular dele?
- Nunca! Curiosidade eu tinha vez outra. Mas sempre respeitei o espaço dele. Sempre me cuidei, amiga! Você sabe! Não que eu viva de dieta, mas procurava ficar gostosa pro meu marido e nunca tive frescura na cama. Eu realmente amava aquele desgraçado e quando lembro das tantas preocupações quando ele viajava, quando tinha projetos para apresentar para os sócios e clientes eu até rezava pedindo que tudo desse certo! Você entende? Não é somente uma separação, Betina! - confesso com lágrimas nos olhos - É toda uma vida dedicada. É saber que tudo o que fiz não teve o menor valor. Ele acabou não apenas com sonhos. Ele tirou de mim momentos com minha mãe, quando podia estar com ela e fiquei com ele. Viagens com as amigas onde você e as meninas planejavam tudo me incluindo e ele dizia que não aceitava eu viajar sem ele. Ele tirou de mim coisas muito íntimas. Plantava culpa na minha cabeça, quando algum homem na rua me olhava e ele dizia que eu estava chamando atenção com minhas roupas. Deixei de usar vestido pra esconder as pernas, deixei de ir na academia, deixei de fazer coisas que eu gostava e me dediquei tanto pra nós dois. No fim, trocou- me por uma mulher mais nova!
- Ela é mais nova? Como sabe?
- Fucei o facebook dele...
- Então... Eu vou te falar o que penso, tá? Casamentos podem ser eternos ou não. Isso é fato. Eu sei disso, você sabe disso, todo mundo sabe disso... Você tentou ser a melhor esposa do mundo! A mais descolada, aquela que não enche o saco do marido com futilidades e ciúme besta, que não olha torto pros amigos e nem sequer matava a curiosidade de bisbilhotar o telefone do safado. É linda, talentosa, amiga e gostosa e mesmo assim ele te deixou. Quem disse que ter todas as qualidades do mundo são passaporte garantido pra um casamento feliz? Quem disse que ser tão boazinha é motivo pra ele não perder o encanto e olhar pro lado? Ele te pediu pra ser como foi? Ele te pediu pra mudar ou pra se anular tanto? Você era assim porque esse é seu jeitinho, amiga. Você encara o relacionamento com confiança e cumplicidade. É claro que ele é um filho da puta que teve uma grande mulher ao lado dele, disposta pra matar um leão por dia por ele e o dito cujo jogou fora! Mas a verdade é que ele deixou de te amar.
E continuou -Na boa, Gabi? Não interessa se foi antes ou depois disso ou daquilo que o amor dele começou a morrer. O fato é que a paixão passou, o amor se foi, o tesão acabou e ele decidiu não te enganar mais. Foi covarde e egoísta! Mas o que você preferia? Ficar com ele assim? Eu já deixei de amar e fiquei com a pessoa por pena. Ela não fez nada de errado pra o amor ir embora, mas sei lá por qual motivo ele acabou e foi péssimo arrastar a relação até o momento de dizer adeus.
- Então você acha que não há culpados? Que simplesmente um dia a coisa esfriou e pronto! Simples assim.- perguntei.
- É! Desse jeito! Você não errou em nada! Você é o sonho de muitos homens mas para o André, o casamento não fazia mais sentido. Eu imagino o quanto frustrante seja. Mas vai fazer o quê? Vai morrer? Fugir pra Nárnia? Menina, você tem que reagir! Lembrar o quanto maravilhosa é! Tentar sair desse marasmo e fazer coisas novas! André já foi! Ta feliz com outra e talvez até deixe essa outra e arrume outras. Quem sabe até daqui um tempo vocês esbarrem numa esquina e voltem um para o outro, o que não desejo, mas até lá, ou não, reorganize as ideias e recomece.
- Vou tentar! - falei com sorriso no rosto - Obrigada pelo carinho, amiga!
- Vai tentar mesmo? Jura?
- Juro!
- Ok! - Betina tira o telefone da bolsa e liga pra Maitê, outra grande e querida amiga que também tentou contato comigo durante esses 3 meses após separação. - Maitê? Tudo certo! Liga pro hotel e confirma as reservas que a moça prometeu tentar!
- Hotel? Como assim? - arregalei os olhos e indaguei curiosa.
- Vamos viajar como nos velhos tempos da faculdade! Todas as meninas do nosso grupinho vão! Até a Jú que está gravidinha conseguiu o cartão verde do marido e a senhora não vai fazer essa desfeita com a gente, ouviu?
- Amiga, presta atenção... - tentava argumentar - eu não posso viajar agora, acabei de voltar ao trabalho, a loja precisa de mim, eu tenho um monte de coisa pra resolver e...
- Calada, Gabi! Você disse que iria tentar! Então tente! Vai viajar sim! E pode tratar de se arrumar porque no próximo final de semana a gente vai aprontar todas em Búzios! - exclamou entre sorrisos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Re-Encontrando o Amor.
Chick-LitA última coisa que Gabi queria na vida era se apaixonar novamente. Havia sofrido demais com o término do casamento e prometeu nunca mais se envolver com um outro homem. Mas a vida lhe reservou doces surpresas.