Minha pueril mente infantil e minha criação num convento católico tornaram minha base espiritual muito forte, eu havia aprendido desde muito nova a ficar quieta. Desde que me entendo por gente, estive no convento São Benedito, um pequeno e organizado convento no sul do pais, lembro sempre do frio, naquele mausoléu feito de pedra, parecia congelar até meus ossos e alma.
Não apenas o ambiente era frio, como minha criação também havia sido. A freira que cuidava de mim se chamava Joana, uma ruiva alta e bela, suas feições angelicais contrastavam com a personalidade cruel e gélida.
Joana me olhava com tédio e me destinava pouquíssimo do seu tempo e paciência.
-Acho que você deveria aprender a lavar essas roupas mais rápido! Está frio!
Ela ralhou.
-Eu sei bem o quanto está frio Joana, eu estou encharcada, lavando suas roupas!
Ela pegou uma vara que sempre trazia presa em seu cinto de corda e me bateu com aquilo na nuca.
-Cale-se e termine logo isso!
Meus dias eram assim, eu acordava cedo e ajuda as irmão Maria Eunice e Kátia no café da manhã, depois limpava meu quarto e o quarto de Joana, ainda pela manhã deveria ajudar as irmãs com o almoço. Na parte da tarde lavar as roupas de Joana e depois ajudar no jantar, antes de finalmente me deitar e dormir.
Eu estava descascando batatas numa tarde, a freira Maria Eunice me deu um chocolate, apenas um pequeno pedaço. Aquele foi o melhor dia da minha, eu sorri por um mês depois daquilo, não me importando com as crueldades e serviços domésticos que me destinados.
Os padres eram gentis, me ensinaram a ler, escrever e a cantar. Neles não havia hostilidade, eles eram servos fieis a sua fé e crença em bondade e amor. Eles me ensinaram a amar a leitura e Padre Gustavo sempre me trazia um livro novo, nos sábados depois da missa.
Apesar do convento ficar num lugar em que o frio nos tomava por quase seis meses do ano, quando esquentava tudo ficava lindo, claro e fresco. Eu amava, me banhava no rio e brincava com os cachorros. Os jardins ficavam cheios de flores lindas e cheirosas e todos os dias eu colhia algumas e espalhava pelo convento, deixando o lugar mais alegre e leve.
Eu sempre me pegava pensando sobre meus pais, no pq de eu estar naquele convento, na minha história antes de estar naquele lugar. Todas as noites eu perguntava a Deus, depois de minhas orações, o pq de eu estar ali.
Criança deve ser tratada bem, ter uma casa, mãe, pai e bons cuidados. Eu tinha Joana e apesar de suas maldades, também tinha as outras freiras e os padres, mas, aquilo estava errado. Eu deveria ter um lar.
Joana entrou no meu quarto, numa noite, eu estava sentada perto de minha pequena lareira, esquentando as mãos e pés.
-Você anda mais quieta que o normal!
A olhei.
-Estou do mesmo jeito de sempre irmã.
-A vejo suspirar pelos cantos menina! Será que já esta apaixonada? Ainda tão jovem?
-Por Deus! Vivemos num convento, os únicos homens aqui são padres!
Eu nunca havia me sentido tão tímida como naquele momento.
A mulher gargalhou.
-Pobre criança! Presa a essas paredes de merda, abandonada pra sempre aqui!
-Não estou presa, quando eu tiver dezoito anos sairei daqui!
-E pra onde irá?
-Não sei! – Falei impaciente. – Mas sairei e terei minha própria família!
Ela gargalhou.
-Ah claro! Você é ainda mais tola do que eu pensava menina! Você não tem dinheiro e nem parentes, vai formar uma família como? Vai sair daqui e magicamente um bom homem vai aparecer e formar uma família com você? Você é ainda mais tola do que eu imaginei!
-Eu posso trabalhar...
-E onde vai dormir?
-Posso continuar dormindo aqui.
-Se você sair daqui eu jamais te deixarei voltar.
-Você deveria deixar a criança em paz!
A voz do padre Gustavo quebrou o momento e Joana se sobressaltou.
-Padre!
Ela abaixou a cabeça, constrangida, eu até me surpreendi, nunca a havia visto assim.
-Por Deus! Sua maldade te levará ao inferno! – Ele gritou. – Não importa o tempo que passe aqui, você não aprende não é?
-Eu..eu ... –Ela gaguejou. – Eu estava apenas tentado por juízo na cabeça dela padre! A pobre menina acha que um dia saíra daqui.
-Ela não está presa aqui, ela poderá sair, não é uma freira e se não desejar ser, não se tornará!
-Com todo respeito padre, a mãe de Anie a deixou sobre meus cuidados, e eu cuidarei dela...
O padre a interrompeu.
-Não me interessa sua relação ou o que a mãe da menina te pediu, o futuro dela, só pertence a ela.
Joana levantou a cabeça furiosa, mas o padre a olhou raivoso.
-Você não devia se meter nisso!
-Eu me meto e você não deveria me responder assim!
-Perdão padre!
-Não ficaram mais sobe os cuidados da menina, sua frieza e maldade só trazem coisas ruins, fique com elas apenas para você.
-Você não tem poder sobre isso!
Ela gritou.
-Você ficará a pão e água por sete dias e presa a seu quarto.
Eu nunca havia isto ninguém desafiar Joana assim, permaneci inerte e chocada.
O padre Gustavo era um senhor, não tão velho, mas não jovem como Joana, ele era novo no convento e não tolerava as picuinhas de Joana.
-Então foi minha mãe que me colocou aqui.
Falei sentando em minha cama.
-Não sabe sobre sua história?
-Não padre!
-Deveríamos investigar, o que acha?
E ele investigou, não descobrimos quem era minha mãe, apenas que eu e Joana chegamos no convento no mesmo dia e juntas, não havia nenhum documento nem informando a idade que eu tinha quando cheguei lá e nem o ano em que chegamos, apenas o dia e o mês.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amaldiçoados .EM REVISÃO.
RomanceOs olhos dele eram de uma escuridão assustadora, profundos, machucados, torturados...amaldiçoados. Seu corpo era muito alto e musculoso, suas mãos grandes e fortes, o cabelo um mar escuro que chegava até os ombros, uma pele clara e lisa, traços for...