Eles chegaram a Rosings naquela mesma tarde. Ao passar por uma residência situada numa das estradas próximas, observaram um homem de porte grande vestido como um clérigo. Não podiam ver seu rosto que estava escondido pela exagerada reverência que o homem lhes prestava.
- Mas quem é aquele sujeito? - perguntou o cel. Fitzwilliam - e o que ele faz naquela posição ridícula?
Embora o rosto do homem não estivesse visível, Darcy sabia quem ele era.
- Acredito que seja o pároco da tia Catherine, um tal de sr. William Collins.
- Ele se comporta sempre assim na presença dela?
- Não sei, mas vamos descobrir logo.
Dez minutos mais tarde eles já se encontravam na sala de estar em Rosings com lady Catherine, a filha e a preceptora desta.
- É maravilhoso vê-los novamente, meus caros sobrinhos. Sentimos tanto a falta de vocês! Anne, especialmente, tem sentido sua falta, Darcy. - Disse ladyCatherine.
Darcy revirou os olhos sutilmente, o que não passou desapercebido ao cel. Fitzwilliam. Olhou compassivo para o primo.
- Tenho certeza que sim, tia. O que tem feito em nossa ausência? - disse o coronel, habilmente mudando de assunto.
- Ah, não tenho estado completamente sem companhia, Fitzwilliam - ela respondeu. - Embora não sejam de nosso nível social, são bem interessantes. Meu pároco se casou recentemente. A irmã e uma amiga da esposa têm vindo me visitar e os tenho convidado com freqüência.
- Com quem ele se casou? - indagou Darcy, já sabendo ser a srta. Charlotte Lucas.
- Com uma certa srta. Lucas de Hertfordshire. O sr. Collins a conheceu quando visitava parentes naquela vizinhança. O pai da sra. Collins veio nos ver, um tal sir William Lucas. Já se foi, mas a irmã dela, a srta. Maria Lucas, e a amiga, srta. Elizabeth Bennet ainda ficarão por aqui algum tempo.
Darcy empertigou-se na cadeira e olhou para a tia.
- Quem é a amiga da sra. Collins? - perguntou abruptamente.
- Uma certa srta. Elizabeth Bennet. Creio que é também prima do sr. Collins.
Darcy não ouviu mais nada, levantou-se e andou até a janela. Olhou fixamente para o jardim abaixo. Sentiu que o cel.Fitzwilliam o observava de maneira estranha, mas não lhe deu atenção.
Ela está aqui?? Sua mente repetia sem acreditar. Ela está aqui, próxima a Rosings! Ainda vai ficar algum tempo e não está casada??
Sua mente gerava um turbilhão de pensamentos. Ele tinha que vê-la!
Um criado entrou, anunciando a chegada do sr. Collins.
O homem não mudara desde que Darcy o vira pela última vez. Ainda parecia baixo, um pouco gordo, suado, e sua bajulação tomava ainda maior vulto, se é que isso era possível, na presença de sua benfeitora.
- Minha senhora, assim que eu soube que seus magníficos parentes haviam chegado, vim imediatamente para lhes apresentar os meus respeitos. Conheci previamente o sr. Darcy, fico honrado em dizer, em Hertfordshire. Com o excelente cel. Fitzwilliam ainda não me havia encontrado, mas devo dizer que muito me apraz vê-lo.
O homem inclinou-se exageradamente diante de ambos.
Darcy olhou para o primo, sorrindo ao observar a expressão de incredulidade em seu rosto.
- E permitam-me também dizer em nome de minha família que estamos muito satisfeitos de que estejam visitando sua ilustríssima tia...
- Então deixe-nos agradecer suas parentes pessoalmente - disse o coronel. Havia uma certa ansiedade em seu primo que Darcy não pode deixar de perceber. - Vamos, homem, por que não vai na frente para lhes avisar de nossa ida? Nós iremos em seguida?
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Outro Lado De Orgulho E Preconceito
RandomUma fanfic fantástica para quem gosta do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen. A autora reescreveu o livro inteirinho sob o ponto de vista do Mr. Darcy. Tudo em Português/BR. --------------------------- Eu não sou a verdadeira escritora, so...