Capítulo 55

4.2K 424 204
                                    

Dever e desejo

Aquela era uma tranqüila noite em Londres. O cel. Fitzwilliam saíra para jantar com alguns de seus amigos e Darcy se encontrava só em sua biblioteca, lendo. Mas a calma foi maculada pelo som de uma carruagem que parava em frente à mansão.

Com um suspiro, Darcy pôs seu livro de lado e se dirigiu à sala de visitas para encontrar o inesperado visitante.

O criado entrou e anunciou, “Lady Catherine de Bourgh, senhor.”

Darcy mal teve tempo de esconder sua surpresa quando sua tia invadiu a sala atrás do criado. Sua expressão era soturna e severa, o que logo colocou Darcy de guarda. O criado saiu, fechando a porta atrás de si.

Ele sabia bem que a tia raramente vinha à cidade, preferindo permanecer em Rosings. O que quer que a tivesse trazido a Londres nesta época do ano era certamente de grande importância.

– Lady Catherine, que prazer inesperado...

– Podemos dispensar as formalidades, sobrinho – ela disse ríspida, interrompendo-o – Estou aqui para salvá-lo, talvez de si mesmo.

Darcy permaneceu calado, sua perplexidade aumentando a cada minuto. Sem esperar por um convite, lady Catherine se sentou, indicando a Darcy que o fizesse também. Ele o fez, mantendo seu semblante controlado enquanto seus pensamentos corriam, tentando encontrar uma razão para a visita e as maneiras bruscas da tia.

Que diabos está acontecendo?

– Quais são os seus deveres? – inquiriu Lady Catherine.

– Como? – perguntou Darcy desarmado pela inesperada questão.

– Quais são os seus deveres? No que consistem? – ela perguntou impaciente.

Darcy ficou ainda mais confuso quanto à direção que a conversa estava tomando. Tentou formular uma resposta apropriada, ainda que honesta.

Lady Catherine continuou ao ver que Darcy não falava. 

– O que você acha importante? As obrigações em relação à nossa família, a honra de nossa família? Ou pretende colocar seus próprios interesses em primeiro lugar?

– O que a senhora quer dizer? Do que está falando? – perguntou Darcy.

– Me refiro ao que espero sinceramente que sejam apenas rumores maldosos sobre seu suposto iminente noivado com a srta. Elizabeth Bennet.

O choque de Darcy foi imenso, mas ainda assim ele não o demonstrou.

– Tenho certeza de que é uma mentira escandalosa, habilmente espalhada pelos próprios Bennets. Mas todo rumor tem seu fundamento. Você tem alguma afeição por ela? – ela perguntou autoritariamente.

Ele não tinha idéia de como responder. De maneira alguma responderia honestamente, mesmo sendo contra seus princípios faltar com a verdade.

Cautelosamente, ele disse:

– Ela faz parte do meu círculo de amizades.

Isto não satisfez a senhora.

– Mas você tem algum sentimento por ela além de mera amizade? – ela o pressionou.

Ela não tem o direito de se intrometer dessa forma na minha vida!

– O que quer que eu sinta pela srta. Bennet não lhe diz respeito! – ele devolveu o ataque.

– É claro que me diz respeito – respondeu lady Catherine, com a voz alterada. – Como sua tia e futura sogra, eu tenho o direito de saber!

O Outro Lado De Orgulho E PreconceitoOnde histórias criam vida. Descubra agora