Capítulo 43

3.9K 436 44
                                    

Dúvida

Os dois amigos se levantaram cedo, ansiosos para iniciar as atividades do dia., mas antes mesmos que terminassem o café da manhã, sir William Lucas chegou para saudá-los.

– Ah, sr. Bingley, bem-vindo de volta a Hertfordshire. Estimo que esteja bem – ele cumprimentou.

Bingley parecia contente em ver sir William, mas também desapontado, como se esperasse outra pessoa.

– Muito bem, e o senhor?

A troca de amabilidades prosseguiu por alguns momentos. Darcy se manteve de lado, sem saber como agir. Sabia que todos em Meryton ainda o viam como orgulhoso e desagradável e agora ele precisaria se esforçar para mudar isso.

– Sir William, e como está sua filha, a sra. Collins? – ele finalmente indagou, considerando que esse fosse um tópico seguro.

O homem o olhou estarrecido, surpreso por Darcy dirigir-lhe a palavra. Ele gaguejou um pouco, e então disse:

– Ela está muito bem. Creio que a viu quando visitava sua tia, a ilustríssima lady Catherine de Bourgh, na Páscoa. Sinto não estar presente durante sua visita, senhor, mas permita-me dizer que sua tia é muito afável e generosa. Acredito que Charlotte esteja muito bem. Lady Catherine tem tratado a ela e ao sr. Collins extremamente bem.

Darcy evitou fazer uma careta. Sua tia se deleitava em exercer seu domínio sobre os outros e interferir em assuntos que não lhe diziam respeito. Ele sentia pena de Charlotte, embora estivesse grato de que tivesse sido ela a assumir o nome Sra. Collins no lugar de Elizabeth.

– A sra. Collins é uma boa mulher. Ela parece muito feliz com sua situação – foi o que disse em vez de verbalizar seu pensamento.

Darcy observou o semblante de sir William. O homem parecia admirado e chegava quase a encará-lo abertamente como se nunca o tivesse visto antes. Darcy nunca iniciara de livre e espontânea vontade uma conversa entre eles antes, e sir William não tinha certeza do que fazer.

Darcy balançou a cabeça de maneira quase imperceptível ao pensar no conceito que todos deveriam ter formado a seu respeito durante o último outono.

– Ah sim, obrigado, senhor – disse sir William. Voltou-se para Bingley – Me encantaria, sr. Bingley, se o senhor e o sr. Darcy nos dessem, a mim e a lady Lucas, a honra de jantar em Lucas Lodge esta noite. 

Bingley virou-se para o amigo. 

– Eu certamente adoraria. O que você diz, Darcy?

Darcy refletiu por um momento. Ele preferia ficar em casa, mas precisava esforçar-se para mostrar a todos que havia mudado desde o ano anterior. Que melhor maneira ele teria para fazê-lo do que aceitando um convite para jantar em Lucas Lodge, a residência da família mais eminente da região?

– Eu ficaria feliz em acompanhá-lo.

Sir William parecia aturdido. Bem, então, senhores, aguardo ansiosamente por sua companhia esta noite. Talvez possam nos contar sobre seu inverno em Londres. Eu sinceramente gostaria de ter passado a estação lá para levar minha família à corte de Saint James. Vocês estiveram na corte?

Bingley educadamente emitiu uma resposta negativa. Darcy suportou com grande paciência o jeito afetado do homem. 

A visita não durou muito mais. Após uma prolongada despedida e a expressão da expectativa de sir William para aquela noite, Darcy e Bingley finalmente se viram aptos a iniciar as atividades do dia. Deixaram a mansão esperando que pudessem esquecer por algumas horas os pensamentos que lhes haviam roubado o sono. Mas nenhum dos dois parecia concentrado no esporte e, embora a expedição não resultasse inteiramente em um fracasso, o volume da caça foi bem menor que o normal.

O Outro Lado De Orgulho E PreconceitoOnde histórias criam vida. Descubra agora