ESTUPRO
Esse é um tipo de problema que suscita muita dificuldade de compreensão e aceitação por parte de algumas pessoas, principalmente aquelas que passaram por ele. Isso porque, essa experiência infeliz requer um grau de resignação e compreensão da vida que, infelizmente, nem todos possuem.
O estupro, assim como tantos outros crimes contra as leis humanas, e principalmente contra as leis de Deus - sendo essa última a que traz maiores consequências para aqueles que cometeram esse tipo de crime - é uma ação hedionda de violência contra outro ser humano, e que traz consigo consequências graves para aqueles que lhe foram vítimas.
Sem sombra de dúvidas, não é fácil para a vítima continuar a viver de forma equilibrada após ter passado por uma experiência dessa natureza, principalmente se, além do trauma que fica, vier a ocorrer uma gravidez. Nesse caso, normalmente, um sentimento de revolta toma conta da vítima, e para muitas, a primeira idéia que vem à cabeça é a de impedir o nascimento da criança que seria o filho daquele que foi o seu algoz. O filho de um criminoso.
Sabemos que esta é uma situação bastante delicada e que: aqueles que ainda não se revestiram do sentimento verdadeiramente Cristão; aqueles que desconhecem ou ignoram as leis Divinas de bondade e de justiça; aqueles que acham que a vida se resume unicamente a esta existência atual, e que acham que as coisas acontecem simplesmente ao acaso, dificilmente serão tocados de compaixão por um ser humano enfermo que se encontra completamente desequilibrado perante as leis humanas e Divinas. Apesar de não parecer, ele também é um filho de Deus - quer aceitemos isso ou não - e Deus não cria ninguém para ser mau. A maldade é sempre opção de cada um.
Outro fato que devemos considerar, é que nada acontece sem a permissão de Deus, e tudo aquilo que nos acontece, por pior que possa parecer, carrega consigo uma grande lição para que possamos crescer em direção ao caminho do bem e do amor. São frutos das escolhas que já fizemos, erroneamente, em outras etapas de nossas vidas, e que agora se apresentam como "remédio amargo", porém eficaz para a cura de nossas enfermidades.
Além do mais, o que é preciso se considerar com todo cuidado, é a questão da criança que está a ser gerada. Daí perguntamos: será que a criança tem alguma coisa a ver com as atitudes de quem o gerou? Será ela culpada por um crime que não cometeu? Nós respondemos ou responderemos pelos atos de nossos pais ou entes queridos? Será que vale a pena descarregar nossa raiva, em um ser inocente, e que não tomou participação alguma no que ocorreu? Sei que alguém pode dizer: "mas a criança foi gerada de uma forma brusca, sem aceitação por parte da mãe, e será filho de um desequilibrado". Concordamos com essa assertiva, mas perguntamos: se Deus sabe de tudo e nada acontece sem a sua permissão, por que será que ele permitiu isso? Será que Ele faz alguma coisa sem sentido ou sem que haja um fundo positivo? Quem disse que, por ter sido gerado dessa forma, estará ali um Espírito imperfeito a reencarnar, e que precisa ser punido antes mesmo de vir ao mundo físico? Será que essa não será a oportunidade de um bom Espírito vir ao mundo, para cumprir determinada missão, mesmo que seja dessa forma, e que, por questões de sua própria programação reencarnatória, necessita da prova de coragem, confiança e resignação da parte de sua mãe, para que ela se realize?
Não temos ideia de como Deus atua em todas essas questões. Como disse Jesus, "se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, diríamos a montanha para se mover e ela se moveria..". Essa é a grande dificuldade que temos. Não podemos apenas "honrar a Deus com os lábios". Precisamos honrá-lo em "Espírito e em verdade". Nossos conceitos de fé e religiosidade, necessitam urgentemente serem revistos e analisados.
O Espiritismo nos ensina que todos nós somos responsáveis pelos nossos atos, e que responderemos diante da lei Divina, não importa quando, por tudo o que fizermos de bom ou de ruim. Ensina-nos também que cada um de nós só colhemos aquilo que plantamos, nessa ou em outras oportunidades existenciais. Que nada acontece ao acaso, e que ninguém passa por uma experiência sem que mereça. Sei que o problema é de muita delicadeza, e não estamos aqui para pregar demagogias religiosas baseadas em "supostas teorias". E digo isto me referindo à visão de muitas pessoas incrédulas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IV
SachbücherTodos os dias, nas Casas Espíritas, aporta uma quantidade regular de irmãos, interessados no conhecimento do Espiritismo. Curiosos uns, desesperados outros, enfermos aqueloutros, porém, todos eles, de uma forma geral, são carentes e necessitados da...