O Tesouro da Romã

379 5 2
                                    

          Uma manhã, perdi a paciência.
          Vovó costumava ir todos os dias à igreja, bem cedinho, depois que meu avô havia saído e enquanto eu ainda dormia. Pois naquela manhã acordei no momento em que ouvi uma chave trancar a porta do lado de fora. Saltei da cama, olhei para o buraco da fechadura para ver se vovó já estava realmente longe e ainda a vi subindo a ladeira que levava à praça da Acquanova. É preciso explicar que o buraco da fechadura da porta da casa da Saracena era muito grande,  verdadeiro ponto de observação do mundo da rua, assim como a luneta do vovô Leone era do mundo da lua...

          Agora ali estava eu, a sós,  com a casa às minhas ordens. Não me lembrava de nada do que havia sonhado durante a noite, mas, afinal, quem é que me garantia que eu não tivera um fruto de grãozinhos vermelhos bem preso em minhas mãos?... Quem?... Eu não. Vi a cômoda e as gavetas, que fui abrindo uma a uma.  Tive de remexer em todas as roupas alvas e engomadas para finalmente encontrar o que procurava.

          Soltei um grito de triunfo! Embrulhadas num pé de meia, moedas de ouro reluziam diante dos meus olhos atônitos. Que surpresa eu ia fazer para a vovó Catarina, que surpresa! Agora tinha certeza de que havia sonhado com a romã durante a noite: o tesouro aparecera!

          Amarrei o rico pé de meia com um cordãozinho vermelho na minha cintura, por debaixo da saia, e, quando vovó Catarina voltou da igreja, viu-me arrumada e pronta para sair:

                          20

A Menina Que Fez A AméricaOnde histórias criam vida. Descubra agora