Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IV

1.2K 24 2
                                    

A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, completará agora, em 2012, cento e cinquenta e cinco anos. Não é muito tempo de existência se formos compará-la com outras doutrinas bem mais antigas. Entretanto, temos de convir que, para nós, seus adeptos, já é um tempo bastante considerável para ela ser compreendida e vivenciada, se considerarmos que os princípios básicos que formam o seu corpo doutrinário são tão antigos quanto à própria humanidade.

As casas espíritas que abrigam os seus adeptos, e também recebem novos integrantes diariamente, têm a responsabilidade de bem atendê-los, prepará-los e mantê-los, no tocante ao bom entendimento da Doutrina, em todos os seus aspectos: religioso, filosófico e científico. No entanto, durante o tempo que já militamos no Espiritismo, e também pelo fato de conhecermos - em virtude dos trabalhos que realizamos - vários centros espíritas, observamos ainda que muito se tem por fazer a esse respeito. São muitos os centros espíritas que carecem de uma melhor estrutura, e não me refiro aqui à estrutura física, mas sim de pessoal qualificado para melhor atender as necessidades básicas que um núcleo de Espiritismo exige.

Em todo o mundo, empresas, instituições e órgãos que se destinam à prestação de serviços ao público, investem, a cada dia, na busca pela qualidade na prestação desses serviços. É aquilo que todos nós conhecemos hoje como: Qualidade Total. Mas aí alguém pode "gritar": "Vamos com calma! Estamos em uma instituição religiosa! Qualidade Total não deve se aplicar a esse caso!". Ao que nós responderemos: "Como não se aplica"? E por acaso a casa espírita não presta um serviço à comunidade? Por acaso não presta serviços às pessoas? O ato de prestar um serviço não implica no recebimento de honorários. Não visa, apenas, à obtenção de lucro. Serviços podem ser prestados de forma gratuita, como é o caso dos núcleos espíritas e tantas outras instituições sem fins lucrativos, e não será por isso que estes devem ser feitos: "a toque de caixa".

O Espiritismo, ou melhor, a casa ou o centro espírita, que é uma instituição pública, tem unicamente o objetivo de prestar serviços às pessoas; porque não? Senão vejamos: esclarecer através das palestras públicas, através de seminários e cursos sobre a Doutrina; oferecer o consolo das mensagens dos amigos espirituais; oferecer os serviços de passes; ofertar aos enfermos o tratamento espiritual; receber os necessitados, auxiliá-los e socorrê-los através das reuniões mediúnicas; oferecer a evangelização ao público em geral; disponibilizar vários serviços assistenciais, enfim, esses e tantos outros, são serviços que a casa espírita presta ao público em geral. Sendo assim, de forma incontestável, é uma prestação de serviços!

Os núcleos espíritas têm a extrema necessidade de buscarem, com muita determinação, uma qualificação total naquilo a que se propõem. Para isto, devem manter sempre em suas dependências um programa de estudos constante da Doutrina, e principalmente da mediunidade. Devem formar trabalhadores plenamente alicerçados nos pontos basilares do Espiritismo e com conhecimento sólido nas tarefas a que se propõem, além de prepará-los no tocante a receberem e tratar os frequentadores. Isso tornará a casa, ou centro espírita, cada vez mais capacitada para suprir as necessidades de um público que cada vez mais busca, nas hostes da Doutrina, um lenitivo para suas dores; uma qualidade total no atendimento de que necessitam.

Este singelo trabalho começou a ser desenvolvido em 1995. Seu foco inicial era informar acerca do que seria um tratamento espiritual na casa espírita, e tomou outras proporções, graças a necessidade, que muitos núcleos de Espiritismo possuem, de dispor de mais uma ferramenta didática para servir aos que neles adentram.

É um trabalho simples, sem grandes pretensões, porém, deverá ser de grande valia para aqueles que estão tateando agora neste vasto campo de conhecimento religioso, filosófico e científico, que é Doutrina Espírita.

Nenhum assunto incluso neste livro é novidade para os adeptos mais antigos. Tudo está embasado, principalmente, nas obras básicas de Kardec. O que podemos aqui destacar é que o leitor iniciante poderá encontrar esses assuntos, tão necessários para o início de sua jornada, em um só lugar. Temos a certeza de que valerá à pena.


Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IVOnde histórias criam vida. Descubra agora