Pensamos que caímos prontas e de paraquedas no mundo. Mas, a verdade, que somos feitos de memórias e lembranças. As pessoas, que te criaram são peças fundamentais para entender quem você é.
Na minha vida são três: meu pai, minha mãe e minha avó paterna. Tudo que eu aprendi na infância foram eles que me ensinaram. Meu pai me incentivou a estudar, a gostar de ler e escrever, sempre me levava em livrarias. Já minha mãe, trabalhava e pagava as contas, o que me estimulou a buscar e a lutar pelos meus sonhos. Minha avó cuidava de mim enquanto eles trabalhavam, ela me deu muito amor, o que me motiva todos os dias a querer buscar um amor para a vida inteira.
Como não tive irmãs tive que arrumar as minhas por conta. Minha prima-irmã Carolina, foi uma dessas, na infância fazíamos tudo juntas. Éramos Carolina-Bárbara e Bárbara-Carolina. Com o tempo fomos crescendo e firmando nossas próprias identidades, cada uma segue seu caminho, mas não dá para falar de uma sem pensar na outra.
Além dos seus familiares, tem outras pessoinhas especiais, que vão aparecendo em sua vida, para formar quem você é. A minha amiga da primeira série, Jéssica, me ajudava nas aulas de português, me mostrava à diferença do "m" e do "n". Consegui com o tempo desenvolver meu lado Jéssica, atenta, prestativa e convicta.
Outra, que não dá para falar de mim, sem pensar nela é a Laiza. Conhecemo-nos na quinta série. A princípio nos odiamos, ela me achou patricinha e eu a achei CDF. Primeiro dia de aula, ela já tinha dicionário. Nossa amizade mostra que mesmo sendo diferentes nos complementamos totalmente e que a identidade não é feita só de consensos, também de contradição.
Além dessas queridas amigas, tenho mais duas, que me ajudam a construir cotidianamente: a Elóaque me ensina a ser mais forte e a Karina que me lembra de que apesar da força temos que ter leveza.
Sou uma mistura dessas pessoas, sou metade delas, uma parte delas. Minhas amigas, minha prima, meus pais e minha avó, podem morar em outro país, podem casar, podem fazer faculdade longe, podem até não estar mais nessa vida, mas eu sempre estarei perto deles, pelas lembranças e pelo carinho.
Carolina é minha prima, ela é parecida com a minha avó, não leva desaforos para casa. Deliciosamente brava e ciumenta. Considero uma irmã para mim.
Jéssica é minha amiga de infância, a pessoa mais decidida que eu conheço. Uma "buscadora".
Laiza é a minha amiga chef de cozinha, que faz brigadeiro para mim. Com certeza, ela é a que mais me escuta, sabe todos os meus segredos. Sofre por tantas coisas, quando deveria agradecer por tudo, principalmente por ser essa amiga incrível.
Eloá é amiga que me defende nas brigas, que vai comigo nas festas, alguém que você sempre pode contar.
Karininha para os íntimos já é pequeninha, é toda paz e amor, a amiga mais risonha do mundo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AS ESTRELAS SÃO AS PINTAS DO UNIVERSO
RandomO livro "As estrelas são as pintas do universo" é uma coletânea pequenas crônicas sobre identidade, amor e afins, escritas por uma adolescente. A busca de si mesma, a procura incansável pelo príncipe encantado, o término do namoro, a dúvida de que c...