Sonhando acordado

10 3 0
                                    


Esses dias, fui reler meu diário da oitava série, percebi que algumas coisas eu mudei, mas outras eu continuo igualzinha. Mas, o que mais me chamou atenção foi à última página, achei uma lista escrita: "planos para a vida".

O mais incrível é que eu tinha realizado meus sonhos, como: passar no vestibular, fazer o curso que eu queria, arrumar um namorado gracinha. Então pensei: o que faz as pessoas se aproximarem dos seus sonhos? Primeiramente, você tem que se conhecer. Para se chegar aos sonhos mais profundos e relevantes faça uma lista do que gosta:

Eu:

(1) ler,

(2) escrever,

(3) aprender,

(4) ensinar.

Que disciplinas da escola mais te chamamà atenção:

(1) literatura,

(2) filosofia,

(3) sociologia

(4) história,

Agora dessas coisas que você gosta o que quer em sua vida: ser escritora e professora. Comece a criar mecanismos para realizar seus sonhos. Preste vestibulares, comece a escrever um blog, mesmos que nunca se realizem seus pedidos, pelo menos você está tentado. Desistir é algo que nunca devemos fazer.

Você quer passar em um concurso? Ou prestar um processo seletivo? Arrasar no vestibular? Comece estudando, se aproximando de pessoas que já passaram por esse processo, para te dar dicas. Escute as pessoas, aprenda com elas. 

Os processos seletivos sempre são injustos, várias vezes, você não vai conseguir realizar todos os seus sonhos, mas não deve perde nunca a possibilidade de sonhar, com uma vida melhor, com um país mais justo, com um mundo mais igualitário.

Precisamos, em um mundo tão racionalizado, robotizado e desumanizado, ser menos máquina e mais gente. Que tal brincar de Dom Quixote, finja que você é algo, até virar o que quer ser. Se eu não posso ser um "cavaleiro", porque as condições concretas não deixam, a realidade não permite, pelo menos na minha imaginação eu posso ser o que quiser.


Dom Quixote é um personagem de um livro de Miguel de Cervantes. Ele acreditava ser um cavaleiro mesmo não sendo. A cena que eu mais gosto do livro, é quando ele acha que está lutando contra um dragão, mas na verdade é apenas moinhos de água.

AS ESTRELAS SÃO AS PINTAS DO UNIVERSOOnde histórias criam vida. Descubra agora