Ela é abordada na rua pela cor da sua pele. Ela é seguida por um segurança dentro de uma loja. Ela sofre xingamentos por causa do seu cabelo. Diariamente isso ocorre no cotidiano de uma menina negra, quantas vezes isso apareceu na mídia ou virou um viral na Internet? Nunca.
Ele sofre dentro de casa, a mãe dele ameaçou expulsar ele de casa, se não parar de inventar moda, com essa história. Os meninos da escola sempre o empurram e gritam "veado". Diariamente isso ocorre no cotidiano de um homossexual, quantas vezes isso apareceu na mídia ou virou um viral na Internet? Nunca.
Ela foi abordada na rua por estar de saia. Onde já se viu ficar se exibindo de tal maneira. Ela não é criança já sabe muito bem o que faz. Lugar de mulher é na cozinha e cuidado dos filhos e da casa. Ela ganha menos porque é inferior. Tem que obedecer ao marido sem questionar. Diariamente isso ocorre no cotidiano de uma mulher, quantas vezes isso apareceu na mídia ou virou um viral na Internet? Nunca.
Ele sofre com comentários de mau gosto, sempre tem que ouvir piadinhas. Os meninos da escola sempre o empurram e gritam "macaco".Ele sofre violência policial. Diariamente isso ocorre no cotidiano de um homem negro, quantas vezes isso apareceu na mídia ou virou um viral na Internet? Nunca.
Que liberdade tem um negro, uma mulher, um homossexual em uma sociedade em que não lhe oferece oportunidades iguais? "Vaca, galinha, macaco, veado". Quando animalizamos, estamos reduzindo as chances de vida, desumanizando. Precisamos lutar por uma liberdade racial e de gênero, em que as mulheres, os negros e os homossexuais tenham igualdade política, econômica e social; no qual eles tenham direito a ter sua identidade e história preservadas e valorizadas.
Chega de piadinhas, comece a reparar nas brincadeiras dentro da sala de aula, você está reproduzindo o machismo, o racismo ou a homofobia? Está vendo isso na sua turma se posicione contra, pare com as brincadeiras, comece com você.
ul�y�X�4
VOCÊ ESTÁ LENDO
AS ESTRELAS SÃO AS PINTAS DO UNIVERSO
De TodoO livro "As estrelas são as pintas do universo" é uma coletânea pequenas crônicas sobre identidade, amor e afins, escritas por uma adolescente. A busca de si mesma, a procura incansável pelo príncipe encantado, o término do namoro, a dúvida de que c...