Meu escritor mais que preferido

5 1 0
                                    


O meu escritor preferido não é Drummond, Machado de Assis ou José de Alencar apesar da magnitude da obra desses para a Literatura. Meu escritor preferido é do sexo feminino, apesar de as mulheres serem pouco reconhecidas na Literatura. Engana-se quem pensa que é Clarice Lispector, ou Cora Coralina.

Minha escritora favorita não se destacou por escrever romances, crônicas; ela escreveu a vida. Carolina Maria de Jesus era mulher, negra, favelada e mãe de dois filhos. Graças a sua forte personalidade, por ser uma guerreira, escreveu diários, poemas, escreveu sua vida.

Carolina encanta não só pelas palavras, mas também pela beleza. As poucas fotografias jornalísticas a retrata como uma mulher alta, magra e de pele negra. Os cabelos pretos nunca apareciam nessas fotos, ficavam sempre escondidos atrás de um turbante. Os olhos pretos aparentavam cansaço. Os lábios carnudos escondiam o sorriso que quase nunca aparecia. O tronco e os membros grandes estampavam suas simples e velhas roupas: vestidos ou saias.

Ela não se destacava apenas pelo seu tipo físico, mas também por sua visão e postura frente à vida. Falava o que vinha à cabeça. Tinha uma personalidade forte, que a diferenciava. Seu sonho era sair da favela e dar uma vida melhor para os filhos. Brigava com os vizinhos, com os políticos, com a própria vida. Queria um país melhor, mais justo. Carolina era honesta, sincera e trabalhadora. Essa realizou seu maior desejo que era se tornar escritora.

Com resiliência, saiu do anonimato e virou a escritora, por isso é uma inspiração para mim. Não dá para passar os olhos por Carolina, sua história, sua vida, sua personalidade forte nos atravessa, enchem nosso peito de revolta.

Quantas mulheres, negras, mães, ainda hoje estão sofrendo com a desigualdade? Quantas Carolinas sofrem com a miséria e a fome neste país? Por isso, finalizo com sua própria frase: "os políticos sabem que eu sou poetiza. E que o poeta enfrenta a morte quando vê seu povo oprimido".

AS ESTRELAS SÃO AS PINTAS DO UNIVERSOOnde histórias criam vida. Descubra agora