Aos Chicos da minha vida

16 2 0
                                    


Todo mundo fala que eu sou a cara do meu pai. Sobrancelha arqueada. Sorridente. Também puxei o sarcasmo e a ironia, mesmo quando estamos falando um assunto sério, ninguém acredita.

O seu nariz pontudo dá a impressão de que meu pai sabe de tudo, e o pior que ele sabe mesmo. A boca pequena esbanja sabedoria e espreme os dentes, ficando um dente em cima do outro. Apresenta um biótipo comum: tronco grande, mãos grossas e pernas finas.

O nome de santo, Francisco de Assis, foi uma promessa de sua avó muito religiosa. Apesar de não fazer milagres, me salva dos meus medos, me protege de tudo.Incentiva-me todo dia a estudar, a pesquisar, cada dia traz um assunto novo.

Ensinou-me a gostar das coisas simples, a ver beleza em seus desenhos. Ele trabalha como jardineiro e plantou muitos valores em mim. Suas mãos grossas prepara a terra, pinta quadros e encanta o mundo.

Meu pai foi o primogênito de cinco filhos: tia Ana, tio Toninho, tio Guga e tia Jú. A família dele era comerciante, sempre teve loja, infelizmente quando meu avô morreu o comércio não se manteve. Mesmo assim ele não se deixou abater, tratou de continuar desenhando e plantando.

Francisco não é só aquele cara que é meu amigo, que me escuta, foi ele também quem escolheu meu nome: Bárbara. O nome foi escolhido por causa de uma música do cantor e compositor Chico Buarque:

"O meu destino é caminhar assim

Desesperada e nua

Sabendo que no fim da noite serei tua

Deixa eu te proteger do mal, dos medos e da chuva

Acumulando de prazeres teu leito de viúva

Bárbara, Bárbara

Nunca é tarde, nunca é demais

Onde estou, onde estás

Meu amor vem me buscar"

O outro Chico não sabe, mas meu pai o ama e consequente eu também. Essa música me marca muito porque é meu nome, mostra muito quem eu sou. De uma canção romântica, só poderia nascer uma menina sonhadora como eu. Obrigada aos Chicos, pelo nome.


Chico Buarque cantor/compositor que lutou contra a ditadura militar.

AS ESTRELAS SÃO AS PINTAS DO UNIVERSOOnde histórias criam vida. Descubra agora