Jake:
No exato momento em que chegamos no Hospital Central, o maior e mais especializado da cidade, logo tratei de buscar informações sobre o estado de Maurício, precisava saber exatamente com o que estava lidando.
Quando me dizem o quarto onde ele estava, corro até o mesmo e ao entrar, fico de frente com uma das mais tenebrosas visões de um corpo totalmente transformado após um acidente. Haviam machucados e ferimentos gravíssimos espalhados por todos os membros e o rosto transfigurado, tudo simplesmente irreconhecível e dava para perceber partes do que parecia seu cérebro expostos, o que chamamos de fratura exposta, típica de traumatismo craniano.
- Oi pessoal, eu sou o doutor Jake, não temos muito tempo então vamos direto ao ponto. Vocês checaram os sinais vitais do paciente? - Pergunto me aproximando da cama.
- Sim doutor. Ele está desacordado desde a saída do local do acidente. O pulso está fraco mas perceptível - Um dos enfermeiros responde.
- Ok, eu quero que façam uma ressonância magnética, além de uma tomografia computadorizada o mais rápido possível - Aviso, tentando não atropelar minhas próprias palavras pelo processamento acirrado de ações que a caixinha de experiências e conhecimentos médicos em minha mente me induziam a tomar, já que cada detalhe deveria receber sua devida importância e tempo para ser realizado. Imediatamente o levam para realizar os exames pedidos.
Enquanto aguardo, um motorista que presenciou todo o acidente chega ao hospital para explicar como tudo ocorreu. Segundo ele, o carro de Maurício corria violentamente pela estrada quando uma caminhonete tomou sua frente em contra mão, empurrando-o para fora da pista, fazendo o veículo capotar mais de uma vez até finalmente parar.
Com tais informações, cada terrível marca deixada no corpo dele, totalmente cravada na minha memória fazia mais sentido e tive certeza de um traumatismo craniano, que é caracterizado por uma lesão no cérebro geralmente causada por pancadas fortes sofridas pelo paciente, características de acidentes automotivos. Analisar os resultados dos exames responderia a dúvida que faria a abortagem ou não de uma cirurgia que é a possível ocorrência de hemorragia interna.
Quando recebi os resultados e os observei, imediatamente confirmei o que eu mais temia, então juntei toda a equipe para orientá-los.
- Ok pessoal, o paciente sofreu traumatismo craniano do tipo 3, o mais grave, em que a fratura fica exposta e além de tudo, apresenta hemorragia interna, ou seja, precisamos fazer a cirurgia imediatamente. Felizmente esse tipo de procedimento é costumeiro, mas de duração longa e cansativa, onde há riscos enormes de óbito durante o processo, mas é para isto que estudamos e nos preparamos então vamos trabalhar como uma verdadeira equipe e salvar a vida do doutorzinho mimado - Termino a fala de um modo que parece estranho a eles.
- De quem, doutor? - Um deles indaga, confuso.
- Esqueça. Vamos lá pessoal!
Todos estavam suando pelo nervosismo, já que deixariam de se comportar como apenas auxiliadores para se tornarem verdadeiros salvadores de uma vida.
Então inciamos a cirurgia, fazendo cada manobra com uma precaução e atenção sobre-humanos, eu buscava recordar cada etapa aprendida na faculdade para esse tipo de tratamento, já que havia me formado em clínico geral, isto me possibilitou absorver o essencial de cada área da Medicina, e presenciar um caso como este me provou que optar por pediatria foi a escolha mais sensata que tomei. Estava passando pela maior responsabilidade médica de toda minha carreira, mas ultrapassaria o meu limite para fazer valer a pena.
Felizmente, tratamos da fratura que antes estava exposta com êxito e a hemorragia interna cessara. Maurício reagira com firmeza durante todo o tempo e sabíamos que todos haviam dado o melhor de si. No entanto, a única certeza positiva que tínhamos era de tê-lo mantido com vida até o fim, mas as reais consequências de semelhante tragédia seriam desvendadas quando estivesse lúcido. E é exatamente neste aspecto, que o temor de todos os envolvidos é posto a tona quando todos os limites humanos de um médico se tornam findáveis As marcas deixadas poderiam se tornar o verdadeiro desafio.Sarah:
Quando soube que uma cirurgia seria necessária, recordei e e vivenciei exatamente a mesma sensação de desespero e angústia instigantes que senti quando Emma se acidentou e teve de passar por tais procedimentos. Entre alguns instantes das longas horas de espera, um enfermeiro ia me direcionando sobre o estado de Maurício, o que originava no surgimento de um peso no meu peito crescendo aos pouquinhos como uma alerta de que a cirurgia não seria o fim do sofrimento de todos, especialmente ao do próprio Maurício. Ao término da cirurgia, ele foi levado para ficar em observação, e por alguma razão, isto não reduzira a minha aflição.
Jake e eu ficamos conversando sobre como tinha sido o processo, ele parecia muito confiante de ter alcançado o sucesso absoluto, nos abraçamos e eu fiz questão de demonstrar total orgulho por sua coragem e destreza. Não, eu não poderia odiá-lo.
Algumas horas mais tarde, avisam que Maurício finalmente havia despertado e então me chamam para vê-lo, isto reacende a esperança que se encontrava morta dentro de mim, então me dirigo até o quarto, mas quando estou para entrar no mesmo, um homem me impede e o meu espanto só aumenta mais quando ouço gritos vindos de uma voz que eu conhecia bem.
- Por que não estou sentindo minhas pernas? O que há com elas? Respondam seus incompetentes!!!!
Eram de Maurício.Boa noite pessoal lindo! E aí, como estão? Mais uma bomba hein... o que acharam? Espero de coração que tenham gostado, e se caso sim, não deixem de votar e comentar suas opiniões. Fiquem com Deus, Mil beijos ♡♡♡♡
VOCÊ ESTÁ LENDO
Seu Amor, Meu Bem Maior
Storie d'amoreSarah é uma jovem mãe de 20 anos, que sofreu muito após ter sido abandonada pelo pai de sua filha, Emma...como se não bastasse, acabou de perder a mãe. A moça então resolve tentar a vida em outro país, onde pretenderá dar todo o conforto e bem estar...