11. segredos de família

2.3K 338 154
                                    

Na manhã seguinte meus pais me esperavam para o café da manhã. Minha mãe, como sempre, estava impecável com os cabelos bem penteados e exalando seu perfume importado. Meu pai, de terno e gravata cinza, comia em silêncio e com pressa para mais uma de suas reuniões de negócios.

Trisha serve o meu suco e minha mãe gesticula educadamente para que ela nos deixe a sós.

– Preciso ficar alguns dias na casa da sua avó – minha mãe anunciou, diretamente para mim, mas claramente tentando transmitir o recado ao meu pai.

Ele não se opõe em palavras, mas pela cara que faz está claro não ter gostado.

– É só um tempo para...

– Vocês estão se divorciando? - Eu sei que é errado interromper ou me intrometer. É falta de respeito com os mais velhos, principalmente se tratando dos pais, mas não me contive. A dúvida escapou e até mesmo o meu pai, que nunca presta atenção em nada além de um palmo à frente de si mesmo, levantou o olhar surpreso pela minha ousadia e minha mãe me repreendeu com um olhar duro.

Sei que parte do assombro deles é por eu tocar num tópico que nunca deveria ser mencionado casualmente nesta casa: divórcio.

- Não me interrompa - ela levantou a voz e eu estremeci - foi essa a educação que eu te dei?

Eu imagino que se fosse Louis no meu lugar ele estaria afrontando, provavelmente se defendendo por não ter feito nada demais além de uma pergunta da qual envolve os interesses de família. Mas eu não sou o Louis, eu sou medroso e tenho bons modos, supostamente eu devo respeito e tentar manter a cabeça no lugar.

Por isso baixei os olhos e murmurei perdão, apesar de me sentir chateado pela entonação que ela usou comigo. Minha mãe quase nunca precisou me chamar atenção dessa forma e quando faz eu me sinto profundamente magoado.

- É disso que eu estava falando - meu pai intervém irritado e pela maneira como começa, já sei que irão começar mais uma de suas brigas - eu trabalho dia e noite, passo dias em viagens cansativas tentando trazer dinheiro para pagar a vida de luxo dessa família e ao invés de educar esse menino direito você gasta o seu tempo fofocando com as empregadas. Agora está com a ideia absurda de passar dias na casa da sua mãe para dar espaço e salvar o casamento? Oras, Amélia, não seja estúpida! Se você quer salvar o casamento, então aja como uma mulher decente e cumpra seus deveres de mãe com esse garoto e de esposa em casa e na cama...

- Não quero que diga isso na frente do meu filho! - minha mãe esbraveja, se levantando e batendo as duas mãos na mesa. Eu solavanco assustado, ao contrário do meu pai que não moveu um único músculo.

Eu nunca havia presenciado ela levantar a voz para ele. Já ouvi do meu quarto, mas vendo com meus próprios olhos torna o fato mais real. Minha mãe estava desrespeitando meu pai? Porque se ela está mesmo fazendo, seja lá o que anda causando essas brigas deve ser grave, porque minha mãe sempre foi um exemplo de mulher.

Eu os observo com o cenho franzido e os dedos polegares esfregando um contra o outro em apreensão.

E o que meu pai quer dizer com cumprir os deveres de esposa na cama? Minha mãe era uma mulher ótima, sempre cuidando da casa, cuidando da beleza, cuidando de mim, ajudando a comunidade da igreja e indo até lá em todos os domingos, mesmo quando meu pai não estava presente por culpa de alguma de suas reuniões do outro lado do mundo.

A não ser que ele esteja falando de... oh, não. Isso não é da minha conta, mas eu me sinto péssimo. Por que a minha mãe não amaria mais o meu pai? Se eles não estão mais juntos dessa forma, então o que significa? Ela não ama o meu pai e é por isso que eles brigam tanto?

stay in my arms if you dare (larry)Onde histórias criam vida. Descubra agora