Aquele lugar estava uma bagunça de becas, quepes e pessoas bem vestidas. Todas rapidamente sendo conduzidas aos seus devidos lugares pelos organizadores do evento.
- Está tudo bem? – Helena pergunta sorrindo ao meu lado.
- Aham – aceno com a cabeça, mas continuo com o olhar longe.
Eu estava muito nervosa na verdade. Segurava o discurso firme em minhas mãos enquanto raspava os saltos do sapato no piso liso do salão. Minha beca preta e amarela roçava o meu joelho conforme eu me mexia e o fiozinho do quepe insistia em fazer cócegas no meu pescoço, aquele negócio era muito longo. Meu estômago chegava a doer com toda a ansiedade. Eu achava que as provas finais seriam a parte mais difícil, até me informarem que eu seria a oradora na formatura e teria que falar na frente de todos os formandos, familiares e membros importantes do conselho estudantil. Minha cara com certeza era de ânsia de vômito.
- Senhorita Lee – um dos organizadores me chama – Por favor, dirija-se ao seu lugar em frente ao palco.
Engulo em seco olhando para Helena que repentinamente tira uma foto da minha cara. Filha de uma p...
- Boa sorte amiga – ri fazendo joinha pra mim e logo se afastando.
Tremendo das pernas caminho desajeitada até o lugar que marcava "oradora" e me sento ereta como um robô com o discurso firme entre os dedos. Se eu pudesse pelo menos ver a carinha dele antes dessa cerimônia toda, já ajudaria um bocado. Suspiro inflando as bochechas só para tentar acalmar minha respiração, mas nada adianta.
Mais alguns minutos e a abertura da solenidade é feita com o reitor da faculdade. Ele falava, falava, falava e tudo que eu ouvia era "blábláblá, sua vez irá chegar Julia".
Todos se levantam para o Hino Nacional e eu canto no piloto automático.
Alguém entra para fazer um juramento e eu repito como uma macaquinha treinada. Jamais iria me lembrar do que prometi.
Um a um cada aluno formado pega seu diploma e tira uma foto. Naquele momento eu até pensei em sofrer um acidente, cair de cara no chão só para ter que me ausentar do restante do "ritual", mas não tenho tanta sorte.
Após cada aluno se acomodar novamente em seu devido lugar o apresentador volta ao microfone e meu coração está uma bagunça de escola de samba. Era agora!
- Se formando com honras e excelente posição no ranking de medicina e no ranking geral da nossa faculdade, a oradora da turma deste ano: Doutora Lee.
Sob alguns aplausos eu respiro fundo e volto a subir no palco. Mesmo não o vendo, assim que tomo meu lugar no púlpito seu rosto é a única coisa que imagino na minha frente e quando respiro fundo dessa vez consigo manter a calma. Não tinha motivos para pânico, eu só tinha que falar a verdade. Quando minha voz soa pelo salão está calma e cristalina, sem falhas.
- Após ouvir que uma pessoa é formada com honras e excelente posição no ranking ninguém espera que alguém como eu apareça para discursar – solto uma risadinha irônica - Sei que ninguém levaria a sério uma garota como eu, que só está aqui como oradora da turma porque fui a primeira da classe no ranking. Provavelmente pensam "O que essa podre garota rica tem pra falar? Com o sobrenome e o dinheiro que tem ela nem precisa de diploma". Mas ninguém sabe das batalhas pessoais de alguém até se dispor a conhecer... até se abrir ao conhecimento. Seja no sentido de conhecer uma pessoa, conhecer lugares, estudando, conhecendo sua paixão ou até mesmo conhecendo a si mesmo. Muitos podem até ter razão sobre mim, não tenho muito que falar mesmo. Minha vida inteira eu passei estudando e o resto do meu tempo eu gastava com sonhos. Não eram sonhos de viagens grandes, coisas luxuosas ou dinheiro. A única coisa que eu queria era ser importante para alguém. Dentre todos os meus defeitos eu orgulhosamente posso afirmar que covardia não é um deles. Eu, essa garota rica e mimada, nunca tive medo de tentar alcançar esses meus sonhos e muitas vezes tropecei nos meus próprios pés para chegar lá. Trilhei caminhos complicados, tortuosos, estranhos e vergonhosos também. Mas, eu tentei. – comprimo meus lábios e encolho os meus ombros levemente – O medo é a única coisa capaz de nos colocar entre nossos sonhos. E eu só posso desejar que vocês tenham ao seu lado o que quer que lhes dê força para manter toda a coragem através de todo o medo que nos é inevitável sentir. Nós passamos pela faculdade, passamos por provações, mas eu ouso dizer que essa foi a parte fácil. Os tempos difíceis virão cedo ou tarde e eu espero que cada um se agarre ao que lhe da força – seus amigos, família, paixão – o que quer que toque seu coração e o faça aquecer, agarre-se a isso para ter coragem e sempre seguir em frente. Nossa vida pode mudar tanto em um ano, e para nós médicos a vida e a morte podem ser separadas apenas por um "bip", só um segundo. Nós podemos mudar. Tomara que cada um de nós aqui tenha a sabedoria de ver a mudança como algo bom, porque somente com a mudança é que podemos evoluir, buscar novos conhecimentos e continuar avançando. Só hoje percebo que eu precisava ser importante para mim mesma antes de ser importante para alguém. Todos os meus defeitos, qualidades, escolhas e todo o meu tempo me trouxeram a esse momento agora, mas cabe a mim não deixar que minha vida se resuma a somente isso e fazer o "daqui para frente" valer a pena. A verdade é que eu não sou nenhum Aristóteles nem nenhuma Enheduana como podem ver. Sou só uma menininha sonhadora. Mas sonhos se realizam sim, então tenham coragem de segui-los, tenham esperança nos tempos difíceis e façam o seu melhor mesmo errando. Desse jeito, serão importantes para uma pessoa de cada vez e assim nós podemos fazer a diferença para muitos. Obrigada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
UnKiss Me (BTS Suga)
Fanfiction[Concluída ✓] Min Yoongi estava perdido antes mesmo de ter que aceitar aquela condição imposta em um momento de desespero. A única coisa que poderia fazer era dizer "sim" ao acordo de casamento e pagar sua dívida calado. O peso de suas escolhas trou...